itunesu
Um Comentário
iPad
01234

iTunes U

Um recurso excelente para aprendizado e ainda desconhecido de muitos é o iTunes U. A Apple disponibiliza este serviço de várias formas: através do iTunes (leia este tutorial para mais detalhes), via browser usando Safari, e através de uma app desenvolvida para iOS. Nesta review vamos explorar esta app.

Como funciona

Ao entrar na app, você verá uma estante bem parecida com a do iBooks. Para acessar o catálogo de cursos, clique no botão Catálogo no canto direito superior da tela. A interface do catálago é bem parecida com a da App Store, e ao entrar nele você verá os destaques selecionados pela Apple.

No catálogo você encontrará dois tipos de itens:

  • Cursos: os ícones dos cursos parecem um caderno, com uma espiral do lado esquerdo. Quando estiver em sua biblioteca, o curso te apresentará mais opções, como uma descrição mais completa, incluindo informações sobre o professor/instrutor e um sumário. Você verá a lista de materiais divididos em tópicos e terá a possibilidade de fazer anotações.
  • Coleções: os ícones das coleções são comuns, sem nenhum identificador especial. Eles apenas não contém a espiral. As coleções lembram bastante os podcasts. Quando você abrir uma coleção na sua biblioteca, você terá acesso a uma breve descrição e a lista de materiais (geralmente, gravações em áudio ou vídeo). Você não verá os botões de navegação e demais opções que aparecem para os cursos.

iTunesU - Catálogo

De volta ao catálogo, para a navegação você encontrará na parte inferior da tela os seguintes botões:

  • Charts: aqui você verá a lista dos cursos e coleções mais populares, e também encontrará o botão Gêneros no canto superior esquerdo, que te permitirá navegar nas listas dos cursos mais populares divididos por tema;
  • Navegar: aqui você verá a lista de instituições de ensino que oferecem cursos no iTunes U em ordem alfabética;
  • Busca: como o nome sugere, aqui você poderá fazer buscas por palavras-chave.

Se você fizer uma busca pela palavra “português” você verá os cursos oferecidos em nossa língua. São poucos, mas pode ser que você encontre algum tema que te interesse.

Uma vez que você tenha visto um curso que te interessou no catálogo, basta clicar nele para ver os detalhes. A página do curso ou coleção lembra o layout das páginas das apps. Logo na parte de cima você verá o botão Assinar. Clicando neste botão, ele mudará para Obter Curso. Clicando novamente, este curso será adicionado à sua biblioteca.

iTunesU - exemplo de cursoAinda na página do curso você encontrará também outras informações. Na parte superior, logo abaixo do botão Assinar, você verá as seguintes abas:

  • Detalhes: contém a descrição do curso e a lista de materiais incluídos naquele curso (vídeos, áudio, apostilas, etc);
  • Resenhas: contém as avaliações dos usuários;
  • Relacionados: contém a lista de outros cursos similares ou outros cursos oferecidos pela mesma instituição.

Na lista de materiais na aba de Detalhes você poderá baixar qualquer um dos materiais sem precisar assinar o curso ou coleção, clicando no botão com a seta para baixo que aparece do lado direito de cada item. A assinatura faz com que ele vá para a sua biblioteca, onde você poderá ter acesso a todas as informações, incluindo a lista de materiais para baixar, através da própria biblioteca, sem precisar entrar no catálogo novamente.

No caso das coleções, se você não assinar mas baixar algum dos materiais, quando abrí-la pela biblioteca você verá apenas o item que você baixou. Se quiser assiná-la depois, abra esta coleção na sua biblioteca, clique no título dela, e você verá um painel onde encontrará a opção para ligar a assinatura. Fazendo isso, você passará a ver a lista de todos os materiais e demais informações da coleção.

iTunesU - BibliotecaNa biblioteca é onde você perceberá a diferença entre os cursos e as coleções. Conforme expliquei anteriormente, o curso contém mais opções e está melhor estruturado do que a coleção.

Se você tiver assinado uma coleção e a lista de materiais estiver muito extensa, e você quiser visualizar apenas os materiais que você já baixou, role a página da coleção (entrando nela a partir da sua biblioteca) até o final, onde você encontrará a mensagem Mostrar Somente Itens Transferidos. Clique nesta mensagem para esconder os itens que você não baixou.

Para assistir os cursos é bem simples. Se for uma coleção, basta clicar em um item da lista de materiais, e ele abrirá. Se você não o tiver baixado anteriormente, você assistirá por streaming. Se for um curso, clique na opção Publicações, na parte inferior da tela, ou na opção Materiais, navegue e selecione o item que você quer assistir/ouvir/ler. No caso dos cursos, é preferível fazer isso através de Publicações pois ela mostra a ordem dos itens em relação ao conteúdo do curso, enquanto que em Materiais você verá os itens separados pelo tipo de mídia.

iTunesU - assistindo um cursoNo curso, quando estiver assistindo ou ouvindo algum material, você encontrará um botão na interface, no canto superior direito, que permite que você faça anotações enquanto usa o material. Essa funcionalidade não está disponível para as coleções.

Conclusão/Opinião

Este é um recurso muito proveitoso para quem gosta de aprender. Com a implementação da app dedicada, os recursos do iTunes U melhoraram muito, como a possibilidade de fazer anotações enquanto assiste as aulas.

Além disso, o catálogo é impressionante: muitos cursos nas áreas de conhecimento mais variadas, e muito material de grandes e renomadas universidades e instituições de ensino.

É uma pena que o Brasil ainda está devagar em colocar conteúdo no iTunes U. Mas você encontrará alguns cursos interessantes de universidades de Portugal. E se você fala inglês ou espanhol, aí sim você poderá explorar muito mais, com uma quantidade muito grande de cursos para você assistir.

iTunes U
01234 Total de 3 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
442 Downloads até agora

Outras sugestões

Comentar

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *