gusto
Nenhum Comentário
iPad
01234

Gusto

O iPad pode nos surpreender muito em sua utilidade para as tarefas básicas do dia-a-dia, compartilhar conteúdos, estar em contato com seus amigos, navegar na internet e interagir por e-mail são algumas das tarefas consagradíssimas de quem conta com o tablet da Apple. Porém, poucos sabem mas o iPad pode ser uma ferramenta poderosa para trabalhar, o Gusto por exemplo, é um aplicativo completo para desenvolvedores web que gostariam de criar e atualizar suas páginas da internet.

Estes profissionais podem contar com um aplicativo desenvolvido especialmente para suas necessidades, conectar via FTP e claro editar código de forma descomplicada. O Gusto possui funções muito interessantes como por exemplo gestão de múltiplos sites, miniatura para identificar facilmente o site que deseja editar e armazenamento local dos arquivos.

Com o Gusto você não edita os arquivos online, o aplicativo permite que você baixe e edite os arquivos localmente, tudo corre de forma descomplicada em uma interface muito agradável e especialmente pensada para edição de código, para isso ele conta com um teclado adaptado para a necessidade dos desenvolvedores.

Funções em destaque

  • Lista de projetos
  • Miniaturas dos sites
  • Gerenciador de FTP embutido
  • Pré-visualização de arquivos local e remotamente
  • Sugestão de código para diversas linguagens
  • Permite vários arquivos abertos ao mesmo tempo
  • Salvamento automático dos arquivos
  • Teclado com caracteres especiais

Linguagens permitidas

ActionScript, ASP, C, C++, C#, ColdFusion, CSS, HTML, Java, Javascript, JSP, LaTeX, Lisp, Objective-C, PDF, Perl, PHP, Python, Ruby, SGML, SQL, VB e XML, entre outras.

Usando o Gusto

Quando você abre o Gusto por primeira vez deverá começar por adicionar os sites com os quais deseja trabalhar, para isto toque no botão (+) que se encontra no canto superior direito. Ao tocar em New Project será levado à página de adição de projetos.

Deverá adicionar as informações básicas do projeto como um nome, o endereço http do site e logo abaixo poderá configurar a conexão com o servidor FTP. As informações solicitadas são as mesmas que qualquer programa de FTP para computadores lhe solicitaria (protocolo, porta, host, usuário, senha e também a pasta onde estão os arquivos).

Ao completar a adição do projeto você será derivado à página onde ficam armazenados todos os projetos disponíveis, todos eles são apresentados com ícones que mostram a interface do mesmo. Para configurar novamente um projeto já adicionado você deve tocar no ícone da engrenagem que se encontra no canto inferior direito de cada projeto.

Na visualização do projeto você encontrará uma lista com os arquivos armazenados localmente e também ícones para a criação de um novo arquivo, conexão ao servidor e outras configurações. Para conectar ao servidor FTP toque no ícone da chave e logo em Connect to ‘ftp.seudominio.com’.

Trabalhando com arquivos

Durante uma conexão ao servidor você encontrará do lado esquerdo a pasta de armazenamento local, no lado direito os arquivos online, poderá acessar as pastas e encontrar os arquivos desejados, para editar um arquivo toque sobre ele e escolha Download. O arquivo será descarregado ao iPad e logo terás acesso a edição, basta tocar no botão Back to Project, logo no nome do arquivo e por último em Open.

Com um arquivo aberto para edição você continuará tendo a vista da pasta local no lado esquerdo e do lado direito poderá visualizar o código do arquivo selecionado. Ao tocar na tela você habilitará o teclado virtual que conta com atalhos especiais pensados para as necessidades dos desenvolvedores web.

Ao terminar a edição de um arquivo toque na aba com o nome da ficha (ex: index.php) e depois em Close. Para subir o arquivo atualizado você precisará realizar nova conexão via FTP tocando na chave (topo) e em Connect to ‘ftp.seudominio.com’. Encontre a pasta à qual deseja enviar o arquivo, toque no círculo que se encontra ao lado esquerdo do nome do arquivo na pasta local e depois em Upload.

Teclado Especial para Desenvolvedores

Um dos grandes problemas para todos os desenvolvedores que desejam utilizar o iPad como editor de código é o difícil acesso aos caracteres especiais, ter acesso à estes elementos fundamentais de codificação pode ser tornar uma terrível dor de cabeça. É pensando em solucionar este problema que o Gusto oferece um teclado personalizado com atalhos.

Durante a edição de um arquivo com um toque na tela você habilitará o teclado virtual, este conta com atalhos especiais pensados para as necessidades dos desenvolvedores web. Utilizando este teclado será muito mais fácil trabalhar com edição de código pois ficarão sempre à vista botões extras com os caracteres mais utilizados pelos desenvolvedores, são eles: < > / ( ) { } [ ] # ‘ “ ;.

Além dos atalhos os desenvolvedores ainda poderão contar com sugestão de código, uma forma conhecida já nos programas para computadores e que também está presente no Gusto, assim, o desenvolvedor não precisará escrever o código completo, ao encontrar a sugestão que busca basta tocar na tela para que o texto seja auto-completado.

Conclusão / Opinião

O iPad oferece recursos essenciais para todo tipo de profissional, devemos saber escolher as melhores opções de aplicativos para que possamos trabalhar de forma adequada com aplicativos que realmente sejam úteis para as tarefas que desejamos realizar. O Gusto é um destes aplicativos que merecem destaque, seu custo ($9,99) não é impeditivo pois continua inferior à muitas opções para outras plataformas, utilizando-o os desenvolvedores web poderão criar e editar os arquivos de seus sites no iPad, o aplicativo possui uma interface fácil de se utilizar além de ser bastante completo.

Gusto
01234 Total de 8 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
133 Downloads até agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *