icone-chrome
Nenhum Comentário
iPad
01234

Google Chrome

O Google Chrome vem ano após ano crescendo e aumentando seu market share, em 2011 cresceu mais que todos os outros navegadores de internet do mercado. A preferência pelo navegador do Google nos computadores desktop chega a 19%, o líder de mercado continua sendo o Internet Explorer, mas não é por seu alto desempenho nem mesmo suas excelentes funções, a questão é opção mesmo.

Já no mundo dos dispositivos móveis o grande líder é sem dúvidas o Safari, nativo do iPhone e iPad, que possui hoje cerca de 65% de todo o tráfego total, isso acontece pois até recentemente nenhum outro navegador de peso esteve presente na App Store, com a recente chegada do Google Chrome à loja de aplicativos a história está mudando.

Se você é um usuário do Chrome em seu desktop agora pode contar com o mesmo navegador em seu iPad e aproveitar a sincronização de favoritos e muito mais.

Funções do Google Chrome no iPad e iPhone

Com certeza o principal recurso que conquista os usuários deste navegador no tablet ou smartphone é o histórico compartilhado, ele lembra os sites que você navegou no computador e os mostra facilmente em seu iPad e iPhone. Outro destaque é a busca por voz, não temos Siri em português ainda, porém, com o Google Chrome você não precisa mais digitar a busca, ela funciona por voz e em nosso idioma.

Outras funções de grande peso e que está fazendo muitos usuários adotarem o Chrome em seu dia-a-dia são:

  • Login da conta Google para sincronismo entre os dispositivos;
  • Pesquisa diretamente na barra de endereços, tornando a navegação mais prática;
  • Favoritos e sites mais visitados totalmente sincronizados;
  • Abas sincronizadas, você pode abrir em seu iPad e iPhone o mesmo site que tem aberto em seu desktop;
  • Fácil acesso ao Modo Anônimo;
  • Adicione sites aos favoritos com somente um toque (na estrela);

Vamos repassar cada uma das funções para que você entenda o motivo deste navegador ser tão interessante.

Conta Google:
A possibilidade de logar em sua conta Google e ter acesso aos favoritos e históricos do computador certamente é um grande avanço no que se refere à portabilidade de conteúdos, ao iniciar a digitação de um endereço o Chrome lembra também dos sites que acessou no desktop e apresenta sugestões. Além do mais ele também lembra de suas senhas e tudo o que você utiliza em seu computador.

Busca por voz no Chrome do iPad e iPhonePequisa por voz:
Enquanto a Siri não vem somente no Google Chrome você poderá realizar suas buscas utilizando comandos de voz. Essa função pode lhe agilizar o trabalho do dia-a-dia, sendo que não será mais necessário digitar nada, basta tocar no microfone e sair falando. O português brasileiro e de Portugal são muito bem entendidos, praticamente sem erros.

Pesquisa integrada na barra de URL:
Uma função bastante básica porém útil, você não possuirá duas barras como no Safari, no Chrome você pode digitar a busca diretamente na barra de endereços e ela será feita no Google ou outro buscador de sua preferência.

Favoritos do Computador no Chrome do iOSHistórico, Favoritos e Mais visitados:
Trocar de dispositivo não será mais dor de cabeça, você pode estar em seu escritório trabalhando e navegando no desktop, ao sair e levar consigo seu iPhone ou iPad todo seu histórico fica armazenado graças à sincronização que citei acima. O mesmo ocorre com seus sites favoritos e também os sites que você mais visita. Genial para quem gosta de navegar em casa somente utilizando seu tablet.

Abas abertas em todos os dispositivos:
Muitas pessoas utilizam este recurso, você deixa as abas abertas em seu computador mas logo prefere a portabilidade do iPad ou iPhone, com isso, para seguir navegando nos sites preferidos não será mais preciso encaminhar links por e-mail nem digitá-los outra vez. As abas abertas ficam disponíveis para você acessá-las quando quiser. Essa mesma função foi adotada no Safari, com a chegada do iOS 6, porém, quem utiliza o Chrome no desktop certamente considerará de extremo valor.

Modo Anônimo:
Se você utiliza o Safari precisa dar uma volta bem grande para ativar a navegação anônima, muito importante para quem não quer deixar rastros do conteúdo que visualiza na internet. Seria preciso ir em Ajustes, Safari e somente lá ativá-la. No Google Chrome funciona de uma forma muito mais simples, basta você tocar no botão de menu e logo tocar em Nova guia anônima. Você pode também alternar entre os modos sem precisar fechar as abas. O botão se encontra no canto direito da tela, com um simples toque você troca de um para outro.

Adicionando aos Favoritos no Chrome do iOS.Favoritos a um só toque:
No Safari você precisar passar por outros passos, mas no Chrome basta você tocar na estrela que se encontra em todas as janelas ao lado direito da barra de URL, é simples, fácil e funcional. Sem esquecer que este favorito vai também para os favoritos de seu computador. Melhor impossível.

Alternando janelas:
Outra função muito bacana do Chrome é a alternância de janelas, basta você realizar um movimento Swype (deslizar da esquerda para a direita ou vice-versa) do canto para o centro da tela. Dessa forma será muito mais rápido realizar a navegação em todos os sites abertos.

Conclusão / Opinião

Por se tratar de um aplicativo gratuito o Chrome é digno de ser testado por todos os usuários de iPhone e iPad, sobretudo aqueles que utilizam o mesmo navegador em seu dia-a-dia em seus computadores. Este navegador vem crescendo muito no que se refere à navegação móvel justamente por sua qualidade e funcionalidade.

Faça o download, teste e nos conte nos comentários o que achou do Google Chrome em seu iDevice.

Google Chrome
01234 Total de 53 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
559 Downloads até agora

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *