IE
Um Comentário
Windows PC

Preview do IE 10 para Windows 7 será lançado em novembro

A Microsoft lançará em meados de novembro um preview do seu navegador Internet Explorer 10 para Windows 7. Os que preferirem evitar o Windows 8 poderão contar com as mesmas tecnologias do IE 10 no sistema anterior, uma das versões do Windows mais bem avaliadas de todos os tempos.

O IE 10 no Windows 7 terá a mesma plataforma padrão do IE 10 no Windows 8. Nesta versão o navegador foi completamente reescrito, deixando de fora toda a camada de código legado que estava presente até o IE 9. Ele oferece melhor desempenho e mais capacidades para desenvolvedores.

Um dos grandes destaques do IE 10 é seu foco nos padrões da web, colocando-o lado a lado com os navegadores do mercado atual, onde normalmente se destacam Chrome, Firefox, Safari e Opera. HTML 5 e CSS 3 são suportados sem grandes dificuldades, diferente do modelo antigo da Microsoft, que demorava a aceitar novos padrões web em rascunho. Qualquer um que queria desenvolver para os novos padrões sabe bem o sofrimento que era para adaptar um site às versões 6, 7 e 8.

Com o IE 10 essas dores de cabeça não existem: vale o conceito “escreva uma vez, rode em qualquer lugar”. A mesma base de interpretação dos códigos é usada no IE do Windows 8, o que inclui os tablets e também o Windows Phone 8. Por serem padrões de mercado largamente aceitos, as páginas devem funcionar em qualquer navegador atual independente do fabricante.

O IE 10 já foi finalizado para o Windows 8, uma vez que o Windows 8 RTM foi fechado em agosto e faltam poucos dias para o lançamento comercial, que será no dia 26 de outubro. Portar o programa para o Windows 7 não parece ser uma tarefa tão fácil, visto que ele usa alguns recursos introduzidos no novo Windows, especialmente Direct3D 11.1. No Windows 7 o Direct3D presente é o 11.0. Só pra lembrar, algo parecido ocorreu no passado com o IE 9: ele dependia das APIs do Direct2D e DirectWrite, ambos introduzidos com o Windows 7. No lançamento do IE 9 para Windows Vista estes recursos também foram portados para o mesmo.

Apesar de vir integrado ao Windows, sistema operacional mais utilizado nos desktops do mundo todo, o Internet Explorer veio perdendo espaço radicalmente para outros navegadores. Se lá no passado ele venceu a guerra contra o Netscape e chegou a deter mais de 90% do mercado de navegadores, nos últimos anos a situação é completamente diferente. O Firefox ganhou grande destaque a partir de meados de 2005. O Chrome surgiu como um beta em 2008, e conforme foi ficando estável sua adoção também foi crescendo consideravelmente. Bom para eles e ruim para o IE, que viu seu uso despencar. Ele ainda conta com uma fatia considerável do mercado, cerca de 35% conforme dados da StatCounter no último ano (setembro de 2011 a setembro de 2012). Logo atrás vem o Chrome com quase 30% e o Firefox com quase 25%. O Safari, da Apple, não é tão popular no Windows. Ainda assim ele ganha com grande margem do Opera: o navegador da maçã teve em média 6,68% de market share global nos últimos 12 meses, enquanto que o Opera ficou com 1,8%.

Market share dos navegadores mais populares de Setembro de 2011 a Setembro de 2012

Estes dados são dos últimos 12 meses consolidados. Se for considerar apenas os dias de outubro de 2012 (de 1/10 a 18/10, hoje) a StatCounter lista o Chrome na frente, com 34,46%; o IE com 32,32% e o Firefox com 22,33%, entre os principais.

É bom notar que estes dados são estatísticos, não representam necessariamente números absolutos. As medições podem variar dependendo do instituto.

Enquanto que a maioria dos outros navegadores estão disponíveis para várias plataformas (Windows, OS X e Linux, este último com exceção do Safari), o IE é exclusivo do Windows.

A Microsoft tem uma página com testes para o navegador, especialmente os testes que são mais bem-sucedidos no IE:

http://ie.microsoft.com/testdrive/Default.html

É possível baixar o IE 10 Preview junto com o Windows 8 Release Preview, mas seria melhor obter a versão final com o demo do Windows 8 Enterprise (que funciona por 90 dias). O do Windows 8 Release Preview já está bastante desatualizado. Infelizmente usuários das versões anteriores do Windows não serão contemplados com esta versão. A quem ainda depende do Windows XP ou Vista a melhor recomendação seria partir para algum navegador da concorrência.

O anúncio do preview a ser lançado em novembro para Windows 7 foi feito no IE Blog.

Outras sugestões

Comentar

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *