Google Maps
Um Comentário
iPad

Atualização do Google Maps para iOS traz boas novidades

Com o lançamento da versão 6 do iOS, a Apple deixou de distribuir a app Google Maps que antes vinha embutida no sistema operacional. Com isso, ela passou a oferecer sua própria app de mapas, o Apple Maps, que desapontou muitos usuários. Enquanto isso, todos esperavam uma nova app oficial do Google Maps para iOS.

Depois do que pareceu ter sido uma longa espera, veio o lançamento tão esperado: Google Maps para iOS (clique no link para ler a nossa review completa desta app). E agora a Google acabou de lançar uma atualização, que traz ainda mais funcionalidades a esta ótima app que vão facilitar bastante a vida de quem costuma usá-la.

Pesquisa por estabelecimentos

A nova atualização trouxe uma novidade bastante útil ao campo de pesquisa. Agora, ao clicar nele para digitar alguma coisa, você verá alguns botões logo abaixo, como mostra a imagem a seguir:

Google Maps com novidades

Ao clicar nestes botões (sem precisar digitar nada), você fará uma busca rápida nos estabelecimentos próximos de onde você está. Os botões pesquisam pelos seguintes estabelecimentos, respectivamente: restaurantes, cafés, bares e atrações.

Portanto, a partir de agora, se você quiser ver os restaurantes próximos de onde você está, basta clicar sobre o campo de pesquisa, depois clicar no primeiro ícone que aparecerá embaixo (o ícone com um garfo e faca), e você voltará para o mapa e verá a indicação do primeiro estabelecimento encontrado.

Para ver os próximos estabelecimentos da lista, basta arrastar o campo que mostra o nome do estabelecimento no rodapé da tela para a esquerda. Isso fará com que o próximo da lista seja mostrado e localizado no mapa. Se quiser ver uma lista com todos os estabelecimentos encontrados, clique no ícone de lista que fica do canto esquerdo do campo de pesquisa, conforme indicado na imagem a seguir:

Google Maps

Lembrando que para fazer uma rota para chegar num destes destinos, basta clicar sobre o nome do estabelecimento no rodapé da tela, e você verá um painel com as opções de rota para este estabelecimento.

Pesquisa por contatos

Se você fizer o login no Google Maps com seu usuário do Google, você poderá fazer buscar por contatos cujos endereços você tenha cadastrado no Google Contacts. É só clicar no campo de pesquisa e começar a digitar o nome do contato que você tem cadastrado no Google Contacts, e ele aparecerá na lista como sugestão. Você então poderá clicar e verá no mapa a localização do endereço daquela pessoa ou estabelecimento.

Vale mencionar que nos meus testes, eu precisei digitar o nome e parte do sobrenome da pessoa, pois o Google encontrava outras pessoas e estabelecimentos e colocava-os no topo da lista, e eu só via meus contatos após digitar vários caracteres dos nomes deles. Mas mesmo assim, é mais fácil de achar já que se abrir o nome na app de Contatos oficial do iOS, ela usará o Apple Maps para localização e não o Google Maps. Portanto, a única opção que tínhamos para usar o Google Maps antes desta atualização era copiando e colando o endereço do contato no campo de pesquisa. Ainda que precise digitar o nome da pessoa, é mais fácil poder fazer a busca dentro da própria app. Enfatizo que esta funcionalidade só está disponível para quem possui os contatos no Google Contacts.

Seleção de unidade de distância

A seleção automática do Google Maps normalmente funciona bem, mas se você precisar definir manualmente qual é a unidade de medida de distância que você quer utilizar (quilômetros ou milhas), agora você poderá fazê-lo.

Se você estiver fazendo uma pesquisa, primeiramente você precisará limpar o campo de pesquisa, clicando no X do lado direito. Com isso você verá no canto direito do campo de pesquisa o ícone de um usuário. Clique nele, e na tela seguinte clique  no ícone de uma engrenagem no canto superior direito. Neste painel, localize o campo Unid. distância. Clique neste campo para selecionar sua opção preferida: automático (default), milhas ou quilômetros.

Conclusão

Para quem está acostumado a usar o Google Maps, estas novas funcionalidades ajudarão bastante, principalmente se você costuma usá-lo para procurar estabelecimentos perto de onde você está.

E se você ainda não usou esta nova versão do Google Maps para iOS, que é bem diferente da versão que vinha com o iOS antes da versão 6, ou ainda não se acostumou com ela, leia a nossa review, onde nós explicamos como usá-la. Lá você também encontrará o link para instalar esta app no seu iPhone, caso ainda não tenha instalado.

Outras sugestões

O que muda com…

Com o anúncio da Google do Chromecast – um dispositivo que transforma ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *