facebook
Nenhum Comentário
Web

Facebook encabeça esforço para o acesso global à internet

A Internet tornou-se tão onipresente ao longo das últimas duas décadas, que pode ser fácil esquecer que bem mais da metade da população mundial ainda não tem acesso a ela. Para resolver este problema, um grupo de empresas que ajudaram a tornar a Internet popular uniram-se. Com o Facebook como líder de facto, este grupo, que no mês passado se apresentou como Internet.org, divulgou um relatório de 70 páginas, segunda-feira sobre como avançar para o acesso global à Internet. Facebook, Qualcomm e Ericsson contribuíram para o relatório intitulado “Um foco na eficiência”.

O Facebook apresentou o documento em um comunicado de imprensa. O artigo examina como o Facebook constrói tecnologias de infraestrutura mais eficientes para conectar mais de um bilhão de usuários e como está trabalhando para construir aplicativos móveis que usam menos dados e energia. Da parte da Qualcomm e Ericsson contribuem para o futuro com o que será necessário para garantir que as redes móveis e as infra-estruturas estejam prontas para suportar a próxima onda de uso da Internet móvel.

Cerca de um terço da população mundial: 2,4 bilhões dos mais de 7 bilhões de pessoas têm acesso à Internet, de acordo com a contagem mais recente do Internet World Stats de junho de 2012. Para que o acesso global à Internet seja “economicamente razoável”, o jornal Internet.org diz que as empresas de tecnologia terão de tornar-se 10 vezes mais eficientes em ambas as entregas de dados e criação de aplicativos móveis que usem menos dados e energia. Mas isto vai levar a um “esforço organizado”, afirma o relatório, podemos razoavelmente esperar que a eficiência de entrega de dados aumente em 100 vezes nos próximos cinco a 10 anos.

“Como nós trabalhamos juntos em direção a esse objetivo comum, pretendemos alcançar aprendizagens compartilhadas e os avanços que movem a indústria e a sociedade para a frente”, diz o jornal. Nos últimos anos, o surgimento de smartphones e tablets têm impulsionado o crescimento do acesso à Internet em todo o mundo – uma tendência que deverá continuar.

Com isto em mente, o relatório Internet.org diz que recairá sobre os prestadores de serviços para construir e manter redes que oferecem aos clientes a conectividade rápida e confiável. “Em um mundo conectado muito competitivo, a rede é um dos principais diferenciais”, diz o relatório.

Facebook encabeça esforço para internet global

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *