icone-acordo-2
Nenhum Comentário
iPhone

Apple e HTC firmam acordo histórico e colocam um fim em todas as suas disputas na justiça

Há anos que a Apple possui dezenas de casos judiciais correndo em tribunais de todo o mundo, além de ser reconhecida como uma empresa muito inovadora, a gigante de Cupertino é muito conhecida pelos frequentes processos envolvendo seus concorrentes em brigas por patentes.

O caso mais conhecido que se pode destacar é a guerra que a empresa está levando contra a Samsung, simpaticamente sua principal fornecedora de longa data, entre muitos ‘perde e ganha’ a maçã vem investindo pesado nos tribunais e isto não é nada interessante para o consumidor.

Com o falecimento de Steve Jobs, o grande arquiteto da maioria destas disputas, Tim Cook está se mostrando um CEO com outro estilo, é o que dá a entender o acordo que a Apple acabou de firmar com a taiwanesa HTC, uma das principais empresas fabricantes de celular no mundo.

Serão dez anos de trégua, para resolver uma situação que iniciou-se em 2010, onde a Apple considerava que a HTC tinha violado uma série de patentes do iOS e por esta razão a processou. A HTC por seu lado, respondeu na mesma moeda, processando a Apple por uso indevido de suas patentes.

A realidade é que em toda essa briga a HTC estava sendo a maior prejudicada, já que havia perdido em outras instancias vários processos contra a maçã, vale lembrar que a taiwanesa já repassa à Microsoft cerca de U$5 por cada celular fabricado (que utilize Android) por usar algumas de suas patentes.

Ambas as companhias publicaram notas na imprensa informando que todos os processos entre as marcas haviam sido cancelados, e que não existe mais nenhuma briga judicial entre elas. A Apple e a HTC assinaram um acordo de paz e não voltarão durante este período a travar batalhas legais.

Ademais, o documento assinado pelas duas companhias dá abertura à troca de licenças de uso de tecnologias durante um período de dez anos.

Têmis, deusa da justiça humana.

Na nota publicada no site da Apple podemos encontrar o seguinte documento:

HTC and Apple Settle Patent Dispute
All Patent Litigation Between the Companies Dismissed
TAIPEI, Taiwan and CUPERTINO, California—November 10, 2012—HTC and Apple® have reached a global settlement that includes the dismissal of all current lawsuits and a ten-year license agreement. The license extends to current and future patents held by both parties. The terms of the settlement are confidential.

“HTC is pleased to have resolved its dispute with Apple, so HTC can focus on innovation instead of litigation,” said Peter Chou, CEO of HTC.

“We are glad to have reached a settlement with HTC,” said Tim Cook, CEO of Apple. “We will continue to stay laser focused on product innovation.”

Na nota Peter Chou, CEO da HTC diz estar satisfeito por haver resolvido sua disputa com a Apple, já que agora poderá se concentrar na inovação, ao invés de litígio. Tim Cook por sua vez disse que na Apple estão contentes de haver chegado a um acordo com a HTC: “Vamos continuar a ficar totalmente focados na inovação de produtos”.

Conclusão / Opinião

Sem sombra de dúvidas esta é uma grande notícia, pois a paz permitirá que as empresas possam fazer o melhor que sabem fazer, criar produtos interessantes para seus clientes sem a necessidade de gastar tempo (e dinheiro) em batalhas legais. Todos estes processos somente fazem com que o foco das empresas seja desviado e inclusive os recursos, cada batalha significa uma perda monetária, as empresas investem muito dinheiro nos processos e isso reflete nos preços ao consumidor.

Não estou em desacordo com os processos, a propriedade intelectual deve ser preservada, somente que toda esta Batalha de Patentes é cansativa e desacelera o mercado. Acredito que as empresas deveriam se preocupar antes, não depois de lançar um produto, deveriam tratar de licenciar as patentes já no processo de desenvolvimento do projeto e não tentar corrigir mais tarde com um cheque suculento e um aperto de mãos.

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *