aplicativo 360 panorama
Um Comentário
iPad
01234

360 Panorama

Uma novidade muito interessante presente no  iOS 6 é a função panorama,  inovação do aplicativo de câmera nativo. Os gênios da Apple conseguiram criar um método novo de tirar esse tipo de foto, tornando o processo da fotografia tão dinâmico quanto gravar um vídeo e o resultado, como já era de se esperar, surpreende positivamente em todos os quesitos. Lamentavelmente a função Panorama não foi disponibilizada para nenhuma versão do iPad, deixando os usuários do tablet que aguardavam por ela na mão.

O 360 Panorama é um aplicativo que segue praticamente a mesma linha da função nova do sistema, se diferenciando pela técnica, que não é tão mágica quanto a da Apple e o formato da foto, que fica em 360º. Ele funde várias fotos tiradas num sistema de encaixe bem eficiente. Para quem gosta deste tipo de foto é uma excelente pedida enquanto a Apple não trás uma solução nativa.

Usando o 360 Panorama

Ao abrir o aplicativo, você vai ver uma tela em grade que pode ser visualizada em 360º graças ao acelerômetro digital do iPad, ou seja, basta girar o aparelho para ver os outro cantos da grade. Primeiramente você deve se posicionar num lugar onde possa girar completamente o corpo para não prejudicar a montagem da foto. Isso é excepcional para um resultado perfeito.

360 panoramaPronto para iniciar a montagem, você deve escolher um ponto de partida, tocando no pseudo botão localizado na parte inferior da tela. A partir daí basta girar o iPad lentamente até que toda a grade esteja fechada por fotos. Caso alguma foto fique torta ou tremida, basta se reposicionar onde ela foi tirada e aguardar alguns segundos até que o aplicativo a substitua.

O aplicativo possui dois modos de fotografia, que podem ser alterados tocando no ícone de configurações no canto da tela. O modo Next Gen é o mais aconselhado. O resultado fica melhor e o sistema de encaixe é mais eficiente. O modo Classic reproduz o mesmo efeito do sistema de panorama da Apple. Basta girar que as fotos vão sendo gravadas como um vídeo. Esse último modo é mais rápido, aconselhado para fotos sem muitos detalhes e sem muitas subidas e decidas.

Você pode criar uma conta no ícone do canto direito da tela para que seja possível compartilhar seu panorama numa rede social interna do aplicativo. Apenas email, senha e nome ou conta no Facebook ou Twitter são necessários. Assim, outras pessoas poderão visualizar as fotos em 360º na web através de um vizualizador criado pelos desenvolvedores (veja aqui um exemplo duma foto compartilhada no sistema). O resultado pode ser compartilhado também via email ou pelas redes sociais citadas.

Abaixo, um vídeo que mostra o funcionamento do aplicativo num iPhone, mas completamente compreensível para donos de iPads, visto que o sistema é absolutamente idêntico. No vídeo o modo Classic é utilizado. Perceba que foto pega apenas o horizonte, não se levanta e nem abaixa o aparelho.

Conclusão/Opinião

O 360 Panorama é um excelente aplicativo para quem curte fotos em 360º. É uma boa opção pra quem trabalha com eventos precisa mostrar seus espaços. Também é perfeito para quem quer compartilhar com a galera uma imagem completa daquela paisagem que você viu em uma viagem. Com ele você vai se sentir dentro de um dos carros do Google Street View. Todas essas funcionalidades saem pelo valor irrisório de 0,99 dólares! Certamente uma excelente aquisição.
360 Panorama
01234 Total de 697 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
550 Downloads até agora

Outras sugestões

Comentar

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *