linkedin
2 Comentários
iPhone
01234

LinkedIn

Para os profissionais, o LinkedIn é uma excelente forma de criar ligações e conseguir encontrar pessoas da sua área de negócios. Apesar do site ter bastante sucesso e ser uma excelente plataforma, o aplicativo para os smartphones desta rede social também não fica nada atrás. Podendo ser baixado de forma completamente gratuita, a app do LinkedIn conta com uma interface bastante simples – talvez mais simples que a do próprio site – e a sua organização permite que faça quase todas as tarefas sem ter grande trabalho, o que pode ser considerado uma mais-valia, principalmente para quem vive no mundo dos negócios e tem pouco tempo a perder. Para começar, você deverá ter uma conta no LinkedIn para que consiga utilizar o aplicativo. Com a conta criada, você apenas precisa de baixar o aplicativo na AppStore. Depois, você irá se deparar com uma página dividida em quatro categorias: Atualizações, Você, Entrada e Grupos. Vamos analisar cada uma para que saiba como tirar o melhor partido delas:

Atualizações:

Esta parte é como se fosse o “mural” do seu aplicativo LinkedIn. Logo acima, você verá as mais notícias mais importantes (escolhidas pelo próprio LinkedIn). Eles são na sua maioria em inglês, pelo que não deverão ter grande utilidade caso você não entende muito desta língua. Contudo, estas notícias estão sempre relacionadas com negócios, o que pode ser uma opção bastante interessante caso você seja uma pessoa bastante curiosa e atenta ao “mundo do dinheiro”.

Logo abaixo, tem as atualizações recentes, que novamente estão divididas em vários grupos. O primeiro indica as pessoas que mudaram de emprego, o que pode ser uma opção interessante caso você esteja acompanhando profissionais com o intuito de, um dia, contratá-los. Além disso, o LinkedIn sugere que você dê sempre os parabéns a quem troca de emprego, bastando que para isso clique na imagem que está à direita do seu perfil. O LinkedIn tem já uma mensagem pré-programada para este género de situações, mas convém sempre que você dê um toque mais pessoal. Um gesto que poderá ficar sempre bem.

Depois, tem os amigos que há pouco tempo tiveram novas conexões. Apesar de parecer algo dispensável, a verdade é que esta categoria pode ser bastante interessante para você saber que pessoas estão fazendo sucesso na sua área. O objetivo do LinkedIn é criar contatos profissionais. Ora, se você está recheado de um grande número de pessoas que trabalham em jornalismo, por exemplo, e se vários amigos ao mesmo tempo estiverem adicionando alguém, significa que esse alguém é relevante na sua área. Em qualquer uma destas categorias anteriores (Mudança de emprego e Novas Conexões) você poderá clicar nelas para analisar os assuntos de uma forma mais profunda.

Depois e como é hábito em todas as redes sociais, tem as atulizações de estados dos seus contatos, onde poderá ver todas as notícias ou publicações de blogs que eles partilham. Por último, esta app tem também uma barra reservada à atualização do perfil dos seus amigos, podendo ver se eles alteraram os seus idiomas, fotos, formação académica, número de celular, etc.

Você:

Esta é a parte mais pessoal, onde você verá o seu perfil com todas as informações. Para conseguir que mais pessoas o adicionem, aconselho que preencha todos os campos. Logo abaixo da sua foto, você terá um pequeno ícone que irá servir para você fazer atualizações de status. Ao lado, existe uma seta a apontar para a direita, que serve para você enviar um email com o seu perfil do LinkedIn para alguém. Apesar do corpo da mensagem estar já preenchido, você poderá sempre editá-la.

A aba “Quem viu o seu perfil” serve para isso mesmo: verificar quem andou visitando as suas informações. Poderá pensar que estão invadindo a sua privacidade mas na verdade, esta ferramenta pode ser bastante importante para conseguir perceber quem está pesquisando informação sua e tentar perceber porquê. Logo abaixo, terá as atividades recentes, onde você pode visualizar tudo o que publicou e partilhou durante os últimos sete dias.

As conexões são uma das partes mais interessantes do LinkedIn. Ao clicar nesta aba, você verá além dos seus contatos, todas as pessoas que o LinkedIn sugere, tendo como base as suas ligações. Se você está muito ligado à área do jornalismo (quer seja no seu perfil ou nos amigos), o LinkedIn automaticamente irá sugerir pessoas nesse sector de negócios. Além de poder pesquisar por ordem alfabética, você pode adicionar pessoas à sua liste de contatos no Iphone. Como poderá ver, existe um ícone no canto superior direito. Ao clicar nele, o Iphone pede para baixar as suas conexões. Desta forma, todas as suas ligações no LinkedIn ficam gravadas na sua lista de contatos do celular. Isso inclui o nome, email, celular, entre outras coisas.

A categoria “Você” permite ainda que dê uma olhada nos grupos a que você está associado. Ao clicar nesta aba, você irá para outra página que logo acima, indica os grupos que podem ser do seu interesse. Mais uma vez, o LinkedIn baseia-se nas suas ligações e sugere grupos que estejam próximos às suas áreas de negócios. Logo abaixo, você verá as participações pendentes, ou seja, aqueles grupos que você enviou pedido mas que ainda não aceite. Por último, existem finalmente os grupos onde você já está presente. Ao clicar em cada um desses grupos, poderá ver o que foi publicado e se voltar a clicar, poderá interagir com a comunicação fazendo gosto ou comentando. Para terminar esta categoria, destaque para os outros dados do seu perfil (resumo, experiência, formação académica, etc) que deverão ser todos preenchidos no site desta rede social.

Entrada

A categoria entradas não é mais do que um local onde você verá os convites enviados e as mensagens. No canto superior direito, você encontra um ícone que permite escrever uma mensagem ou enviar um convite a alguém. Bastante simples e básica, esta categoria do LinkedIn será certamente a menos utilizada.

Grupos

Esta é uma das categorias mais interessantes deste aplicativo. Na parte de cima e como já acontece em outras áreas, você tem as pessoas que você talvez conheça. Logo abaixo estão os grupos, que também já expliquei como funciona acima. No final, estão os empregos e é neste local que você deve ter mais atenção. Aqui todos os dias surgem ofertas de emprego que estejam relacionados com a sua área de negócios. Daí, ser tão importante você preencher os campos da forma mais completa possível sem fugir do seu nicho de mercado. Aqui, você poderá além de ver as ofertas, salvá-la. E isto faz-se de uma forma bastante simples: basta você clicar no emprego e depois dizer ao LinkedIn para “salvá-lo”. Ao guardar essa oferta de emprego, depois poderá fazer login no site do LinkedIn e concorrer a esta vaga. O único ponto negativo desta categoria é que as ofertas são em inglês, o que diminui as suas chances de ser bem sucedido.

De realçar, ainda, que este aplicativo permite que em qualquer uma destas categorias, pesquisar rapidamente por pessoas utilizando uma pequena barra que está sempre acima.

Conclusão

Como pôde ver,o aplicativo do LinkedIn tem inúmeras funções que podem ser utilizadas, com destaque para os grupos e para as vagas de emprego, fazendo uma maior interação com esta rede social. Por estar ligado mais ao ramo profissional, é normal que você não recebe tantas notificações e atualizações como acontece no Facebook e Twitter, por exemplo. Contudo, você poderá encontrar aqui excelentes oportunidades de emprego e tem a chance de participar em grupos extremamente interessantes, que certamente farão aumentar o seu conhecimento.

No que toca ao aplicativo, ele permite que você navegue de uma forma fácil e bastante intuitiva. As opções não são muitas, o que simplifica o processo de aprendizagem. No entanto, você tem tudo o que precisa para aumentar as suas ligações profissionais com outras pessoas. Outro dos seus pontos fortes é que você navega nas páginas com extrema facilidade, podendo voltar a qualquer momento à página inicial. Se você é uma pessoa dedicada ao mundo dos negócios, então este aplicativo você não poderá deixar de parte.

LinkedIn
01234 Total de 34 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
447 Downloads até agora

Outras sugestões

Comentar

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *