itunesu
Um Comentário
iPad

Apple libera iTunes U para educadores no Brasil

A Apple anunciou nesta quinta-feira (28/02) um marco significativo alcançado pela sua plataforma de ensino iTunes U: os conteúdos disponibilizados superaram a marca de 1 bilhão de downloads. Para quem não conhece, iTunes U é uma plataforma onde educadores (universidades, colégios, professores e instituições de ensino em geral) disponibilizam cursos para os usuários, a grande maioria gratuitamente. Para conhecer melhor o iTunes U, leia a review que fizemos do aplicativo iTunes U para iPhone e iPad.

Mas uma notícia melhor ainda que também foi divulgada no mesmo comunicado é que o iTunes U agora está liberado para educadores de 30 países, dentre eles o Brasil. É isso mesmo, a partir de agora as universidades, faculdades e outras instituições de ensino brasileiras poderão disponibilizar cursos no iTunes U. Lembrando que já havia conteúdo em língua portuguesa no iTunes U de instituições de ensino de Portugal, mas este novo anúncio deve fazer com que muito mais conteúdo seja acrescentado ao longo dos próximos meses, tornando esta plataforma muito mais relevante para aqueles que falam a nossa língua.

Lembrando que o iTunes U já estava acessível para usuários do Brasil, que podiam assistir a cursos que estavam disponíveis na plataforma (a grande maioria em inglês). Os brasileiros só não podiam publicar cursos, o que agora foi liberado. E não só isso, mas já temos algumas instituições de ensino que disponibilizaram cursos assim que o anúncio foi feito.

iTunes U

Com isso, temos as seguintes instituições atualmente disponibilizando conteúdo em língua portuguesa no iTunes U:

  • Anima Educação (Brasil): cursos nas áreas de arte e arquitetura, ensino e aprendizagem, negócios.
  • Colégios Maristas (Brasil): cursos nas áreas de ciência, comunicações e mídia, história, matemática, religião e espiritualidade, sociedade.
  • FIAP (Brasil): cursos nas áreas de engenharia, ensino e aprendizagem, negócios.
  • Instituto Politécnico de Leiria (Portugal): cursos nas áreas de arte e arquitetura, comunicações e mídia, engenharia, ensino e aprendizagem, negócios, saúde e medicina.
  • Instituto Politécnico de Santarém (Portugal): cursos na área de ensino e aprendizagem.
  • Universidade Lusíada de Lisboa (Portugal): cursos nas áreas de arte e arquitetura, ensino e aprendizagem, idiomas.
  • Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal): cursos nas áreas de arte e arquitetura, ciência, comunicações e mídia, engenharia, ensino e aprendizagem, saúde e medicina, sociedade. Oferece também vários cursos em inglês além de português.
  • University of Coimbra (Portugal): cursos nas áreas de arte e arquitetura, ciência, engenharia, ensino e aprendizagem, história, idioma, literatura, matemática, negócios, psicologia e ciências sociais, saúde e medicina.

É grande a expectativa para outras instituições também comecem a divulgar seus cursos gratuitamente no iTunes U, de forma a oferecer cada vez mais conteúdos de qualidade em língua portuguesa para os usuários desta plataforma.

Se você possui um iPhone, iPad ou iPod Touch, não pode deixar de explorar esta riquíssima fonte de conhecimento. Veja na review que fizemos do aplicativo iTunes U para iOS dicas de como usá-lo e como assistir a cursos no seu iDevice.

Se você gostou da proposta do iTunes U mas não possui nenhum iDevice (iPhone, iPad ou iPod Touch), não se desanime! Você pode assistir aos cursos da plataforma iTunes U no seu computador ou notebook (com Windows ou MacOS) através do aplicativo iTunes da Apple. Leia este tutorial que preparamos que irá ajudá-lo a acessar e assistir os cursos através do iTunes.

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *