My Penguin
45 Comentários
iPad
01234

My Penguin

A Disney, que já lançou vários jogos populares para dispositivos móveis, como o Where’s My Water?, traz agora para o iPad o My Penguin, que desde seu recente lançamento tem estado na lista das apps mais baixadas na AppStore. O My Penguin é um jogo que faz par com o mundo virtual Club Penguin, também criado pela Disney, que oferece jogos e interação entre os jogadores.

No Club Penguin, cada jogador cria o seu pinguim customizado, podendo comprar acessórios para ele (usando as moedas do jogo) e adotar bichos de estimação. A ideia é trazida para o My Penguin, onde o jogador pode utilizar o mesmo usuário que já possui no Club Penguin, ou poderá criar um novo na própria app.

Como funciona o My Penguin

O My Penguin traz na verdade cinco jogos dentro do mesmo aplicativo. Quatro já estão disponíveis, o quinto jogo está prometido para breve. Os jogos são bem variados, como veremos a seguir.

My Penguin como jogar

Em Pufflescape, o cenário são cavernas de gelo, com poços de água, plataformas, e uma saída. Neste cenário, você controla o puffle, que é um bichinho peludo, e ele está dentro de uma bola de gelo. Por isso, ele consegue deslizar facilmente sobre o gelo e flutuar na água. Você controla o puffle para a direita e para a esquerda somente, mas você também controla objetos “soltos” no cenário, e poderá posicioná-los onde quiser.

O objetivo é pegar a chave, que abrirá a porta da saída, e também os anéis que estão espalhados em vários pontos do cenário. Para isso, você precisará impulsionar o puffle para que ele possa saltar, ou usar os objetos do cenário para que ele alcance cada um dos elementos que você precisa coletar. Basta apenas a chave para abrir a porta de saída, mas o ideal é pegar todos os anéis para ganhar mais pontos.

My Penguin dicas de jogo

Em Puffle Rescue, você controlará um pinguim que deverá atravessar o cenário e chegar até o puffle, pegá-lo, e trazê-lo de volta. Nesta primeira versão do jogo, ele possui dois cenários. Um contém rios de gelo, que o pinguim precisa atravessar pulado de um bloco de gelo para outro. Os blocos se deslocam em direção oposta, então você precisa calcular bem para fazer o movimento para que o pinguim passe de um bloco para outro no momento certo, senão ele cairá no rio gelado. Conforme você avança nas fases, novos elementos são acrescentados, como um tubarão que vai devorando blocos de gelo.

O outro cenário disponível é em minas (de mineração), onde o pinguim terá que atravessar trilhos, pulando de um carrinho para outro, que também se deslocam em direções opostas, mas em maior velocidade. Para vencer o desafio, é preciso atravessar o cenário, chegar até onde o puffle está esperando, pegá-lo, e voltar até o ponto de partida.

My Penguin - Puffle Rescue

Em Puffle Roundup, você está num campo e terá que levar os puffles que estão espalhados para o curral, como se fossem ovelhas. Você tem que tocar na tela para fazer os puffles se movimentarem, mas ao tocar neles eles saltam para o lado. Então você precisa tocar em pontos próximos a eles, para que eles saltem na direção que você quer que eles vão. Você não pode deixar que eles se afastem e passem do topo da montanha, ou estarão perdidos (e no jogo você perde uma vida). Junte todos os puffles dentro do curral o mais rápido possível para vencer cada fase.

My Penguin - Puffle Roundup

Em Ice Fishing, você terá um pescador que pesca por um buraco no gelo. Abaixo dele, passam os peixes que ele precisa pescar. Ele coloca pelo buraco no gelo a linha com a isca para pescar. Você controla o movimento da linha para cima e para baixo. Para pescar um peixe, é preciso colocar a isca na direção da boca dele, para que ele a pegue quando passar nadando. Uma vez fisgado, é preciso puxar o peixe para cima e dar um clique nele para tirá-lo da linha e continuar a pescaria.

Além dos peixes, há vários outros objetos e animais que passam pelas águas geladas abaixo do pescador. Por exemplo, você verá barris e sapatos, que atrapalham a pescaria; águas vivas, que eletrocutam a linha do pescador e matam a isca (aí perde-se uma vida), caranguejos que tentam cortar a linha do pescador (se conseguirem, perde-se uma vida), dentre outros.

My Penguin - Ice Fishing

O quinto jogo ainda não está disponível. Mas há um outro jogo “oculto”, além destes que eu mencionei. Basta tocar no sushi que está ao lado do pinguim na tela principal. Você verá um jogo onde você joga um pedaço de sushi no lago, e ele vai caindo dentre os pedaços de gelo até o fundo. Se ele cair na boca de uma ostra, você ganhará moedas. Mas para jogar, você precisa ter sushis, e você só ganha mais uma vez por dia. É uma estratégia para garantir que o jogador use a app diariamente.

Você pode jogar estes jogos sem ter que criar um usuário. Mas além dos jogos, há outras opções que só ficam disponíveis depois que o usuário é criado. Há a loja, onde o jogador pode comprar uma série de acessórios para o seu pinguim, com moedas ganhas no jogo; há painéis de customização do pinguim, para usar os acessórios comprados; há o painel social, para encontrar amigos jogadores; há o blog; e por fim há a seção de vídeos, onde estão disponíveis várias animações relacionadas ao Club Penguin.

Conclusão/opinião

Os quatro jogos atualmente disponíveis no My Penguin são bem variados, e percebe-se a intenção da Disney em atingir um público diferente com cada jogo, pois alguns são mais simples, outros são mais complexos, e a forma de jogar varia bastante. E com essa variedade, é possível que a Disney consiga de fato atingir um público ainda maior.

Na minha opinião, o maior problema atual deste jogo é que ele não está disponível em português, então pode ser que os mais jovens precisem da ajuda dos pais para fazer as configurações iniciais, criar o seu pinguim e entender como funciona cada jogo.

My Penguin
01234 Total de 365 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
4088 Downloads até agora

Outras sugestões

Comentar

45 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *