3 Comentários
iPad
01234

Penultimate

O teclado virtual do iPad é muito prático, muitos usuários estão conforme com o potencial dele e realmente satisfeitos com as anotações que realizam utilizando os aplicativos de processamento de texto, porém, muitas vezes somente digitar não é o suficiente e por isso muitos usuários estão adotando aplicativos que permitem a utilização de canetas Stylus (especiais para escrita na tela táctil) ou até mesmo a ponta dos dedos. É muito importante fazer a escolha de uma boa caneta, mas também é importantíssimo escolher um aplicativo que permita a criatividade fluir e que os traços sejam perfeitos.

Quando se utiliza o iPad na escola, faculdade ou até mesmo no trabalho é necessário realizar anotações diferentes, explorar ainda mais a utilidade do iPad além do texto, dependendo da matéria precisamos desenhar tabelas, fazer anotações e muito mais.

O Penultimate é o aplicativo mais vendido da App Store para escrita à mão livre na tela do iPad, não é por menos, Amostraele permite que você utilize seu tablet como um completo caderno, com folhas, pastas e ainda possui tecnologia de proteção de punhos, ou seja, você pode apoiar a mão na tela sem que isso comprometa a escrita.

Funções em destaque:

  • Intuitivo
  • Suporte à imagens
  • Organização em cadernos
  • Tecnologia de proteção de punhos
  • Traços realistas
  • Backup no iTunes
  • Espelhamento via cabo VGA
  • Papelaria (compra de acessórios)

Usando o Penultimate

Ao abrir o Penultimate por primeira vez você receberá uma mensagem de boas vindas e poderá realizar um ‘tour’ para conhecer as principais funções, o aplicativo é muito fácil de usar e rapidamente você está realizando seus primeiros esboços e anotações.

Uma das funções mais interessantes do aplicativo é a conectividade com o Evernote, aplicativo gratuito e do mesmo desenvolvedor que permite tomar notas com teclado virtual, fotos e voz, ambos se complementam.

Configure a conectividade com o Evernote
Configurações do PenultimateUma das primeiras coisas que recomendo um usuário do Penultimate fazer é linkar sua conta com a do Evernote, isso fará com que os dois aplicativos funcionem juntos para realizar essa tarefa toque no ícone da engrenagem que se encontra no lado extremo direito do aplicativo, lá encontrará Evernote e depois ‘Vincular à conta do Evernote’. Você poderá configurar também qual será o bloco de notas que receberá as imagens criadas no Penultimate, essa configuração é opcional.

Além da sincronização com o Evernote você também pode optar pela sincronização com o Dropbox, o conhecidíssimo serviço de armazenamento na nuvem que oferece 2GB gratuitos para todos os usuários. Com o Dropbox você terá seus cadernos guardados automaticamente sem qualquer esforço. Basta inserir seus dados e aceitar a sincronização, após habilite o botão Backup automático, também poderá escolher a pasta onde serão armazenadas suas notas.

Posicao do punhoLigue a Proteção de Punhos
Logo de ter a conta vinculada ao Evernote, o segundo passo é ativar a Proteção de Punhos, o aplicativo sugere que você desabilite os gestos multitarefas para que ela funcione corretamente, o passo-a-passo é o seguinte:

  • Vá para a tela inicial;
  • Abra os Ajustes;
  • Toque em Geral;
  • Desative os Gestos Multitarefa;

No Penultimate toque na engrenagem, ative a proteção de punhos, configure a Posição do Punho.

Crie novos Cadernos
Você poderá criar novos cadernos tocando no botão Caderno novo, que se encontra no topo do lado esquerdo do aplicativo, uma página em branco será aberta, para adicionar novas páginas basta que você toque no canto inferior direito (ponta da página), para voltar à página anterior você deverá tocar exatamente na ponta do outro lado.

O Penultimate permite o uso de várias cores, entre elas estão: branco, cinza claro, violeta, laranja, amarelo, preto, cinza escuro, azul, verde e vermelho. Também poderá escolher entre três espessuras: fino, médio e grosso. Ambas opções se encontram ao tocar e manter pressionado o botão ‘caneta’ na barra de ferramentas. Na mesma barra se encontram a borracha, a ferramenta de recortar e mover (tesoura) e também o botão de limpar página.

Na barra superior são encontradas as seguintes opções: desfazer e refazer, nome do caderno (toque e mantenha o dedo para renomear), tipo do papel (gráfico, pautado, simples e papelaria para comprar novos modelos de papel), adicionar imagem da biblioteca, configurações e compartilhar (e-mail, outros aplicativos e imprimir).

Ao tocar em Meus Cadernos você volta à tela inicial, lá poderá ver todos os cadernos que você criou para navegar entre os cadernos basta deslizar para os lados, também na tela inicial é possível duplicar o caderno, compartilhar ou excluí-lo.

Conclusão / Opinião

O Penultimate é um dos aplicativos para realizar notas à mão livre mais completos e econômicos do mercado ($0,99), ele não é o aplicativo ideal para artistas mas sim excelente para profissionais que desejam realizar esboços e anotações, para estudantes que desejam documentar suas aulas de forma facilitada. Criar tabelas, gráficos, desenhos, entre outros será muito mais produtivo utilizando este aplicativo. Utilizado em companhia do Evernote você estará apto a documentar com texto, voz e desenho à mão livre.

Penultimate
01234 Total de 19 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
812 Downloads até agora

Outras sugestões

Comentar

3 Comentários

  • Zoltan Bergmann disse:

    Aplicativo muito bom; aposentei o caderno de apontamentos que portava nas visitas a clientes. Só falta o gravador de voz para ser perfeito.

  • marcelo disse:

    Baixei hoje e não aparece a engrenagem, ou botão de configuração, é alguma atualização que perdeu isso? Diz ser grátis na app store. Tem como pagar alguma versão premium pra ter essa opção?

    • Cris Ferreira disse:

      Marcelo, o Penultimate foi comprado pela empresa Evernote, e agora é um software gratuito (não tem versão premium, apenas a assinatura do Evernote é que pode ser premium). Depois disso, houveram de fato algumas mudanças no software. Para encontrar as configurações que antes ficavam no ícone da engrenagem, basta clicar no seu nome no canto superior esquerdo da tela, você verá ali as opções que procura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *