mapsplus
Nenhum Comentário
iPad
01234

Maps+

Com a atualização do iOS versão 6, a app Google Maps que vinha com o sistema operacional nas versões anteriores foi removida.

Isso fez com que os usuários saíssem à busca de outras apps que oferecessem os mapas e funcionalidades similares à app Google Maps, como é caso da app Maps+.

Como funciona

A Maps+ é uma app gratuita. No entanto, é importante ressaltar que ela possui algumas limitações que são liberadas apenas com uma compra dentro da app. Veja a lista de limitações da versão gratuita na descrição oficial da app, no link de download (esta informação pode mudar a critério do desenvolvedor).

Maps+ customizando a interfaceEsta app utiliza os mapas do Google, e assim como a Google Maps ela oferece a visualização destes mapas nos modos padrão, satélite, híbrido e terreno. E assim como a Google Maps, ela precisa de acesso à Internet para fornecer os mapas e demais informações.

Para acessar as funcionalidades disponíveis, a app tem botões na tela que dão acesso às funções de busca, posicionamento no local onde você está, traçado de rotas e configurações.

Ela também apresenta um botão com reticências (…) no canto inferior direito que dá acesso a um menu com mais funcionalidades além daquelas cujos botões encontram-se na tela principal da app.

Neste mesmo painel, você encontra um botão Edit que permite editar a interface, movendo os botões de lugar, acrescentando outros botões ou removendo botões da tela principal, onde você visualiza os mapas. Dessa forma, você pode posicionar os botões como preferir, colocando aqueles que você mais usa e pode escolher o local na tela que for mais conveniente para você.

Usando o Maps+

Maps+ com duas opções de rotaPara traçar uma rota, basta clicar no botão de rotas (no canto superior esquerdo da tela), e em seguida você pode simplesmente buscar um endereço (incluindo dos Contatos) ou um nome de empresa ou local, e a app traçará a rota a partir do local onde você se encontra.

Você pode também, dentro do modo de rota, posicionar pins (alfinetes, como no Google Maps) e traçar uma rota passando por eles. Isso é bastante útil se você quer passar em pelo menos um local antes de chegar ao destino final. Na versão gratuita, você pode ter até 2 pontos intermediários na rota.

Quando há mais de uma sugestão de caminho, você verá as duas opções no mapa, o trecho alternativo em cor diferente. Para selecionar a rota alternativa, basta tocar em qualquer ponto dela.

Maps+ mostrando instruçõesSe você quiser ver as instruções da rota, basta clicar nas setas que aparecem nos cantos abaixo  do campo de busca e das informações do trajeto (distância, tempo estimado e dados do mapa).

A opção de rota por bicicleta não está disponível para o Brasil, nem na versão paga. Temos disponíveis as opções de rota com carro e a pé. Eu senti falta da opção de rota por transporte público.

Outra funcionalidade interessante é o alarme de proximidade. Você marca um local com um pin, e define a distância desejada. Assim que você entrar naquele espaço, o alarme disparará. Note que na versão gratuita, você pode usar um único alarme.

A app também oferece uma função de gravação da rota, onde ela marca e guarda o trajeto que você faz enquanto se desloca. A gravação está limitada na versão gratuita a 2km.

Conclusão/Opinião

Maps+ mostrando rota com vários pontosQuando esta review foi escrita, a app não possuía interface em português. No entanto, como ela utiliza os dados do Google, as instruções da rota aparecem em português. Mesmo assim, isso pode ser um ponto de dificuldade para os usuários que tem dificuldades com a língua inglesa.

E lembre-se que, como esta app necessita de acesso à Internet para funcionar, isso pode trazer dois problemas. Primeiro, lentidão para obter os dados (isso pode te atrapalhar se você estiver dirigindo e esperando as informações, por exemplo). Segundo, usar esta app pode demandar bastante do seu plano de dados. Fique atento.

Na minha opinião, uma grande vantagem desta app é a customização da interface, onde você coloca os botões que quiser onde quiser, de forma a torná-la muito mais fácil de navegar de acordo com as suas necessidades.

Em suma, esta app é uma ótima opção para o usuário que procura algo similar à app Google Maps, e ainda fornece algumas funcionalidades a mais.

Maps+
01234 Total de 18 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
524 Downloads até agora

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *