pocket
Nenhum Comentário
iPhone
01234

Pocket

Ler o conteúdo na internet é algo fácil, rápido e barato. E este conjunto de fatores com que seja muito fácil perdermos a noção daquilo que já foi lido e, acima de tudo, “perdermos” todo o conteúdo que gostaríamos de guardar. Em algumas ocasiões ele vai para o email, outras para o Evernote e outras para locais onde nem sequer é possível pesquisar. Para resolver esse problema existe o Pocket. um aplicativo para Iphone que vai ajudá-lo a organizar melhor o seu dia-a-dia e guardar tudo aquilo que é realmente importante para si. Mas desengane-se quem pensa que este aplicativo armazena apenas o url da página. No Pocket, você terá acesso ao texto e às imagens. Dessa forma, você poderá ler o seu conteúdo onde bem entender, não necessitando de qualquer conexão à internet e de uma forma completamente gratuita. Além disso, poderá ainda interagir com redes sociais ou com outros aplicativos para Iphone. Mas para saber como fazê-lo, preste atenção às próximas linhas.

Como funciona

O Pocket é um excelente aplicativo para IphoneEm primeiro lugar, é necessário um login para que depois possa ser sincronizado com a sua conta na web ou em outro software de smartphones. Assim, poderá estar a ver algo no seu computador, guardar e mais tarde ler no seu Iphone, por exemplo. Além disso, ele também pode ser utilizado em conjunto por outros 318 aplicativos, como o Evernote, uma pequena extensão para o seu browser ou mesmo o Twitter. Atualmente, utilizo a extensão para o Chrome que funciona de um modo bastante rápido e intuitivo.

Passando ao Pocket em si, quando você tiver o seu login feito irá encontrar uma página central onde estão todos os seus artigos, vídeos ou imagens que você tenha guardado. Isto porque, por defeito, o Pocket mostra tudo aquilo que você guardou. Mas se quiser ver por categorias, basta ir ao canto superior esquerdo e escolher articles, videos ou images. Esta é a forma básica de funcionar com o aplicativo, mas ele pode ser muito mais rentável se você souber trabalhar com tags da forma correta. Ou seja, cada vez que inserir um artigo ou vídeo, ligue ele a algumas tags. Assim, quando quiser escrever um artigo para um blog seu e quiser procurar por um tema, terá aí uma excelente lista de artigos para se inspirar.

Na parte central do menu, irá encontrar mais cinco opções, mas apenas três delas são de vital importância para a utilização do Pocket. Os sub-menu favorites serão todos os artigos que você declarar como favoritos e que, a princípio, são aqueles que você gostou muito e que quer guardar para ler mais tarde. O archive são todos os que você já leu e que informou o Pocket que já leu (para fazê-lo basta clicar no visto que fica por baixo). Desta forma, ficará também com alguns artigos para futura pesquisa. Por fim existe o options, que mais do que editar os dados habituais da sua conta (email, password, etc), também serve para fazer a subscrição de alguns sites interessantes como o New York Times ou a ESPN.

Quanto aos textos em si, o Pocket também conta com algumas opções interessantes. Ao clicar num artigo, verá que aparecem algumas opções logo abaixo. Além do normal que é favoritar ou arquivar, ele também permite que você altere a formatação do texto conforme pretender. Para isso basta clicar no “aA” e terá algumas opções: aumentar ou diminuir o tamanho da letra, ver as letras com ou ser serifas, alinhar o textos ou mesmo mudar a cor de fundo e das próprias letras. Você terá, ainda, a possibilidade de alterar a cor para que possa ler melhor consoante a luminosidade que tiver.

O Pocket permite que altere a formatação dos textos

Melhorando a produtividade com o Pocket

O Pocket é, por si só, uma ferramenta bastante simples. Mas para tirar o melhor partido dela, existem alguns hábitos que você deveadquirir desde já, caso contrário poderá ficar explorar todas as suas potencialidades. Em primeiro lugar, a opção do email é bastante interessante e deve ser utilizada. Para isso, basta escolher o artigo, optar pela opção “partilhar por email” e depois enviar esse link [email protected] No entanto, tenha em atenção que o email enviado deve ser o mesmo que está nos registos da sua conta, caso contrário o aplicativo não conseguirá encontrar o destinatário. Tenha também em atenção que o email deve apenas conter o link e nada antes nem depois desse link.

Apesar de prático, não aconselho o Pocket para fazer listas de artigos, pois poderá tornar-se um pouco confuso. Nesses casos, opte por utilizar o Evernote pois será bem mais produtivo.

Conclusão

O fato de ser completamente gratuito já é um excelente indício para começar a experimentar o Pocket, mais conhecido antigamente como “Read It Later”. A sua organização é fantástica e o modo como trabalha offline é extremamente eficaz, podendo ser um excelente passatempo nas horas vagas.

Pocket
01234 Total de 14 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
150 Downloads até agora

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *