facebook
Nenhum Comentário
Android
01234

Facebook

Facebook é uma rede social utilizada em todo o mundo, contando com mais de 900 milhões de utilizadores, em que 80% dos quais são fora dos Estados Unidos da América e do Canadá. As estatísticas concluem que o Facebook teve uma média de 526 milhões de usuários ativos por dia em Março de 2012. Nesse mesmo mês, 488 milhões de usuários ativos utilizaram os produtos mobile do Facebook, e 500 milhões de usuários acessaram o Facebook através de um aplicativo para um dispositivo móvel em Abril de 2012. No mês de Março houveram mais de 125 biliões de conexões entre pessoas realizadas, e mais de 300 milhões de fotografias são enviadas para os servidores do Facebook, por dia. Por dia, em média, são feitos 3.2 biliões de curtidas e comentários, e existem mais de 42 milhões de páginas com 10 ou mais curtidas. Para finalizar, o Facebook está disponível em mais de 70 linguagens! O aplicativo do Facebook para Android é um aplicativo que fornece todas as funcionalidades existentes na plataforma web desta rede social, possibilitando assim aos utilizadores Android a utilização em qualquer lugar, através do seu dispositivo móvel.

Usando o Facebook para Android

facebook tela inicialA utilização do aplicativo é bastante similar à utilização da interface web, tendo obviamente as alterações necessárias inerentes à utilização da rede social através de um aplicativo para um dispositivo móvel. O aplicativo conta com o design e o look já conhecidos da plataforma web, sendo elegante e intuitiva, fácil de utilizar.

Depois de fazer o download do aplicativo e o abrir, o primeiro passo é registrar uma conta caso ainda não seja utilizador da rede social, ou caso contrário, inserir as suas credenciais e clicar em . De seguida ser-lhe-á apresentado um ecrã onde poderá optar por sincronizar os contatos presentes no seu dispositivo com as imagens, estados e informações do Facebook.

Poderá optar por selecionar a opção Sincronizar tudo, que vai sincronizar todos os dados sobre os seus amigos do Facebook para os seus contatos, selecionar a opção Sincronizar com os contatos existentes que irá sincronizar os dados apenas dos amigos que você já tem nos contatos ou optar por selecionar Não sincronizar e aí irá apenas utilizar informação sobre amigos apenas no Facebook. Qualquer seleção que fizer, não será definitiva, poderá alterá-la nas definições do aplicativo.

facebook feedDepois de fazer o login, entra na tela inicial do aplicativo onde tem acesso a todas as funcionalidades do mesmo e onde tem o feed de notícias. A partir daqui você irá tirar partido do aplicativo, tendo acesso às notificações, pedidos de amizade e mensagens.

Poderá atualizar o seu estado rapidamente podendo anexar uma foto e definir a localização a sua localização. Poderá também tirar partido da funcionalidade de fotografia do aplicativo, clicando em Foto e acedendo à câmera do seu dispositivo. Depois de capturar a imagem, esta será inserida no seu estado automaticamente podendo depois introduzir uma legenda, e mais uma vez a localização para essa atualização de estado.

No botão ao lado, denominado Visitar, irá ser pedida a sua autorização para o aplicativo aceder à sua localização através de GPS ou de redes sem fios e ser-lhe-ão sugeridos locais perto da sua localização atual.No canto superior direito da tela, poderá selecionar um filtro para o feed de noticias, podendo seleccionar entre as Histórias Principais e as Mais recentes.

facebook sidebarNo canto superior esquerdo tem acesso a um menu que é a barra lateral presente na interface web do Facebook, onde tem os grupos, páginas, aplicações, favoritos e listas de amigos. Nesta barra lateral é onde tem acesso à funcionalidade de pesquisa do aplicativo, que na nossa opinião é a única funcionalidade que poderia estar um pouco mais aprimorada, uma vez que a pesquisa pode por vezes demorar demasiado tempo a obter uma resposta, deixando o usuário num impasse.

Continuando na barra lateral, pode ainda aceder às suas mensagens, procurar locais nas proximidades, aceder aos eventos e aos convites para os mesmos, aceder à sua lista de amigos, às suas páginas (e também gerir as suas páginas), aos grupos de que faz parte e ainda aos aplicativos, nomeadamente os Jogos e outros aplicativos.

Finalmente, no fundo desse menu tem acesso às definições da sua conta onde poderá alterar as definições da sua conta do Facebook, nomeadamente as definições de privacidade, de segurança, notificações do Facebook, e-mail, Aplicações e Sites e Mensagens de texto. Poderá ainda alterar as definições de aplicações, definindo o intervalo de atualização, se os serviços de localização estão ativados, se as notificações estão ativas, se quer que o dispositivo vibre numa notificação, alterar o toque da notificação e quais os alertas que quer receber, nomeadamente de mensagens, comentários, pedidos de amizade, identificações em fotos, convites para eventos, pedidos para aplicações e amigos próximos.

facebook messengerPara completar este aplicativo e também de forma a tornar esta funcionalidade mais simples, fácil e rápida de utilizar, poderá baixar o Messenger do Facebook para trocar mensagens instantâneas com os seus amigos desta rede social. Este aplicativo dá acesso às mensagens instantâneas da rede social embora também o possa fazer pelo aplicativo do Facebook.

Para enviar uma mensagem instantânea basta clicar no + presente no canto superior direito da tela, onde irá ter acesso a uma lista dos seus amigos online juntamente com um campo de pesquisa que poderá utilizar para pesquisar um amigo em particular e iniciar uma conversa. Se pretender iniciar uma conversa de grupo, na tela onde tem a lista dos seus amigos online e o campo de pesquisa, tem ainda um botão que diz Nova conversa de Grupo

Ao clicar nesse botão, irá ser levado para uma nova tela onde tem um campo de pesquisa para inserir o nome dos seus amigos e adicioná-los à conversa. Em qualquer uma destas duas opções para iniciar uma conversação na rede social, você pode anexar imagens utilizando a câmera do seu dispositivo para capturar uma nova imagem, acedendo à galeria de imagens do seu dispositivo ou fazer uma pesquisa de imagens. Esta pesquisa é feita no motor de busca Bing, e ao fazer a pesquisa irá ser presenteado com uma lista de imagens de entre as quais poderá escolher aquela que mais se adequa àquilo que pretende.

Conclusão / Opinião

Facebook para Android é um aplicativo rápido em 99% das suas funcionalidades, versátil e que conta com um look elegante e simples ao qual já nos habituámos da interface web desta rede social. É de opinião geral e também minha que este é o melhor aplicativo disponível para utilizar com esta rede social, tornando a sua utilização simples e funcional. Qualquer pessoa poderá utilizar este aplicativo sem dificuldade, tendo assim o prazer de aceder à sua conta no Facebook em qualquer lugar, devidamente acompanhado pelo seu dispositivo móvel, partilhando estados, fotos e localizações.

Facebook
01234 Total de 76 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
662 Downloads até agora

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *