kindle
Nenhum Comentário
iPad
01234

Kindle

O Kindle, quando lançado pela Amazon, conseguiu um feito tentado muitas vezes por outras empresas anteriormente sem muito sucesso: alavancar a venda de ebooks, ou livros eletrônicos.

Mas a Amazon não se limitou a vender ebooks apenas para quem possui um Kindle. Ela também desenvolveu apps para várias plataformas que replicam as funcionalidades do Kindle “físico”, permitindo assim que uma gama muito maior de pessoas tenham acesso aos seus ebooks.

Com isso, você pode tornar seu microcomputador, notebook, tablet ou smartphone das plataformas suportadas num leitor de ebooks do Kindle.

Como funciona?

Kindle - tela de entradaAo usar uma app Kindle, você terá praticamente as mesmas funcionalidades do Kindle “físico”:

  • quando você compra um livro na Amazon (as compras são feitas no site da Amazon), em poucos minutos ele estará disponível para download na app;
  • os destaques, marcações, anotações, posição de leitura, tudo isso é sincronizado com os servidores da Amazon, de forma que tudo o que você faz na app em uma plataforma é replicado para as apps nas outras plataformas e também para o Kindle físico, se você o possuir;
  • você pode enviar um arquivo no formato usado pelo Kindle por email para a Amazon (quando você cria seu usuário, você recebe um email exclusivo para isso). Este arquivo fica então disponível para download pelas apps Kindle que você utiliza, nas diversas plataformas, e também fica guardado nos servidores da Amazon. Ou seja, mesmo se você remover o arquivo dentro da app, poderá baixá-lo novamente quando quiser;
  • Kindle - dicionárioassim como o Kindle, a app também oferece um dicionário interno. Basta selecionar uma palavra, e ele mostrará no rodapé um quadro com a definição do dicionário daquela palavra. Note que o dicionário default é da língua inglesa, mas se você abrir um livro em português (ou qualquer uma das demais línguas disponíveis) ele apresentará uma mensagem pedindo para baixar o dicionário para aquela língua;
  • você pode solicitar gratuitamente um trecho de praticamente todos os livros do catálogo da Amazon (até hoje, não vi nenhum livro que não permitisse isso). Geralmente, eles disponibilizam um capítulo inteiro de graça. Você pode começar a ler para ver se gosta mesmo do livro antes de comprá-lo;
  • a Amazon disponibiliza uma página onde você encontrará todos os trechos que você destacou em todos os livros que leu no Kindle ou nas apps. Assim, fica mais fácil ainda você encontrar as citações que mais gostou de qualquer livro que leu.

Você encontrará também várias funcionalidades que ajudam a leitura de um ebook:

  • Kindle - busca por palavrasfunções de fácil acesso para destacar trechos do texto, procurar palavras no dicionário interno, compartilhar trechos nas redes sociais (Facebook e Twitter), colocar marcadores nas páginas;
  • barra de progresso na parte inferior da tela, que permite saltar rapidamente a qualquer “página” do livro;
  • menu de navegação que permite acesso aos trechos destacados e às marcações com apenas alguns toques;
  • função de busca que permite procurar palavras no livro todo;
  • quatro opções de fontes (eu gostaria de ver mais opções, embora estas são muito boas para leitura), sendo possível também modificar o tamanho das mesmas;
  • três opções de cor de tema (conjunto de cor fundo e da fonte), incluindo uma opção com fundo escuro, que permite melhor leitura em ambientes escuros (à noite com a luz apagada, por exemplo).

Quer experimentar?

Você pode testar a app Kindle sem gastar um centavo.

Kindle - com fundo escuroPrimeiro, você precisa criar um usuário na Amazon (caso não possua) e cadastrar seu cartão de crédito internacional.

Depois, basta instalar a app, fazer o login com o usuário que você criou, e pronto: a partir daí, qualquer livro que você comprar estará disponível para download na app que você estiver usando em qualquer plataforma.

E para começar, você pode “comprar” um livro gratuito. Na verdade, existem inúmeros títulos gratuitos e é comum encontrar excelentes promoções em títulos mais conhecidos.

Se quiser procurar por títulos em português, acesse a loja de ebooks do Kindle e faça uma busca pelas palavras “portuguese edition” (com as aspas). Você encontrará vários títulos, incluindo alguns clássicos da literatura gratuitos.

Conclusão/Opinião

A app Kindle é uma das melhores disponíveis atualmente para leitura de ebooks, não só pelas características da app em si, mas também por utilizar toda a estrutura que a Amazon criou para dar suporte ao seu produto de maior sucesso, o Kindle.

Kindle - sincronismoA facilidade de poder começar uma leitura no meu iPad, parar e depois continuar do ponto onde parei no meu iPhone, com visualização imediata de todas as anotações, destaques e marcações que eu fiz, é uma das coisas que eu mais valorizo nesta app.

Se você lê textos na língua inglesa, encontrará uma gama enorme de livros, incluindo quase todos os grandes lançamentos, títulos e autores de destaque.

Se você prefere ler textos em português, o número de títulos ainda é pequeno. Na minha opinião, essa é a maior desvantagem desta app.

Mas a Amazon está atualmente negociando com editoras brasileiras para entrar em nosso mercado. Vamos torcer para que eles entrem em acordo logo para podermos passar a usufruir de todas as facilidades do Kindle com muito mais títulos em nossa língua.

Kindle
01234 Total de 33 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
740 Downloads até agora

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *