flickr
Nenhum Comentário
iPhone
01234

Flickr

O Flickr é uma rede social para compartilhamento de fotos já bastante conhecida, usada por muitos fotógrafos profissionais e amadores para divulgar e compartilhar suas fotos na Internet.

O Flickr já havia disponibilizado há um bom tempo uma app para iOS, que servia basicamente para acessar o serviço e fazer upload de fotos. Agora, foi disponibilizada uma nova versão que inclui muitas ferramentas e funcionalidades, inclusive filtros que lembram a conhecida app Instagram. Com esta atualização, a app ficou mais interessante que o próprio site fo Flickr.

Como funciona

FlickrPara usar a app, você precisa fazer o login no Flickr. Para isso você pode usar a sua conta do Flickr, se a possuir, ou uma conta do Yahoo! mesmo, ou pode ainda fazer o login com seu usuário do Facebook ou Google. Ao começar a navegar na app, você notará a semelhança com outras apps de redes sociais para compartilhar fotos. E uma coisa que já chama a atenção é que conforme você vai explorando a app, ela mostra balões de texto explicando as novas funcionalidades, uma forma rápida e fácil de conhecer melhor a app.

Se você já é usuário do Flickr, você verá no primeiro painel, além de sugestões de usuários para você seguir, as fotos dos seus contatos atuais. Nos demais painéis que você acessa através dos botões na parte inferior da tela, você poderá ver as fotos em destaque (lindíssimas fotos de outros usuários ao redor do mundo), acionar a câmera para tirar fotos, checar ou configurar seu perfil e por último você verá as configurações da app e opções de ajuda.

Clicando no botão da câmera, que é o terceiro na parte inferior da tela, você pode tirar fotos com a câmera do iPhone. Você pode utilizar o zoom com um controle bem fácil de usar, colocar uma grade na tela para ajudar a posicionar os elementos na foto, escolher entre a câmera frontal e a traseira e ligar ou desligar o flash. Você pode também clicar no botão do canto inferior esquerdo para acessar as fotos dos álbuns de fotos do iPhone, e trabalhar com uma foto que você já tirou.

FlickrUma vez que você tenha a foto, o próximo passo é escolher um filtro para aplicar nela. Assim como no Instagram, você tem várias opções para deixar sua foto mais bonita, mais divertida, mais artística, como você preferir. E neste painel de filtros, você verá um ícone com um lápis no canto superior direito da sua foto, mas note que este botão só fica disponível antes de você selecionar um filtro. Clicando nele, você verá as ferramentas de edição desta app, que são excelentes. Além das ferramentas básicas de cortar, ajuste de brilho e contraste, orientação, você encontrará também controles de saturação, nitidez, ferramentas para desenhar na foto, escrever textos (dá para fazer um meme rapidinho!), remoção de olhos vermelhos e até uma ferramenta para borrar a imagem (para disfarçar textos ou marcas que você não quer que fiquem nítidos, por exemplo).

Depois de editar a imagem e aplicar o filtro desejado, no próximo passo você dará um título e uma descrição para sua foto, e poderá compartilhá-la com seus amigos através do Facebook, Twitter, Tumblr, ou por email. Lembrando que a foto será enviada para o Flickr, independentemente das opções de compartilhamento que você escolher.

FlickrAinda neste painel, você pode escolher como será a visibilidade da foto no Flickr: só para você, para seus amigos, familiares, ambos, ou se sua foto será pública. Por padrão, a foto fica visível só para você. Além disso você pode compartilhá-la com grupos do Flickr que você faça parte, pode também marcar pessoas na foto. Você tem também o controle de privacidade das informações geográficas, ou seja, você pode controlar quem vê onde a foto foi tirada (só você, amigos, familiares, contatos ou público). Esses controles de privacidade das fotos é uma das vantagens de usar o Flickr, que embora tenha este lado de rede social, ele é um serviço de repositório de fotos para fotógrafos, e portanto este tipo de controle passa a ser muito importante.

Para ver as informações de privacidade de uma foto de outro usuário que você esteja vendo na app, basta clicar no ícone de informação no canto superior direito, que te mostrará várias informações sobre a foto (incluindo um mapa onde ela foi tirada, se você tiver visibilidade aos dados geográficos dela). Neste painel clique no link Informações adicionais, que te mostrará as definições de privacidade e a licença da foto. Na tela de informações você também poderá marcar a foto como favorita (clicando na estrela abaixo da foto), fazer um comentário (clicando no balãozinho) ou ainda compartilhá-la com seus amigos não só no Flickr mas também nas outras redes sociais já mencionadas.

Conclusão/opinião

Eu uso o Flickr há anos para guardar minhas fotos preferidas e divulgar algumas delas, principalmente pelo fato de poder escolher qual licença eu quero usar para cada foto. Com essa nova app, o Flickr ficou muito mais interessante, pois além de ser um poderoso repositório de fotos, ele agora ampliou muito suas funcionalidades de rede social, e se coloca em posição de concorrer com outros serviços como o popular Instagram. Além disso, esta app oferece ótimas ferramentas de edição e retoques das fotos, tudo isso numa app gratuita. Se você já é usuário do Flickr, você vai gostar muito desta app. E se você não é, e gosta de fotografia, você precisa experimentar.

Flickr
01234 Total de 47 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
415 Downloads até agora

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *