copilotgps
Um Comentário
iPad
01234

CoPilot GPS

“Quem tem boca vai a Roma”, já dizia o ditado. Entretando, hoje em dia, com o avanço da tecnologia, é possível ter um GPS no seu bolso. O iPhone e o iPad possuem diversos aplicativos para este fim, e hoje vamos fazer o review do CoPilot GPS, um aplicativo gratuito para navegação curva-a-curva.

Depois de instalar o aplicativo, pode-se fazer um cadastro, o que não é necessário, pois ele funciona normalmente. Mais algumas informações são solicitadas, como o Idioma, unidade de medida (quilômetros ou milhas) e o seu nome. Se desejar é possível conectar sua conta do Facebook e do Twitter, para compartilhar informações da viagem com amigos. Também é solicitado compartilhar sua posição com CoPilot GPS, a fim de melhorar a experiência do usuário. Segundo a empresa, essas informações são confidenciais.

Feito as configurações iniciais, é necessário baixar os mapas que lhe interessam. É possível baixar os mapas da Europa, América do Norte, Africa, Austrália, Ásia e o Brasil. Depois de selecionar a região desejada, não será mais possível mudar o mapa/região.

GPS Copilot

Os mapas adicionais estarão disponíveis apenas em compras dentro do aplicativo. Escolhemos testar o mapa do Brasil que pesa 152,4 mb.

Além de exibir o mapa e traçar rotas sem a necessidade de acesso a internet, o aplicativo permite pesquisar e exibir o Tempo local ou do seu destino. Também exibe informações da Wikipedia sobre lugares próximos, o que é ótimo quando estamos viajando a turismo sem internet. Se desejar, escolha algumas músicas para ouvir enquanto navega, sem necessitar de outro aplicativo.

Navegando

Ao abrir o aplicativo, é possível ir direto para o modo mapa (View Map) e usá-lo para se orientar, sem a necessidade de um destino, ou inserir um destino para traçar uma nova rota (New Destination).

GPS CopilotTraçando rotas

Para traçar uma rota, o CoPilot GPS permite encontrar o destino de diversas formas: pelo endereço, seus lugares cadastrados, pontos de interesse, escolher um ponto no mapa; e por outras duas formas bem interessantes: por coordenadas geográficas, latitude e longitude ou acessando a informação de geolocalização das suas fotos. Escolha uma foto, e o CoPilot GPS traçará a rota até o local onde ela foi tirada. Interessante!

Nota-se que enquanto o aplicativo estiver aberto, o iPhone não bloqueia a tela. Esse detalhe traz segurança para o motorista, pois não o obriga a mexer no aparelho enquanto dirige.

A rota traçada não é perfeita, orientando o motorista a seguir por algumas ruas que são contra-mão, escolhendo simplesmente o caminho mais curto. Isto acontece mesmo em ruas que há anos tiveram seu sentido alterado. Entretanto ao não seguir suas orientações, a rota é automaticamente recalculada.

GPS CopilotEm algumas ocasiões, o mapa parece “se perder”, recalculando a rota sem motivo aparente. Eventualmente, a rota fica em outra rua, como se estivéssemos fora da rua que estamos, mesmo em locais onde o sinal de celular é normal.

Outro problema não passou despercebido: o mapa nem sempre está no mesmo sentido que estamos navegando. Por exemplo, seguindo em direção sul, o desenho do mapa exibe as ruas ao contrário, no sentido norte, o que exige maior atenção do motorista.

Apesar destes problemas, nos chamou a atenção a possibilidade de modificar a rota, com um arrastar de dedos, sem alterar o destino. Isso é ótimo para quando desejamos fazer uma parada no caminho para casa.

Apesar de o mapa trazer informações visuais sobre a navegação, orientações por voz estão disponíveis apenas na versão Pro (US$39,99), que também oferece outras novidades como mapas 3D, aviso sobre os limites de velocidade e outros indicadores visuais.

Conclusão / Opinião

Com as discussões atuais sobre o novo mapa da Apple, é interessante possuir uma alternativa para o aplicativo nativo do sistema da maça. O CoPilot GPS pode ser uma boa saída em momentos que não temos internet no celular. O aplicativo é gratuito, permite navegação curva-a-curva e traz informações sobre a Wikipedia dos locais próximos.

Entertanto alguns pontos deixam a desejar, como problemas na navegação e a falta de orientação por voz que está disponível apenas na versão paga. Apesar de permitir algumas configurações extras, o aplicativo é um pouco confuso para usuários menos experientes, o que é dificultado pelos menus do aplicativo estarem em inglês, mesmo que a língua escolhida tenha sido o português.

Importante lembrar que para usar qualquer aplicativo de GPS, incluindo o CoPilot, é necessário que o iPad seja modelo 3G e com chip de celular instalado. Os modelos de iPad Wifi, permitem ver os mapas e traçar rotas, mas não é possível ver a sua localização, nem mesmo receber as orientações sobre a rota escolhida.

CoPilot GPS
01234 Total de 271 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
441 Downloads até agora

Outras sugestões

Comentar

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *