agenda
5 Comentários
Android
01234

Google Agenda

Antes tarde do que nunca: o Google Calendar foi lançado no Google Play. Até então ele era fornecido apenas em alguns aparelhos selecionados, especialmente os que levam a marca do próprio Google, como o Nexus S e o Galaxy Nexus.

Apesar de levar o nome “Calendar”, que pode induzir muitos a acreditar se tratar de um simples “calendário”, em português ele é chamado de Agenda. Bem mais esclarecedor: além de mostrar as datas ele serve para o mais importante, claro, agendar compromissos e ser notificado quando eles estiverem chegando.

Como toda boa agenda o Google Agenda para Android serve para listar e agendar os eventos da conta Google, que são sincronizados com a versão web do mesmo serviço e também com outros serviços de calendário no Android. Geralmente os outros aparelhos trazem algum app de calendário do próprio fabricante, caso comum de diversos modelos da HTC e Samsung.

Não generalizando totalmente, mas com frequencia a experiência nos aplicativos de agendas não oficiais deixa bastante a desejar. A disponibilidade do Google Agenda para Android vem solucionar este problema, visto que agora ele pode ser instalado em muitos outros aparelhos, tanto smartphones como tablets.

Usando o tradicional gesto pinch-to-zoom é possível destacar a área de visualização para caber mais ou menos compromissos na tela. As cores dos compromissos agendados ficaram mais interessantes.

Dependendo do uso do celular é possível marcar ou desmarcar os calendários a exibir, caso da imagem à esquerda. Você não precisa ficar ligado o tempo todo nos compromissos pessoais durante o trabalho, e vice-versa. Além da exibição também é possível marcar os calendários a sincronizar, tocando no botão inferior na tela ao lado (Calendars to sync). Dessa forma ele nem carrega os dados dos compromissos relacionados àquele(s) calendário(s).

Recursos práticos

De acordo com o anúncio do Google, além de permitir ações básicas como a criação, edição, exclusão de eventos e respostas aos convites, o novo app do Google Agenda facilita algumas coisas:

  • É possível adiar uma notificação, útil quando você estiver fazendo alguma outra coisa mas ainda assim precisa ser lembrado dela em breve.
  • Há mensagens predefinidas para respostas rápidas, como por exemplo, “Estarei aí em cerca de 10 minutos” ou “Desculpe, não poderei comparecer. Precisaremos reagendar”. As respostas rápidas podem ser enviadas tanto pelas notificações como pela página do evento no calendário, e é possível enviar uma resposta personalizada também (imagem à direita).
  • Viajantes de plantão podem configurar facilmente um fuso horário diferente, útil ao chegar em outras regiões mantendo os compromissos na hora certa.

Uma coisa muito interessante é que o tempo máximo de sincronização foi ampliado para até um ano anterior. Ou seja: o dispositivo Android listará todos os eventos de até um ano atrás, facilitando imensamente realizar consultas sobre eventos passados.

O uso do programa dispensa maiores explicações, afinal é bem intuitivo. A grande vantagem mesmo é ser integrado aos serviços do Google. Como quase todo mundo tem um Gmail, especialmente usuários de Android, o app vem bem a calhar.

Disponibilidade limitada: só para Android 4.0.3 ou superior

Apesar de ter sido disponibilizado para outros aparelhos fora da linha principal do Google, o app Agenda não pode ser aproveitado por boa parte dos usuários. Ele requer no mínimo o Android 4.0.3. Isso deixará muitos usuários de fora, visto que boa parte dos modelos já lançados sequer sonham em ter atualização para o Ice Cream Sandwich. Não só no Brasil, mas em diversos locais é comum encontrar aparelhos de estoque sendo vendidos com Android 2.3 ou 2.2 ainda nos dias de hoje. Essa experiência negativa é característica da plataforma como um todo, não há muito como fugir. A recomendação para ter um aparelho com sistema Android sempre atualizado seria comprar os modelos de referência do Google, caso da linha Nexus.

Problemas da versão inicial

Esta primeira versão pública conta com alguns problemas de incompatibilidade, especialmente em aparelhos da HTC. São os mais graves:

  • As visualizações no modo Dia e Semana podem não funcionar em certos dispositivos da HTC.
  • Notas e fotos poderão desaparecer (!) de todos os eventos, mas ainda assim ficarão disponíveis no app Notas em aparelhos da HTC.
  • Em alguns casos a instalação do Agenda pode causar a perda de eventos locais ainda não sincronizados.
  • Para que as notificações emitam sons, o app Calendário da HTC precisará estar desativado.
  • Ao tocar num convite por e-mail no cliente de e-mail, o calendário poderá ser aberto no navegador em vez do aplicativo específico da Agenda.

Pelo que se vê o programa é muito bom mas ainda conta com diversas falhas, falhas essas que provavelmente serão corrigidas no decorrer das próximas semanas. Vendo pelos comentários dos usuários no Google Play a aprovação é praticamente certa.

Conclusão / Opinião

O Google Agenda para Android certamente é um aplicativo indispensável aos que já utilizam o serviço de Agenda (Calendar), e é totalmente gratuito. Ele oferece mais praticidade e uma experiência mais sólida do que boa parte dos aplicativos de agendas dos fabricantes de aparelhos, sendo uma experiência pura no estilo “Google”. Até então ele era publicado apenas para alguns modelos top selecionados, e agora pode ser instalado em qualquer Android com a versão 4.0.3 ou superior do sistema. Os problemas desta primeira versão, no entanto, podem comprometer o uso em aparelhos da HTC, especialmente devido aos conflitos com o app de agenda dela.

Uma última observação: o próprio Google não deixa claro o nome do aplicativo na Play Store. Imagens trazem o nome em inglês, “Google Calendar”. O título é “Google Agenda” mas na descrição aparece como “Calendário Google”.

Google Agenda
01234 Total de 859 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
565 Downloads até agora

Outras sugestões

Comentar

5 Comentários

  • Erica disse:

    bom dia. preciso de uma informação.

    tenho um Ipad 3 e nele tenho a agenda do google. uso tanto a do PC quanto a do Ipad. sempre que vou colocar um novo evento coloco no proprio PC mas quase nunca atualizada no Ipad. sabem me dizer qual atualização posso fazer ou se isso é problema de sincronismo?

    obrigado!

    • Cris Ferreira disse:

      Erica, é difícil saber sem fazer uma análise mais profunda. O que eu posso te sugerir é checar se quando você adiciona um evento através da web, se o problema também acontece.
      Verifique também como está a configuração de sincronismo: abra o Ajustes, clique em Mail, Contatos, Calendários. Logo abaixo da lista entitulada Contas você encontrará o campo Obter Novos Dados. Clique nele e selecione de quanto em quanto tempo você quer que o sincronismo aconteça (note que a opção Push faz a atualização imediatamente, mas tende a consumir mais bateria). Depois, ainda neste mesmo painel, clique em Avançado, localize o item que representa a configuração que você fez e confirme que ele está com a opção Obter ou Push (a não ser que você prefira fazer o sincronismo manualmente). Além disso, confirme se abaixo do título do item está a palavra Calendários, indicando que este item irá sincronizar o calendário com seu iPad.
      Espero que isso te ajude…
      Abraços!

  • Fabio Nomura disse:

    Esse lance de mostrar o calendário de até 1 ano atrás, nenhuma agenda que tenho no meu Android conseguiu….
    Ele mostra só a partir mês corrente…
    Alguém sabe se existe solução? Jà fucei muitas configurações e nada….vim do iphone que mostrava tudo e não tinha problemas na sincronização.

  • cintia disse:

    Olá!
    Criei uma agenda publica para meus pacientes e coloquei no meu site. Só que eles nao conseguem inserir evento. Como faço?
    Grata!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *