weatherchannel
Nenhum Comentário
iPad
01234

The Weather Channel

Obter informações sobre o clima atual e a previsão para os próximos dias é fundamental para qualquer tipo de planejamento, seja ele a curto prazo, como vestir uma roupa mais fresca ou sair mais abrigado para o trabalho, como também para o planejamento de suas férias, fazer sol ou chuva na praia pode mudar completamente sua experiência.

Misteriosamente a Apple não incluiu ainda no iOS do iPad o programa nativo Tempo, existente desde a primeira versão no iPhone, o aplicativo Tempo é bastante interessante e rápido de ser acessado, inclusive está presente na Central de Notificações desde o lançamento do iOS 5.

Na falta do App nativo, encontramos muitas soluções alternativas mas é preciso separar o joio do trigo, o App The Weather Channel é para mim a melhor opção, acompanhe esta resenha e saberá o porquê.

Usando o The Weather Channel

Este aplicativo possui muitas funcionalidades, tempo atual, previsão estendida para até 10 dias, tempo de hora em hora, possibilidades de chuvas, máximas e mínimas, enfim, informação é o que não falta nele. Além destas informações importantes ele ainda oferece vídeos e informações, porém estão em inglês e não serão o foco desta resenha. Vou limitar aos recursos de interesse geral e que estão em nosso idioma, são eles as previsões do tempo e os mapas de nuvens e chuvas.

Tela inicial do The Weather Channel para iPadTela inicial:
A tela inicial do The Weather Channel mostra imediatamente o clima atual, previsão para a noite e seguidamente os próximos dias do calendário com mínimas e máximas além da possibilidade de chuvas.

O interessante é que o aplicativo é bastante bem ilustrado e cada dia apresenta uma imagem de fácil entendimento.

Deslize da direita para a esquerda para poder visualizar os próximos dias, você alcançará a visualização de até 10 dias, todas elas com informações detalhadas do clima.

Informação do dia seguinte no The Weather Channel para iPadInformação de amanhã:
Ao tocar sobre o ícone do dia seguinte você poderá receber dezenas de informações sobre o clima naquele dia.

Há uma pequena descrição do dia e da noite, nascer do sol, pôr-do-sol, e também o clima de hora em hora com a condição, temperatura, sensação térmica, possibilidade de chuva, umidade e também velocidade dos ventos.

O grande destaque desta vista é a descrição detalhada de como será o clima no dia seguinte, veja um exemplo: “Chuva e trovoada, máxima de 24º C. Ventos SO de 10 a 15 km/h. Possibilidade de chuva, cerca de 6mm.”

Previsão dos próximos dias no The Weather Channel para iPadInformação acerca de um dia específico:
Se você busca informação sobre os seguintes dias também obterá tocando sobre o ícone do dia escolhido, lá você encontra informação sobre a mínima e máxima, possibilidade de chuva, umidade, ventos e nascer e pôr-do-sol.

O cuidado gráfico é tamanho que todas as informações são mostradas de forma agradável e fácil de entender, um bom exemplo de informação desta visualização é “Chuva, máximas de 18 a 20ºC e mínimas de 12 a 14ºC”. Saber a hora em que o dia vai amanhecer ou vai cair a noite também é muito interessante.

Modo paisagem do The Weather Channel para iPadModo paisagem:
O painel do aplicativo se colocado em modo horizontal apresenta animações muito interessantes de acordo com o clima atual, há animações para todos os tipos de clima, chuva, sol, noite, neve, frio, nublado, céu claro, etc.

Os desenvolvedores capricharam, para acessar o painel completo basta tocar uma vez no clima atual. Neste painel também são exibidas informações completas sobre o clima atual: sensação térmica, ventos, umidade, ponto de orvalho, nível de UV, visibilidade, nascer e por do sol.

Mapas:
Um recurso bastante bacana mas que não está disponível para todas as regiões são os Mapas (Maps). Fazê-lo funcionar é bastante simples, basta você tocar no botão Map Layers (situado no topo do lado Mapa de nuvens no The Weather Channel para iPaddireito) e escolher o modo desejado, no exemplo uso o modo Clouds para visualizar a evolução das nuvens na área de meu interesse (Blumenau – SC).

Logo após selecionar e esperar as nuvens carregarem você deve tocar no botão Play (primeiro ícone da esquerda) para visualizar a evolução das nuvens. Elas estarão em movimento na tela mostrando a passagem delas, dessa forma você poderá entender se há ou não previsão de chuva pesada, passageira ou se o céu está aberto.

Existem também outros modos, disponíveis de acordo com cada região, são eles:

  • Radar;
  • Clouds;
  • Radar & Clouds;
  • Temperature;
  • Feels Like;
  • UV Index;
  • 24 HR Rain;
  • 24 HR Snow;

Conclusão / Opinião

O iPad é um dispositivo fantástico, é muito comum os usuários utilizarem ele todas as manhãs enquanto tomam seus cafés para ficarem antenados com as notícias do dia, abrem o jornal, visualizam suas redes sociais e por que não se manterem informados sobre o tempo? A tela enorme de 10 polegadas é fantástica para navegar e visualizar as curiosas informações meteorológicas. Planejar uma viagem com este aplicativo é muito mais inteligente, se vai à praia no final de semana, melhor saber se vai chover. O The Weather Channel é gratuito na App Store, baixe já.

The Weather Channel
01234 Total de 43 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
621 Downloads até agora

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *