tomtom
Um Comentário
iPhone
01234

TomTom Brasil

Uma das grandes vantagens dos smartphones atuais é comportar uma série de funcionalidades num único aparelho, facilitando assim a vida do usuário. E uma das funcionalidades que tornou-se bastante popular é o GPS.

Mas não basta apenas o localizador, para o proveito máximo do GPS também é necessário uma app que ofereça vários recursos para o usuário. Como é o caso da app TomTom Brasil.

A empresa TomTom já era bastante conhecida pelos dispositivos GPS dedicados, quando foi uma das primeiras a desenvolver uma app para o iPhone com mapas offline, ou seja, você utiliza os recursos de mapas e navegação sem precisar estar conectado à Internet.

TomTomHoje em dia existem várias opções de apps similares, mas a app da TomTom continua sendo uma das mais vendidas.

Funcionalidades

Ela fornece as funções básicas comuns esperadas de um dispositivo GPS:

  • navegação para um endereço específico, cruzamento entre ruas, endereço da agenda;
  • vários tipos de rota, como por exemplo: a mais rápida, a de menor distância, rota a pé, de bicicleta, dentre outros;
  • modo noturno, onde ela usa cores escuras para diminuir o brilho – a cor normal incomoda os olhos a noite e chama muita atenção;
  • diminuição automática do volume da música que estiver tocando no iPhone para falar as instruções ou emitir alertas sonoros;
  • opção de voz masculina ou feminina;
  • alerta de proximidade de radares;
  • lista de POIs (Point Of Interest – Pontos de Interesse) incluída;
  • indicação no mapa dos POIs próximos a você.

TomTomEla também fornece algumas outras funcionalidades bem interessantes:

  • você pode planejar uma rota com antecedência e agendá-la para um dia e horário específicos;
  • você pode corrigir alguns erros na própria app, como bloquear ou desbloquear uma rua, alterar o nome da rua e alterar o limite de velocidade da via;
  • você pode também comunicar erros no mapa ao desenvolvedor através da própria app;
  • você pode copiar um endereço de outra app, como de uma página no browser, e colar para traçar uma rota;
  • permite obter a localização a partir de uma foto da biblioteca do iPhone que contenha informação de localização, e usá-la para traçar a rota;
  • função de demonstração (demo) da rota, onde ela vai mostrando o caminho como se você estivesse dirigindo;
  • integração com Foursquare (inclusive para pesquisar lugares), Facebook e Twitter;
  • função Ajude-me que mostra os dados de sua localização atual (endereço e coordenadas);
  • controle das músicas, permitindo que você pule ou volte a música que está tocando ou ainda dê uma pausa, sem sair da app;

Usando a app

TomTomEu já dirigi para vários lugares dentro da cidade de São Paulo e Guarulhos, no litoral e no interior do Estado de São Paulo usando apenas a app TomTom como guia, e esta app ganhou a minha confiança.

Os problemas que às vezes acontecem são comuns não só em apps como em outros dispositivos GPS dedicados (eu mesma já usei vários), como por exemplo a defasagem entre mudanças feitas nas vias e os mapas, que ficam desatualizados quando isso ocorre.

A maior dificuldade que tive foi na época em que reformaram as pistas da Marginal Tietê, onde os acessos e saídas não batiam. Mas depois de alguns meses houve uma atualização, e os mapas passaram a bater (pelo menos nos pontos onde eu usei).

Algumas vezes ela já indicou uma conversão não permitida, mas isso não é frequente. Por isso é importante estar atendo à sinalização, e neste caso prosseguir e deixar que a app recalcule sua rota.

O recálculo normalmente é rápido, mas pode demorar um pouquinho, pois a app precisa perceber que você saiu do caminho planejado. Se o caminho planejado é muito próximo a onde você está (como uma pista local e uma expressa da mesma rodovia), ela pode levar alguns momentos para perceber o erro. O recálculo da rota em si não demora mais do que alguns segundos.

TomTomOs dois problemas mais frequentes que encontrei usando a app são:

  • Endereços que ela diz que não existem (um número que ela não aceita como válido para uma determinada rua);
  • Indicação de velocidade máxima da via incorreta. Neste caso, ao dirigir basta prestar atenção na sinalização nas vias e não haverá problemas.

Uma das funcionalidades que eu mais uso é a de planejamento avançado da rota, onde você define com antecedência o caminho que percorrerá. Você informa a origem e destino, seleciona as opções de rota, a data e horário quando você a utilizará. Quando você abrir a app naquela data e hora, aquela rota já estará ativada, não precisará fazer mais nada.

Eu prefiro fazer assim pois se houver algum problema, tenho tempo para resolvê-lo (como por exemplo, se ela não encontrar o endereço onde eu quero ir).

Conclusão/Opinião

TomTomEu me acostumei a usar a app TomTom para me ajudar a chegar aos locais que não conheço, e a facilidade de tê-la sempre à mão no meu iPhone é o que me fez optar por uma app ao invés de um dispositivo GPS dedicado.

Além disso, uma vez comprada a app, todas as atualizações são feitas através da App Store, ou seja, não precisa pagar mais nada por isso. E nem pelas atualizações e correções dos mapas.

É uma ferramenta muito útil para quem dirige mas não está acostumado com as ruas da cidade, ou para quem está viajando.

Mas lembre-se: para evitar problemas, fique sempre atento à sinalização nas vias, não importa o que o GPS (qualquer que seja) te diga para fazer.

TomTom Brasil
01234 Total de 60 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
678 Downloads até agora

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *