Workflow
Nenhum Comentário
iPad
01234

Workflow

Em uma bela manhã de quarta-feira, há muito tempo, alguém entendeu que não precisava ficar fazendo sempre um mesmo movimento repetitivo. Assim foram criadas as primeiras máquinas, para facilitar a nossa vida. E mesmo nos dias de hoje, com tanta modernidade, ainda nos vemos nessa mesma situação. Afinal, convenhamos: é um saco ter que copiar o nome da música que está ouvindo e depois abrir o Twitter toda vez que quiser falar dela para os amigos. Para essas e outras incoveniências da vida, o Workflow, disponível para iPhone e iPad, está aí para ajudar, como o seu “assistente privado de automatização”.

Várias tarefas reduzidas a um botão

Workflow O conceito do aplicativo é, de longe, uma das coisas mais inovadoras e úteis que apareceu nos últimos anos; não é pra menos que Workflow para iPhone e iPad está dentre os melhores apps de 2015 pela Apple. A ideia é criar rotinas de tarefas que, muitas vezes, são chatas e repetitivas, e ativá-las a partir de um toque no botão. A versatilidade é tanta que existem três tipos de rotinas, os chamados “workflows”: os que são ativados no próprio app, os que aparecem como widgets no menu de notificações e os que ficam no menu de ação do seu dispositivo.

Depois de escolher o tipo, é hora de programar o seu workflow. Existem uma infinidade de funções disponíveis para isso, que usam desde o próprio sistema do iOS até apps nativos e de terceiros — usuários de aplicativos como Dropbox, Evernote, Pocket e Wunderlist, por exemplo, podem incorporá-los às suas rotinas. Para os que querem fazer coisas um pouco mais complexas, a aba Scripting traz ações relacionadas a variáveis, condições e estruturas de repetição, componentes básicos da programação, com a mesma facilidade dos demais comandos.

WorkflowPraticidade limpa e organizada

Por mais que você ache que vai ser muito difícil fazer workflows interessantes e úteis, a interface do app está pronta para te ajudar. Ela é bem distribuída na tela do seu iPhone ou iPad e traz todas as ações disponíveis de forma organizada, separada em grandes seções. No fim das contas, você já estará fazendo coisas bem legais em pouco tempo.

Fora do Workflow em si, as rotinas aparecem muito bem no seu dispositivo. Todas elas podem ser personalizadas com um ícone e uma cor, facilitando o reconhecimento. Aliás, você ainda pode adicionar os workflows na tela inicial e ativá-los por ali. É como se você pudesse criar seus próprios apps automáticos!

Conclusão/Opinião sobre o Workflow

Geralmente, quando o ser humano decide criar uma “máquina” nova, existe aquela chance dela ser simplesmente inútil e ter graça apenas por ser uma coisa nova. Workflow não segue esse caminho, dada a sua utilidade e praticidade, principalmente pra quem usa bastante o seu dispositivo Apple no dia a dia. A única coisa que o app ainda deixa um pouco a desejar são os poucos apps de terceiros compatíveis, mas isso é algo que deve melhorar com atualizações. E aí, o que está esperando para automatizar seu iOS?

Workflow
01234 Total de 14 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
134 Downloads até agora

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *