2 Comentários
iPad
01234

WordPress

Atualmente milhares e milhares de pessoas possuem um blog, todos os dias no Brasil milhares de blogs são colocados no ar. Apesar da maioria não passar dos 3 meses por uma série de fatores, os poucos que ficam são o bastante para fazer de um aplicativo como este muito útil. O app WordPress serve muito bem a quem tem um blog, seja ele no worpress.com (grátis) ou wordpress.org (precisa comprar domínio e hospedagem). Claro que alguns recursos acabam faltando, mas os que estão disponíveis já servem muito bem para quem deseja gerenciar um projeto online de qualquer lugar, bastante ter uma rede wi-fi disponível. Vejamos então o que esta fantástico aplicativo nos permite fazer.

Como funciona o WordPress App

O aplicativo desenvolvido pela Automattic roda perfeitamente em qualquer aparelho IOS, até no novo Ipad e nos Iphones da vida. Apesar de não possuir alguns recursos presentes no WordPress comum, ele serve muito bem para gerenciar blogs, responder comentários, adicionar postagens e muito mais. Ele funciona com blogs hospedados no WordPress.com assim com os blogs auto-hospedados no serviço, desde que você tenha habilitado os serviços XML-RPC (em Settings -> Writing no painel do WordPress).

Ao instalar o app ele vai pedir que insira um blog. Para isso preencha os campos pedidos com a url do seu blog, seu user e sua senha de acesso ao painel de controle. Depois do blog instalado você verá uma série de opções na lateral esquerda. É a partir desse menu que você vai fazer todo gerenciamento do seu blog. Lembrando que você pode ter quantos blogs necessitar, para adicionar mais, clique me “Opções” > “Adiconar um blog” > preencha.

Opções de Menu

Vamos então descobrir o que cada parte do menu faz. De cima para baixo:

app wordpress

  • Entradas: Aqui você poderá ver a lista de artigos do seu projeto. Os que forem rascunhos terão a palavra “rascunho” escrita do lado direito. Para editar algum dos artigos é só clicar sobre ele.
  • Páginas: A lista com todas as páginas criadas no seu blog. Para editar basta dar um clique sobre as mesmas.
  • Comentários: Lista com os últimos comentários do projeto. Para responder é só clicar sobre ele e escolher a opção de responder. Fácil e rápido.
  • Estatísticas: Para ter as estatísticas do blog aqui você vai precisar ter uma conta no Jetpack. No próprio app tem instruções de como o fazer.
  • Ver site: Ao escolher essa opções você visualiza o blog no mesmo momento sem sair da área do painel de controle do aplicativo.
  • Painel: Se você pretende mexer no projeto através do painel de controle que esta habituado, é só clicar aqui que vai ter a opção.

Escrevendo e publicando um artigo

Para escrever um artigo basta ir em “Entradas” ou na área de artigos se decidir usar o painel nativo do WP. Se escolher a segunda opção, já sabe como proceder, e só para avisar, só tem a opção de edição e publicação através da aba “HTML”, sem der possível ver o artigo que não seja em linhas de códigos. Para publicar um artigo usando a primeira opção basta clicar no “+” na parte de baixo da tela. Escolha o título do seu artigo, os marcadores, as categorias que o mesmo vai estar e enfim escreva o texto que pretende publicar. Na parte de baixo da página de edição dos artigos você tem 5 opções, 3 a direita e 2 a esquerda. Da esquerda para direita, cada um faz:

wordpress app

  • É onde você esta no momento, a página onde esta escrevendo seu artigo;
  • Configurações sobre a postagem como agendamento, publicar na hora, entre outros;
  • Clicando aqui você vai ter uma visualização simples do artigo que vai publicar;
  • Esta é a opção a escolher quando desejar carregar um vídeo do seu aparelho para dentro do post;
  • A última opção faz exatamente igual a anterior, porém com imagens;

Para criar páginas siga os mesmos passos, porém no menu das páginas.

Conclusão

Apesar de ter algumas falhas no que diz respeito a falta de recursos se comparado ao painel nativo, o aplicativo é essencial para manter-se sempre atualizado sobre o que esta acontecendo no seu projeto e também para deixar o próprio projeto atualizado. A minha opinião pessoal ao final deste review é que vale a pena cada centavo investido nesse app, até porque ele é completamente gratuito :D Boa postagem amigo!

WordPress
01234 Total de 19 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
347 Downloads até agora

Outras sugestões

Comentar

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *