apple1
Nenhum Comentário
Mac

Como otimizar o armazenamento do Mac sem precisar esperar o macOS Sierra

Se está precisando de armazenamento em seu Mac, mas não pode esperar o lançamento da otimização automática do macOS Sierra, programada para lançamento durante a primavera desse ano, conseguimos uma solução que pode o agradar. Enquanto o mac OS Sierra não chega, novos jogos, filmes, séries e livros continuam a ser lançados, exigindo cada vez mais espaço em disco. Para solucionar esse problema e liberar mais GB em seu computador, continue lendo nosso tutorial logo abaixo de como otimizar o armazenamento do Mac antes da chegada do macOS Sierra!

 

Como verificar o espaço em disco no Mac

Antes de limpar o disco e aprender como otimizar o armazenamento do Mac, primeiro precisamos checar quanto espaço em disco o Mac tem liberado. Para isso, vá ao seu desktop e encontre o Finder, clique no menu da Apple no canto superior esquerdo da tela e selecione About This Mac.

Como otimizar o armazenamento do Mac

Vá à aba Storage:

Como otimizar o armazenamento do Mac

Dentro da pasta, o Mac separa seus arquivos em diversas categorias: Aplicativos, Filmes, Fotos, Audio, Backups e Outros.

Como identificar e eliminar arquivos que ocupam demasiado espaço

Esse passo requer um tanto de trabalho analítico e braçal. Em cada uma das categorias destacadas acima, tente localizar os arquivos que ocupam o maior espaço e que não considere útil. Para removê-los, arraste-os até a lixeira, para em seguida ir até a lixeira e deletá-los de vez do seu Mac.

Caso tenha dificuldades na identificação dos arquivos que consomem espaço demais, o Mac conta com dois aplicativos gratuitos que fazem esta identificação e o ajudam na remoção destes arquivos indesejados. Conheça-os logo abaixo:

  • Disk Inventory X: Esse aplicativo analisa suas pastas e categorias do Mac e é dedicado a otimizar o armazenamento do Mac. Além de mostrar uma lista com nome e espaço ocupado (em GB) de cada arquivo, ele conta com uma painel do qual os maiores itens representam os arquivos que mais ocupam seu computador;

Como otimizar o armazenamento do Mac

  • Onyx – Mais complexo que o exemplo citado anteriormente, o Onyx é um aplicativo dedicado à manutenção do sistema e otimizar o armazenamento do Mac é apenas uma de suas diversas funções. Apesar de contar com um tempo de aprendizado, o app recompensa o usuário que aprende a mexer nele com um sistema mais limpo que o normal, podendo realizar manutenções programadas e oferecendo informações detalhadas sobre o seu sistema.

Como otimizar o armazenamento do Mac

A chegada do macOS Sierra com certeza será uma mão na roda, mas, até lá, esperamos que estes passos de como otimizar o armazenamento de seu Mac o ajude a manter o seu computador o mais limpo e organizado possível. Está com o seu Mac entulhado de arquivos e está tentando utilizar um dos apps mencionados neste artigo? Essa solução foi útil? Comente conosco!

Fonte/Imagens: iMore

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *