Hay Day
76 Comentários
iPad
01234

Hay Day

Se você gosta de jogos de simulação no estilo Sim City e FarmVille, você vai gostar do Hay Day. Nele, você se torna um fazendeiro e terá que construir e tomar conta de todos os detalhes de sua fazenda. Ele é parecido com outros jogos deste estilo, mas tem algumas particularidades bem interessantes, como o comércio entre jogadores, como veremos em mais detalhes neste artigo.

Como funciona

Na sua fazenda, você deverá plantar, comprar e cuidar de animais, comprar máquinas e utensílios para produzir comida e outros produtos, vender seus produtos, e várias outras tarefas. Nas primeiras fases, você terá a ajuda de um espantalho, que te guiará para fazer as primeiras plantações, colheitas, comprar os primeiros animais, alimentá-los, colher o que é produzido, usar isso para preparar outros produtos. Tudo isso para você entender como funciona o jogo e como usar a interface.

review do Hay Day No Hay Day, praticamente tudo o que você faz requer um tempo para ser concluído, e este tempo é contado em tempo real. Por exemplo, o trigo demora 2 minutos para poder ser colhido depois de plantado. A abóbora demora 3 horas. Você precisa realmente esperar este período de tempo passar para poder colher o que plantou. Você pode acelerar o processo usando um certo número de diamantes (que variam), mas como eles são difíceis de obter, a melhor opção é esperar mesmo.

Cada vez que você colhe o que plantou, coleta o que os animais produziram ou vende produtos você ganha estrelas azuis. É preciso alcançar um certo número de estrelas para passar de fase. Você verá a quantidade de estrelas que possui e quantas precisa para completar a fase num marcador no topo da tela. Ao entrar em uma nova fase, novos itens são liberados na Loja. Podem ser novos animais, novas plantas, novos enfeites, novas máquinas, etc.

O grande propulsor do Hay Day é o comércio. Para comprar qualquer item da Loja (acessível através do ícone com uma caixa registradora no canto esquerdo inferior da tela), você precisará de dinheiro (moedas). Você deverá vender seus produtos para poder ganhar mais dinheiro e expandir sua fazenda. Para vender seus produtos, você terá várias opções:

  • vendê-los para as pessoas que visitam sua fazenda e pedem produtos específicos;
  • vendê-los a comerciantes locais que enviam seus pedidos para você;
  • vendê-los na sua loja de beira da estrada;
  • anunciá-los no jornal.

Hay Day para iPhoneAlém de vender, você pode também comprar produtos. Você poderá comprá-los de seus vizinhos (se você joga no Facebook ou se integrar a app do iOS com o Facebook, você verá as fazendas de seus amigos que também jogam) e dos anúncios do jornal. Você pode até mesmo comprar produtos e revendê-los, se quiser.

Conforme a fazenda cresce, você precisará de mais espaço para instalar suas máquinas, para os animais e para plantação. Para abrir espaço, você precisará usar ferramentas que você ganha durante o jogo para derrubar árvores, explodir pedras, tapar poças de água. Essas ferramentas não encontram-se à venda na loja, você as ganhará ao longo do jogo. Você poderá também comprá-las de seus vizinhos ou de anúncios no jornal.

Outro item importante no Hay Day são os diamantes. Você ganha diamantes cada vez que passa para a próxima fase e quando ganha conquistas. Você terá que usar os diamantes com muito cuidado, pois são difíceis de conseguir, a menos que você esteja disposto a gastar dinheiro “de verdade” no jogo, pois pacotes de diamantes encontram-se à venda e você poderá comprá-los com seu cartão de crédito. Você pode usar diamantes para acelerar qualquer processo que esteja em andamento, para comprar mais espaços nas filas das máquinas/utensílios e também para comprar peças que faltarem para aumentar o armazenamento do seu celeiro e do seu silo, para poder guardar mais produtos neles.

Um problema que eu percebi, e que vi várias pessoas comentarem sobre ele nas resenhas na AppStore, é que uma certa quantidade de meus diamantes sumiu de repente. Depois de algum tempo eu percebi que o sumiço foi causado por eu ter clicado sem querer num botão para expandir a fila de uma das máquinas. Fiz um teste para confirmar e vi que ele realmente que não pede confirmação, e assim que você clica ele usa os diamantes. Como o espaço da tela do iPhone é pequeno, eu devo ter clicado sem querer no botão para aumentar a fila quando na verdade eu queria simplesmente fechar o painel de detalhes daquela máquina. Portanto, tome cuidado para não clicar sem querer em nenhum dos botões que usa diamantes em troca de algo, pois ele não pedirá confirmação e os usará de imediato.

Conclusão/Opinião

Hay Day para iPadOs gráficos do Hay Day são muito bons, eles tem boa resolução, mesmo com zoom no máximo, e os desenhos são criativos e divertidos. A interface não é tão intuitiva, mas com a ajuda do espantalho no começo do jogo fica fácil aprender a usá-la.

Embora no começo você terá que passar algum tempo esperando as coisas que você coloca para fazer terminarem (como o tempo da colheita, o tempo de preparo de alimentos, etc), conforme a fazenda vai crescendo você tem mais coisas para se ocupar enquanto o tempo passa (como derrubar árvores, checar o jornal para comprar produtos, colocar seus produtos à venda, checar a loja de seus vizinhos, etc).

Com tudo isso, o jogo é bem divertido e prende a atenção. E o melhor de tudo: ele é gratuito. Para instalá-lo, clique no botão Download logo abaixo para baixar o Hay Day para iPhone, iPad e iPod Touch. Você pode também visitar a página do Hay Day no Facebook, que inclui o link para jogá-lo.

Hay Day
01234 Total de 82 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
7128 Downloads até agora

Outras sugestões

Comentar

76 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>