Google logotipo novo 1
Nenhum Comentário
Android

Google faz parceria com empresas de automóveis para levar o Android para os seus carros

Na semana passada, houve a informação de que a Google estaria supostamente trabalhando para trazer o sistema operativo Android para os carros. Bem, o gigante da Internet confirmou isso em um post hoje. A Google está a associar-se a gigantes empresas de automóveis: Audi, GM, Honda, Hyundai e Nvidia para formar a Open Automotive Alliance, ou “OAA” , destinado a “acelerar” a inovação no setor automóvel.

“Neste mundo (o da tecnologia), alternar entre os diferentes dispositivos deve ser fácil”, começou por dizer Patrick Brady, Diretor da Engenharia Android . “As plataformas comuns permitem uma experiência conectada através de nosso celular, tablet e PC, então temos a informação certa na hora certa, não importa o dispositivo que estejamos a utilizar. Mas ainda há um importante dispositivo que ainda não está conectado como forma transparente para as outras telas das nossas vidas: o carro”.

Este objetivo já tinha sido pensado em 2010, quando o Roewe 350 foi apontado como sendo o primeiro automóvel equipado com sistema operativo Android. O carro apresentava um sistema de DVD/GPS que rodava em Android 2.1 – na época o mais recente lançamento da Google. O sistema estava habilitado para ter acesso a informações de trânsito em tempo real, permitir o acesso Web direto do carro e muito mais. No entanto, o sistema operativo Android ainda não estava totalmente infiltrado nos automóveis em todo o mundo, por isso eram necessárias parcerias com várias marcas, algo que já está a ser trabalhado nesta ocasião.

google android carros

Com a OAA, isto significa que todas as suas músicas, aplicativos e muito mais, vão ser utilizados diretamente no seu painel, utilizando assim os controles de exibição no seu carro. Isto provavelmente significa que os controles de mãos-livres serão um elemento padrão, com motoristas encorajados a manter os seus olhos na estrada ao invés de brincarem com os botões do seu smartphone.

“Junto com os nossos parceiros OAA estamos trabalhando para permitir novas formas de integração com os dispositivos Android, e adaptar o Android para o carro, de forma a tornar a condução mais segura, mais fácil e mais agradável para todos”, acrescenta Brady. “Colocar o Android no carro trará aplicativos de motoristas e serviços, enquanto permite a entrega fácil da tecnologia de ponta para os seus clientes”. Embora existam apenas cinco fabricantes de automóveis dentro do projeto, a Google diz que está acolhendo outras empresas para participar no OAA no futuro, conseguindo assim ajudar a construir “uma plataforma comum” para a estrada.

Para além de tudo isto, esta é a criação de uma grande batalha para as estradas, visto que o iOS da Apple também já está a ser planejado. A Apple tem ofertas de vários fabricantes de automóveis que pretendem utilizar o modo Siri Olhos Livres. Marcas como a General Motors, BMW, Toyota, Mercedes- Benz, Honda, Audi e Hyundai já se mostraram interessadas no projeto da Apple, o que acabará por deixar que os motoristas interajam com o seu iPhone usando apenas a sua voz .

E você, o que acha desta notícia? Conte-nos tudo nos comentários, mais abaixo!

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *