solarwalk
Nenhum Comentário
iPad
01234

Solar Walk

O grande desafio de uma app educativa é atrair a atenção do usuário, fazendo com que ele queira explorar o tema que a app se propõe a apresentar, e que ele aprenda e se divirta ao mesmo tempo.

No caso da Solar Walk, ela faz exatamente o que o nome sugere: te leva para um passeio pelo Sistema Solar. E neste passeio você tem a chance de aprender e de se divertir navegando pelos planetas, estrelas, cometas e outros corpos celestes.

Como funciona

Quando você entra na app, ela te posiciona em frente ao planeta Terra, com o Sol ao fundo. A partir daí, você pode começar a navegar usando multi-gestures, ou seja, arrastando, girando com dois dedos, dando zoom ou afastando a imagem. Para quem está acostumado com a interface do iOS, a navegação torna-se intuitiva.

E ao navegar, é como se você estivesse olhando para o Sistema Solar por uma janela, principalmente nos dispositivos com retina display.

Solar Walk - mostrando informações sobre o SolSe você vir um corpo celeste identificado com um nome e quiser dar foco nele, não importa se ele esteja “distante” (ou seja, bem pequeno na tela), basta dar um toque nele. Você então é levado num zoom para bem pertinho dele.

Com o corpo celeste em foco, você verá o nome dele na parte inferior da tela, com um botão de informação (um ícone com a letra “i”). Clicando neste botão de informação, você terá um menu com muito mais detalhes para você explorar. Você poderá ler informações e curiosidades, ver fotos, ver a estrutura interna, dentre outras opções.

Outra forma de localizar um corpo celeste é através do botão de busca. Ele apresenta uma lista bem extensa, incluindo planetas, estrelas, cometas, asteróides e até mesmo satélites artificiais, e permite que você selecione um item da lista ou digite o nome para procurar.

Outra ferramenta muito interessante é o relógio que a app mostra com data e hora no canto direito da tela. Mas não é só isso. Você pode clicar em qualquer um dos campos (ano, mês, dia, hora ou minuto) e mudar o valor girando o controle que aparece do lado direito da tela, como se estivesse “navegando no tempo”. Você vê a posição dos corpos celestes mudando, os satélites girando, os planetas girando em torno do Sol.

Solar Walk - Planeta TerraSe você girar o controle com um movimento de arraste rápido, ele continuará girando e você verá os corpos celestes se movimentando como num filme.

As imagens são impressionantes. Por exemplo, se você se aproximar do Sol, você verá as explosões solares, em imagens muito realistas.

Além disso, se você tiver por aí um daqueles óculos 3D com lentes azul e vermelha, você pode selecionar o modo 3D de exibição no menu Settings e com os óculos você passará a ver tudo isso em 3D!

Custo

Dependendo de quando você esteja lendo esta review, talvez dê tempo de obter esta app gratuitamente. Ela foi escolhida como a app da semana na App Store na terceira semana de outubro de 2012. Clique no link de download ao final desta review e veja se ainda dá tempo.

Mas se você não conseguiu pegar a promoção, e quiser testar antes de investir, você pode experimentar gratuitamente a app Solar Walk – Saturn, que tem as mesmas funcionalidades, mas te deixa explorar apenas o planeta Saturno. Isso é bem pouco perto de tudo o que a app paga oferece, mas pode te ajudar a ter uma ideia de como ela funciona.

Conclusão/Opinião

Solar Walk - Satélite artificialEu sempre gostei de astronomia (não confundir com astrologia), e esta app me conquistou. A interface dela é excelente, dando uma sensação real de que estamos navegando pelo Sistema Solar.

O único porém que eu citaria é a falta de tradução para o português, pois a app é toda em inglês. Mas isso não te impede de navegar, ver as fotos, vídeos e explorar os corpos celestes. Mas se você consegue ler bem em inglês, irá com certeza aproveitar muito mais.

Quem estuda ou gosta de astronomia ou para quem gostaria de explorar o Sistema Solar, não pode deixar de experimentar esta app. Ela vale a pena.

Solar Walk
01234 Total de 51 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
358 Downloads até agora

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *