O quebra-cabeça mágico
3 Comentários
Android
01234

O Quebra-cabeça Mágico

Há certos jogos tradicionais que trazem um considerável grau de dificuldade para serem transportados para o mundo dos jogos eletrônicos, como é o caso dos quebra-cabeças, aqueles onde a gente tem várias peças que precisam ser encaixadas umas nas outras para formar uma imagem. O desafio se apresenta não somente no tamanho relativamente limitado das telas onde jogamos, mas também na interface para permitir uma forma agradável de jogar.

O jogo O Quebra-cabeça Mágico (também chamado de Magic Puzzles) chega tentando enfrentar estes desafios, com uma interface fácil de usar e fazendo um bom uso do espaço da tela dos tablets. Vamos conhecê-lo um pouco melhor…

Como funciona O Quebra-cabeça Mágico

O Quebra-cabeça Mágico, ou Magic Puzzles, é um jogo que implementa um quebra-cabeças tradicional no seu tablet. Quando você entra na app, ela apresenta duas opções: Play, onde você monta os quebra-cabeças sozinho, e Tournment, para jogar com seus amigos e competir com outros jogadores.

O Quebra-cabeça como jogarUma vez selecionado o modo de jogo, no painel seguinte você escolherá a imagem que montará. O jogo já vem com algumas imagens disponíveis para você escolher. Arraste as imagens para a direita e esquerda para ver as que estão disponíveis. Na parte superior da tela, você verá as coleções de imagens. Basta clicar em cada coleção para ver abaixo as imagens disponíveis nela. Para selecionar uma imagem, clique nela.

Na tela seguinte, você escolhera a dificuldade do quebra-cabeça. Ou seja, em quantas peças aquela imagem será dividida. Quanto mais peças, mais difícil será, principalmente pelo fato de as peças terem que ficar menores, por causa do tamanho limitado da tela.

Depois de selecionar a quantidade de peças, você poderá também escolher se as peças poderão ser giradas ou não. Se escolher permitir o giro das peças, você terá que, além de identificar a peça correta a ser encaixada em cada posição, terá também que girar a peça para encontrar o encaixe correto da mesma, criando uma maior dificuldade. Se escolher não permití-lo, a peça está sempre na posição correta para ser encaixada, você não precisará girá-la.

O Quebra-cabeça Mágico para iPadDepois de selecionar o número de peças e se quer permitir girá-las ou não, clique no botão New game para iniciar o jogo. No painel do jogo você verá um espaço vazio na tela, e do lado direito você verá uma fileira com as peças que você usará para montar o quebra-cabeça. Arraste as peças para cima e para baixo para ver as demais peças. Para colocar uma delas no espaço de montagem, basta arrastá-la. Quando você encaixar uma peça em outra e o encaixe estiver correto, você ouvirá um som confirmando. E é assim que o jogo deverá progredir: você deverá arrastar as peças da fileira da direita e colocá-las no painel central, sem nenhuma ordem determinada, encaixando-as na posição correta.

Do lado direito, abaixo da fileira de peças, você encontrará três botões. O primeiro botão, com um desenho com o símbolo de Pausa, te dá acesso a um menu com várias opções, nesta ordem de cima para baixo: botão Exit, que permite sair do quebra-cabeça sem terminá-lo; botão Surface, que permite mudar o fundo da tela onde será montado o quebra-cabeça; botão Jukebox, que controla a música de fundo; botão Help, que mostra como jogar; e botão Restart, que reinicia o jogo.

O Quebra-cabeça Mágico para AndroidO segundo botão, com o desenho de uma peça de quebra-cabeça de canto, alterna entre mostrar todas as peças ou mostrar apenas as peças que tem lados retos (ou seja, que formam a borda da imagem). Isso ajuda as pessoas que gostam de começar a montar o quebra-cabeças montando todas as peças que formam a borda para depois preencher a área interior da imagem.

O terceiro botão, com um desenho de um olho, mostra a imagem final do quebra-cabeças. Ou seja, é a mesma coisa que olhar a tampa da caixa do quebra-cabeças tradicional, você olha a imagem final para poder ajudá-lo a encaixar as peças.

Além das imagens que já vem com o jogo, você pode baixar mais imagens, basta clicar no botão Get More Images, na parte inferior da tela onde você escolhe a imagem para jogar. Você terá diariamente uma nova imagem para baixar, além de mais algumas imagens gratuitas e vários pacotes pagos.

Conclusão/opinião

O Quebra-cabeça Mágico, ou Magic Puzzles, tem uma interface bastante eficiente e que oferece um jeito agradável de montar quebra-cabeças como um jogo eletrônico. As opções com mais peças são mais difíceis de jogar não só pela dificuldade em si mas também pelo fato de as peças ficarem muito pequenas, o que acaba exigindo uma tela um pouco maior para melhor visualização. Mesmo assim, este é um dos melhores jogos de quebra-cabeças para iPad que eu já testei. Se você gosta de montar quebra-cabeças, não deixe de experimentar este jogo.

O Quebra-cabeça Mágico
01234 Total de 738 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
14 Downloads até agora

Outras sugestões

Comentar

3 Comentários

  • Willian disse:

    Gostaria de instalar o jogo quebra cabeça mágico para meu tablet da Samsung de 10 polegadas tab 2 com android , vejo que não está disponível o jogo para baixar.
    No final dessa página indica um link de acesso para o play story e não é possível baixar o jogo que eu já em outros tablet e é bem legal, gostaria de saber se há outra maneira de instalar o jogo já que diz aí na página que está disponível para android, desde já agradeço a atenção .

  • Flavia Pessoa disse:

    jogo há mais de 1 ano no ipad. Ontem fiz uma atualização que dizia “correção de erros”. Desde então, não consigo mais jogar. As peças se grudam fora da posição. Alguma sugestão de como corrigir este erro?

  • Ana Carolina Carvalho de Menezes disse:

    Não funciona depois da atualização!
    Trava e não abre! E quando abre, ao terminar um e seguir para outro a tela fica branca e tenho que reiniciar o app!
    Tenho esse app no meu ipad desde 2012, mas quando atualizamos pensando que os erros vão desaparecer ele simplesmente não funciona! Aguardo ansiosamente por essas correções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *