google drive
Nenhum Comentário
Android
01234

Google Drive

Google Drive é a solução apresentada pela Google para competir com outros aplicativos do género como o Dropbox, SkyDrive ou o CloudApp. Esta solução foi lançada em Abril de 2012 com um plano gratuito que conta com 5GB de espaço para você guardar documentos, imagens, vídeos, ficheiros PDF ou qualquer outro tipo de ficheiro que você pretenda guardar. Além do plano gratuito, você poderá aumentar o espaço para 25GB por apenas $2.5 por mês, 100GB por $4.99 por mês ou ainda 1TB por $49 por mês. Uma das grandes particularidades deste serviço oferecido pela Google é a integração do Google Docs, permitindo-lhe assim trabalhar em tempo real os seus documentos com outros colaboradores ou clientes, tal como acontece com o Google Docs. Se você pretende utilizar um serviço deste género, tendo acesso aos seus ficheiros tanto no seu computador como no seu dispositvo móvel, Google Drive é uma solução de confiança com o selo Google, que por si só passa uma mensagem de qualidade para os seus usuários.

Utilizando o Google Drive para Android

google drive tela inicialUtilizar o Google Drive não é uma tarefa complicada, facilitada logo desde o início evitando a necessidade de início de sessão caso você já tenha a sua conta Google associada ao dispositivo. Depois de baixar o aplicativo e ao abri-lo, Google Drive inicia sessão automaticamente com a sua conta Google e terá acesso imediato a um menu onde poderá aceder à sua drive, aceder a itens que outros usuários tenham partilhado consigo, itens que você tenha marcado com uma estrela para lhe dar destaque, aos itens recentes e ainda a uma funcionalidade que lhe permite aceder a itens offline.

Ainda nesta tela inicial, se você clicar no botão Menu do seu dispositivo, terá acesso ao menu onde poderá trocar de conta, aceder às definições, enviar comentários ou ainda receber sugestões rápidas sobre o aplicativo.

Se clicar em Definições, poderá alterar o tamanho da cache, limpar a cache, ativar ou desativar a encriptação dos documentos offline, selecionar se pretende ou não que os documentos sejam desencriptados para um fluxo e forma progressiva e por fim, definir se pretende ou não que lhe seja apresentado um lembrete quando estiver a atualizar ficheiros da sua Drive sem ligação a uma rede Wi-Fi.

Se optar por trocar de conta da sua Drive, o processo é bastante simples. Se já estiver a conta associada ao seu dispositivo móvel, basta apenas selecionar a conta de entre a lista de contas apresentada. Caso não tenha, será levado para o assistente para adicionar uma nova conta ao dispositivo e de seguida poderá selecioná-la de entre a lista de contas.

Nesta tela terá acesso aos itens partilhados consigo, que serão aqueles nos quais poderá trabalhar em colaboração com outros colegas, editando os ficheiros em tempo real. No menu Marcados com estrela estarão os itens que você marcou com uma estrela, por serem importantes, para estarem acessíveis rapidamente evitando uma pesquisa nos itens presentas na sua drive ou simplesmente porque pretende evidenciar esses mesmos itens. No menu recente terá acesso a uma lista de itens recentemente utilizados na sua Google Drive. Por fim, tem o menu onde terá os itens que tiver disponibilizado offline, para aceder quando não tiver acesso à internet.

google drive itensAo clicar em A Minha Drive, será levado para uma tela onde lhe serão apresentados todos os ficheiros e pastas existentes na sua conta, ordenados por ordem alfabética. Poderá alterar esta opção clicando no botão Menu do seu dispositivo, clicar em Ordenar Por e selecionar de entre as opções: Título, Última Alteração, Últimos Abertos Por Mim ou Última Edição Minha. Ainda nesse Menu, poderá atualizar a sua drive e enviar comentários através do Google Feedback.

Ainda nesta tela poderá fazer uma pesquisa por entre os itens presentes na sua Google Drive, clicando no segundo ícone da esquerda para a direita, no canto superior esquerdo. Será aberto um campo de pesquisa onde poderá digitar os termos da pesquisa e efetuar a pesquisa na sua Google Drive.

Para enviar ficheiros para a sua Google Drive, clique no 1º icone da esquerda para a direita no canto superior esquerdo. Aqui terá acesso a um menu onde poderá criar um novo documento do Google Docs, Criar uma folha de cálculo, um documento de fotografia ou selecionar um ficheiro existente no seu dispositivo.

Caso opte por selecionar um item presente no seu dispositivo, será levado para uma tela onde terá acesso ao sistema de ficheiros do seu dispositivo onde poderá seleccionar o ou os itens a enviar para a sua drive.

Ao lado de cada um dos itens, tem uma pequena seta que ao clicar lhe dará acesso a um menu onde poderá partilhar, ativar o acesso offline para esse item, enviá-lo, mudar o nome ou simplesmente eliminar.

Conclusão / Opinião

O aplicativo Google Drive para Android é um aplicativo rápido e eficaz, carimbado com o selo de qualidade da Google. As suas funcionalidades correspondem àquelas que são esperadas de um aplicativo do gênero para o envio de ficheiros para um servidor remoto, mantendo-se um aplicativo simples e intuitivo e utilizar. Em termos de funcionalidades fica a faltar a opção de criar pastas na sua Google Drive, não existente até ao momento neste aplicativo para Android. Caso pretenda criar uma pasta, será necessário aceder à interface web ou através do aplicativo para PC.

Google Drive
01234 Total de 195 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
1061 Downloads até agora

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *