theearlyedition
Nenhum Comentário
iPad
01234

The Early Edition 2

O The Early Edition 2 é provavelmente um dos melhores clientes para leitura de feeds RSS já lançados para o iPad, ele possui uma forma muito funcional de apresentar os posts de seus sites favoritos. Tem por objetivo juntar todas as informações publicadas nos blogs que você segue em um só lugar, formando assim um jornal personalizado com seus gostos e seus interesses.

Um dos grandes diferenciais do The Early Edition 2 é o trabalho gráfico de primeira linha que os desenvolvedores fizeram, ele tem um visual agradável, mostra os posts e imagens de forma atraente e a leitura dos conteúdos não se torna cansativa. Permite sincronização com o Google Reader e também compartilhar seus interesses nas redes sociais, uma opção muito elegante de ler e dividir com seus amigos tudo o que você gosta!

Como trabalha com feeds RSS você encontrará nele as características necessárias para ficar bem informado e acompanhar seus blogs e portais favoritos sem perder nenhum detalhe, ele permite que você designe ‘estrela’ para os conteúdos preferidos, marque um texto como lido ou como não lido e também inclua numa lista de leitura posterior.

Usando o The Early Edition 2

Ao terminar o download e instalação do The Early Edition 2, disponível na App Store da Apple você deverá tocar no ícone do App, localizado em sua tela inicial. A primeira opção ao entrar no aplicativo será de trabalhar independente (base de dados local) ou sincronizar com o Google Reader e gerir seus feeds pelo serviço do buscador.

pagina inicial e menu Logo será feita uma carga inicial onde o aplicativo irá baixar toda a informação necessária para montar seu primeiro jornal personalizado, esse processo pode demorar mais ou menos dependendo da velocidade de sua conexão a internet. Finalizado o processo você verá a capa de seu jornal, contendo as últimas notícias e também um índice de seções ou tópicos.

Para visualizar a barra de ferramentas que possui diversas funções de interação com o aplicativo você deverá deslizar seu dedo de cima para baixo no meio da tela. Lá você encontrará opções como a “Manage” (gerenciar em inglês), que lhe oferece controle total dos feeds, nele você poderá configurar as fontes e as seções, atribuir estilos, pré-visualizar e também escolher seus favoritos.

passar paginaApós terminar de configurar sua conta do Google Reader (ou adicionar manualmente os feeds) você terá em suas mãos um completo e personalizado jornal em grande estilo, a qualidade gráfica e a usabilidade do aplicativo impressionam, por exemplo: para passar de página você usará o já consagrado “swipe” (deslizar o dado como no papel comum), já para saltar de seção (trocar de assunto digamos) você deverá fazer o gesto “swipe” com três dedos na tela. Se você posicionar o iPad na vertical ele apresenta somente uma página do jornal, caso coloque seu iPad na posição horizontal verá duas páginas lado a lado.

Para visualizar uma entrada completa do feed você deverá tocar uma vez sobre o texto que se encontra na descrição de cada post, dessa forma tudo ficará em segundo plano, dando evidência ao post escolhido. Se quiser visualizar alguma imagem poderá tocar nela e visualizará uma galeria completa com todas as fotos do post em questão, deslize para cima e para baixo para alternar entre elas, se desejar navegar entre as fotos de diferentes posts poderá deslizar para a esquerda e para a direita.

Você também possui a sua disposição uma barra de navegação com todos os feeds separados por nome ou categoria, para mostrá-la deverá deslizar dois dedos da esquerda para a direita, dessa forma terá várias novas funções ao seu alcance.

Outra opção que é oferecida no The Early Edition 2 são os menus contextuais. Para vê-los deverá tocar e manter pressionado seu dedo no título da seção, será apresentado um compacto menu com atalhos para as ações mais utilizadas (compartilhar, configurar, designar estrela e marcar como não lido). Para mostrar o mesmo menu em imagens toque e mantenha o dedo sobre uma foto.

Um extra interessante é a integração com o serviço Readability, após realizar login com sua conta poderá visualizar sua lista de leitura simplesmente fazendo um movimento de deslizar seu dedo de baixo para cima na tela do iPad. Dentro de um artigo você também poderá ativar o modo de leitura do Readability (toque no botão ‘sofá’) que basicamente traz mais informações do que os feeds simples, algumas delas são informações sobre o autor, eliminação dos banners para feeds, etc.

Você poderá sempre que desejar classificar um post como favorito e adicionar uma estrela para ele (botão compartilhar > Star), todos estes posts “destacados” ficarão guardados numa estante especial, basta também deslizar de baixo para cima e terá acesso à eles (aba de Clippings).

Se gosta de contar com sugestões de interessantes fornecedores de feeds se surpreenderá com uma prateleira cheia de grandes autores e assuntos interessantes, para ter acesso à ela você deverá realizar um movimento de giro com dois dedos, a imagem demonstra exatamente como realizar essa tarefa. Estes feeds estão categorizados e alguns deles são: Arte, Entretenimento, Fotografia, Tecnologia, Viagens e mais.

No painel de configurações você encontrará muitas opções de personalização, a primeira delas é a pré-carga das imagens, ou seja, você pode optar por carregar somente texto (menor tráfego de dados) ou incluir juntamente da sincronização também as imagens (mais demorado). Se você quiser restringir o download das imagens somente na rede 3G para economizar seu pacote de internet também poderá fazer essa escolha.

Ainda nas configurações você pode configurar as opções de compartilhamento para as seguintes redes sociais e serviços:
compartilhando no twitter

  • Twitter;
  • Instapaper;
  • Facebook;
  • Delicious;
  • ReadItLater;
  • Readability;
  • Pinterest;
  • Evernote;

Entre muitas outras opções de personalização o The Early Edition 2 ainda permite que você escolha a frequência em que o jornal conterá imagens, a disposição dos artigos que o compõe e também o tamanho do cachê (armazenamento local) em dias.

Conclusão / Opinião

O The Early Edition 2 é para o usuário do iPad a melhor opção de leitura de feeds RSS no formato jornal, oferece uma interface contagiante e ao mesmo tempo muito fácil de usar, você terá sua leitura de forma confortável e ainda poderá compartilhar tudo com seus amigos nas redes sociais.

Ter todos seus blogs num formato de jornal personalizado em seu iPad é uma excelente forma de fomentar o hábito da leitura diária, baixe o The Early Edition 2 e não perca mais nenhuma novidade de seus sites e blogs favoritos.

The Early Edition 2
01234 Total de 15 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
809 Downloads até agora

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *