facebook
2 Comentários
iPad
01234

Facebook

O Facebook é atualmente a rede social mais popular do mundo, com cerca de 900 milhões de usuários (segundo dados oficial da empresa), nenhuma outra rede é tão popular como a de Mark Zuckerberg, sendo assim, grande parte dos usuários de iPad certamente estarão registrados no Facebook e gostariam de intercambiar mensagens com seus amigos nesta rede.

Este aplicativo é oficial, portanto, foi desenvolvido pela própria empresa e acabou de receber uma importante atualização, abandonando a tecnologia HTML 5 e adotando um App em formato nativo do iPad o que lhe fez ganhar em desempenho e funcionalidades.

Está mais agradável utilizar o Facebook depois dessa atualização (23/08/12), o único ponto crucial que ainda ficou faltando foi o botão “Compartilhar”, este somente será encontrado na versão web do site.

Timeline do Facebook no iPad

Timeline do Facebook no iPadO Facebook no iPad trata de melhorar a experiência do usuário convertendo a interface em táctil, basicamente ele deveria suprir todas as funcionalidades encontradas na versão desktop, mas infelizmente não é assim como adiantei acima.

Apesar da falta do botão “Compartilhar” e algumas outras funções menos importantes, todo o resto é bastante interessante, veja que a vista de Timeline é muito agradável e bastante similar à versão de escritório porém com pequenos toques. Nesta tela temos acesso às informações já conhecidas como a página Sobre, Fotos, Amigos, Mapa, Opções “Curtir”, Assinantes e mais.

Logo abaixo estão as opções de atualizar Status, Enviar Foto ou Fazer Check-in, se deslizarmos a tela veremos a Timeline com todas as atualizações, curtidas e comentários que cada post seu na rede recebeu. É uma pena que através do aplicativo não seja possível Destacar ou excluir os conteúdos, nem mesmo adicionar um Evento Cotidiano (todas opções possível no desktop).

Fotos:
Uma das opções destacáveis dentro da Timeline é a vista de fotos, dentro de qualquer galeria você poderá abrir as fotos em tela cheia, deixar comentários, curtir fotos e ainda navegar entre elas deslizando para a esquerda ou direita, a modo de ver outras fotografias.

Conversando via Facebook Chat e Mensagens no iPad


Bom, o chat da rede social somente fica Chat no Facebook do iPaddisponível se você estiver com o Facebook na posição horizontal e dentro do Feed de Notícias, fica a dica para quem gosta de conversar com seus amigos, o Facebook para iPad ainda avisa via Push Notification a chegada de novas mensagens.

Ao abrir uma janela de chat você terá acesso ao histórico da conversa, poderá enviar mensagens de texto, fotos (+), ativar ou desativar a sua localização. Além destas opções no topo desta janela há um botão com três pontos, ao tocar nele você receberá novas opções, seguem:

  • Configuração de alertas;
  • Adicionar ou remover pessoas na conversa (criar grupo);
  • Mapa (localizar o contato dentro de um mapa);

Você poderá também se desconectar do chat do Facebook no iPad se deslizar a lista de contatos para baixo, logo tocar no ícone de engrenagem e escolher Desconectar.

Todas estas opções são encontradas também ao acessar pela Barra de Menu a opção Mensagens.

Barra de Menu

Barra de Menu do Facebook para iPadAs opções do Facebook no iPad são muito similares às da versão de escritório, você tem acesso a uma busca para encontrar pessoas, locais, etc., seu perfil (Timeline), Favoritos (Feed de notícias, Mensagens, Imediações, Amigos, etc.). Logo abaixo estão as páginas e grupos, terminando pelas listas de amigos e aplicativos.

Feed de notícias
Nele você acompanha todas as novidades das pessoas que você segue, amigos ou que você realizou uma assinatura, é possível interagir “curtindo” e comentando todos os posts que ali se encontram, você pode tocar uma vez para visualizar uma foto, logo poderá deslizar para os lados para trocar de fotos no caso de existirem outras no mesmo álbum.

Uma função nova nesta atualização do dia 23/08/12 é que agora é possível curtir os comentários que as pessoas deixam em suas postagens (ou nas postagens de amigos), antes somente era possível na versão de escritório.

Imediações no Facebook para iPadImediações
Ao acessar a opção Imediações você terá à disposição um mapa com a localização de todos os seus amigos que compartilham onde estão. É muito bacana para descobrir novas atividades ou encontrar-se com seus amigos após o trabalho. Ao tocar sobre o nome de um amigo no mapa poderá visualizar as fotos compartilhadas por ele.

Amigos
A opção amigos exibe uma lista com todos os seus contatos, separados lado a lado em ordem alfabética do sobrenome, uma foto de cada um estará disponível acima do nome completo. Ao lado direito se encontra uma barra com as letras de A a Z para que você tenha acesso rápido à inicial do sobrenome do contato que está buscando interação. Acima também existe uma barra de busca, digite e acompanhe a atualização em tempo real dos contatos com as letras digitadas.

Páginas e Grupos
Você ainda pode gerenciar suas páginas e também acessar os grupos dos quais faz parte, enviar mensagens, visualizar fotos e tudo mais.

Conclusão / Opinião


O aplicativo do Facebook para o iPad nunca havia sido bem desenvolvido, a equipe de Mark Zuckerberg parecia preguiçosa, porém, nesta atualização recente as coisas foram revertidas, o novo App possui uma fluidez e velocidade incríveis, somente há uma falha grave no aplicativo, a falta do botão “Compartilhar”. Os adeptos dessa funcionalidade continuarão preferindo utilizar a rede pelo Safari.

Mas, nem tudo está perdido, o aplicativo oficial por mais que apresente limitações será sempre a melhor opção para se utilizar a rede social no iPad (e a única que possibilita enviar fotos). O App pesa 7.3 MB e não custa nada na App Store.

Facebook
01234 Total de 376 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
775 Downloads até agora

Outras sugestões

Comentar

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *