Facebook
2 Comentários
Android

Como publicar fotos e vídeos 360 no Facebook

Uma das funcionalidades da rede social de Mark Zuckerberg que vem ganhando mais popularidade é a publicação de fotos e vídeos 360 no Facebook. A diferença desse tipo de imagem e gravações em relação às padrões é que o próprio usuário pode navegar por elas, investigando os cantos ou olhando pra cima ou para baixo, como se ele mesmo fosse a pessoa com a câmera na mão.

Até mesmo a indústria cinematográfica está se aproveitando forte da tecnologia, como pode ser visto nesse trailer panorâmico do recém-lançado Warcraft: O Primeiro Encontro Entre Dois Mundos. Mas você também pode fazer os seus e publicar estas fotos e vídeos 360 no Facebook, seja na Linha do Tempo ou em uma página, mesmo que não possua uma câmera específica para isso.

Para tirar fotos:

  • Confira se o seu dispositivo é compatível com a funcionalidade do aplicativo;

Nem todos os celulares e tablets conseguem tirar fotos e publicá-las dentro do aplicativo do Facebook. Para o iOS, a função está disponível para todos os iPhones lançados após o 4S e tablets a partir do iPad Mini 2, iPad Air e iPad Pro. No Android a lista é mais limitada: no momento, apenas os smartphones e tablets da Samsung após o Galaxy S5 ou Galaxy Note 3 contam com a função. Mas não pense que a brincadeira fica restrita por causa disso: em dispositivos Android que não contam com a função, é possível usar a câmera do Google.

  • Com a câmera ligada, ative a opção de foto panorâmica;

No menu de configurações de foto, procure e selecione a opção de foto panorâmica.

Fotos e Videos 360 no Facebook

Mova o seu celular para registrar o panorama desejado e tire a foto para gerar a imagem correspondente.

Fotos e Videos 360 no Facebook

Tradução: Segure firmemente enquanto move o celular horizontalmente para melhores resultados. Abaixo: Mova o iPhone de maneira continuada quando tirar uma foto panorâmica

Publique a foto em sua Linha do Tempo ou Página. Comece uma postagem, clique no ícone de câmera e faça o envio da foto como se estivesse fazendo com uma padrão.

Uma observação importante a se considerar é que o Facebook não entende a foto panorâmica caso ela possua menos de 100°. No entanto, não existe ainda uma maneira de medir isso, então pode ser necessário alguma prática antes de conseguir postar. A linha de pensamento para que ela funcione normalmente é a de que quanto mais conseguir cobrir na foto, melhor. Com isso, a primeira parte de nosso tutorial para publicar fotos e vídeos 360 no Facebook está concluída. Vamos aos vídeos!

Para publicar vídeos em sua Linha do Tempo

Também é possível criar vídeos em 360 e publicá-los no Facebook mesmo que não possua uma câmera especial. Com o vídeo gravado, siga esses passos:

  • Adicione os metadados 360 ao arquivo de vídeo

Apesar da essa nomenclatura de “metadados 360” parecer ser um bicho de sete cabeças, é bem mais simples que parece. Primeiro é necessário baixar o aplicativo disponível para Windows e Mac que fará essa inserção.

  • Descompacte, abra o aplicativo e envie o vídeo desejado

Os arquivos de vídeo deverão estar no formato MOV ou MP4.

Fotos e Videos 360 no Facebook

Fotos e Videos 360 no Facebook

  • Vá ao seu perfil e publique o vídeo gerado pelo programa

Ao utilizar o aplicativo, ele irá gerar outro arquivo de vídeo. Entre em seu perfil, clique em Foto/Vídeo e escolha o novo arquivo, publicando-o normalmente e ele estará no modo 360!

Para publicar vídeos em sua Página

O processo é um pouco diferente para publicar um vídeo 360 em uma página sua. Novamente, é só seguir os passos abaixo:

  • Faça o processo de publicar um vídeo normalmente

Entre em sua página, clique em Foto/Vídeo e escolha um arquivo de vídeo.

  • Vá nas opções Avançadas no menu pré-publicação e marque a caixa “Este vídeo foi gravado no formato de 360°”

Fotos e Videos 360 no Facebook

Fotos e Videos 360 no Facebook

Após marcar a caixa, uma nova aba chamada “Controles 360°” ficará disponível.

  • Ajuste a posição inicial da câmera durante o vídeo e publique

Fotos e Videos 360 no Facebook

Após acertar estes detalhes, é só esperar o vídeo terminar de ser enviado à página e publicá-lo!

Observação importante: Cuidado com o tamanho do seu vídeo! No momento, o Facebook aceita vídeos em 360° que possuam no máximo 1,75GB e tenham até 10 minutos de duração.

Agora que já está preparado para publicar fotos e vídeos 360 no Facebook, nos diga o que achou da novidade e o que as pessoas tem comentado de seus vídeos panorâmicos!

Outras sugestões

Comentar

2 Comentários

  • Priscila disse:

    Muito obrigada, estava com problemas para upar minha imagem em função do tamanho, procurei em diversos lugares informação e não conseguia resolver. A informação a respeito do tamanho/formato resolveu meu problema ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *