Operação Abaporu para iPad
Nenhum Comentário
Android
01234

Operação Abaporu

Seja com Sherlock Holmes ou com Agatha Christie, todo mundo gosta de uma boa história de mistério. Melhor ainda quando podemos fazer parte da equipe que desvenderá o caso e trará a verdade à tona em bons jogos desse estilo. A maioria destes apps, geralmente, se baseiam na mecânica de encontrar objetos escondidos em cenários, como Criminal Case, Hidden Shadows e Espelho de Londres. Agora quando o problema é aqui no nosso país, as coisas são bem diferentes: pelo menos, essa é a proposta do game brasileiro Operação Abaporu, lançado para Android, iPhone e iPad.

Um roubo no museu

Criado pela Lumentech, de Aracaju/SE, com o apoio do Ministério das Comunicações pelo projeto INOVApps, Operação Abaporu para Android, iPhone e iPad é um jogo educativo que ensina geografia do Brasil dentro de uma trama bem interessante. O famoso quadro Abaporu, pintado por Tarsila do Amaral e um dos símbolos do movimento antropofágico nacional, foi roubado do MASP e você foi o detetive escalado para encontrar a obra e prender os culpados pelo crime. Para tal, terá de viajar por todos os estados do país, parando para conseguir informações e coletar pistas.

Operação Abaporu para Android

Em cada parada, os habitantes do local te falarão mais sobre o lugar e contarão curiosidades interessantes — aí está o caráter educativo do app. Você poderá usar as pistas que conseguir para intimidar as pessoas e descobrir o que elas estão escondendo ou descobrir onde está o suspeito que está procurando. Existem ainda dois minigames que aparecerão durante a história: um de limpar locais para encontrar uma pista especial e outro para decodificar códigos; ambos são fáceis (até demais) e não são desafiadores. Ainda é possível conferir os perfis das testemunhas que encontrar pelo caminho, mostrando o capricho do pessoal da Lumentech.

Leia também: Top 21 melhores jogos de tiro para Android

Moro num país tropical, bonito por natureza

O visual de Operação Abaporu é realmente lindo. Todos os cenários são desenhados e refletem bem a beleza dos lugares por onde você vai passar na história. Os personagens, caricatos e cartunescos, também são caprichados e combinam com a atmosfera suave do título. Na verdade, até a interface é bem acabada e pensada para ser aprendida o mais rápido possível, com tutoriais mostrando as funções novas. O mesmo não pode ser dito do gameplay: é recorrente a sensação de que o jogo te carrega, não deixando muita margem para o jogador tomar decisões que mudem o destino da trama.

Operação Abaporu para iPhone

Conclusão/Opinião do jogo Operação Abaporu

Operação Abaporu é mais um daqueles exemplos de uma ideia muito boa, com partes que foram executadas maravilhosamente bem, mas que pecou na execução do essencial. Além de bonito visualmente, ele não joga a parte educativa na sua cara, deixando o aprendizado bem orgânico. Por outro lado, o gameplay é fraco, não trazendo inovações e nem mesmo decisões para o jogador, tornando o app uma espécie de “história interativa”: você não participa ativamente e funciona mais como um espectador. Indicado para crianças que querem conhecer mais seu país; se você já é, pelo menos, adolescente, não se decepcione se chegar ao fim do game em 15 minutos pela facilidade.

Operação Abaporu
01234 Total de 47 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
243 Downloads até agora

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *