Vine
26 Comentários
iPhone
01234

Vine

No final do ano passado, a empresa Twitter comprou a Vine Labs, uma empresa especializada em vídeos mas que nunca havia lançado nenhum produto. Agora nós já podemos ver o primeiro fruto desta aquisição: Vine, uma app para iPhone e iPod Touch para compartilhamento de vídeos nas redes sociais.

Seguindo a tradição do Twitter, onde os tweets só podem ter no máximo 140 caracteres, no Vine os vídeos são limitados a 6 segundos. Pode parecer pouco, mas quando você vir os vídeos que os usuários já estão compartilhando, você verá que isso estimula bastante a criatividade e evita que os usuários compartilhem vídeos longos e monótonos. Tem que ser rápido, tem que ser criativo.

Como funciona

Quando você abrir a app pela primeira vez, você terá a opção de fazer o sign in com seu usuário do Twitter ou com seu email. Eu usei o meu usuário do Twitter, e desta forma o Vine já copiou meu nome, avatar e descrição para o meu perfil do Vine. Se você usar seu email você precisará fornecer estas informações.

Vine - tela inicialApesar de ter sido criada pela empresa Twitter através da Vine Labs, o Vine representa uma rede social independente do Twitter. Ou seja, no momento que você faz este primeiro acesso e fornece seus dados, na verdade você está criando um usuário novo no Vine. Seus amigos terão que criar usuários no Vine para você pode se socializar com eles nesta nova rede. Mas a boa notícia é que, assim como o Instagram, apesar de ser uma rede social independente, ele se integra ao Twitter e Facebook, e é muito fácil você compartilhar os vídeos nestas outras duas redes sociais, conforme você verá a seguir.

Depois de criar seu usuário, a app exibirá o painel Home, onde você verá sugestões de vídeos populares compartilhados no Vine. Conforme você começar a seguir outros usuários (assim como no Twitter) você também verá os vídeos deles neste painel. Clicando no ícone da casa no canto superior esquerdo, você abrirá o menu com as opções: Home (onde você está), Explore (para ver vídeos mais populares, vídeos escolhidos pelos editores, fazer busca, e outras opções para você explorar o Vine), Activity (para você acompanhar o que acontece nos vídeos que você compartilha, marca ou comenta) e Profile (onde você terá a configuração do seu perfil, os vídeos que você compartilhou e os vídeos que você marcou que gostou).

Vine - menuLogo que comecei a ver alguns vídeos, notei que vários deles usam a técnica de stop motion, e os resultados são muito bons. Stop motion é uma técnica de animação popular no cinema, mas também usada em vídeo clips e curtas, onde os objetos inanimados são fotografados e entre as fotos faz-se pequenos movimentos nestes objetos. Quando a sequência de fotos é exibida como filme, dá-se a impressão de que estes objetos inanimados estão se mexendo sozinhos. Esta técnica é complexa, e requer uma interface muito eficaz para possibilitar que os usuários possam utilizá-la num iPhone.

E é justamente a interface de gravação de vídeos que na minha opinião é o maior mérito da app Vine. Quando você clicar no botão com o ícone de uma filmadora no canto superior direito no painel Home, você entrará no modo de gravação de vídeo. E aqui não poderia ser mais simples: basta tocar na tela para gravar. Não tem botão de gravação, pausa, nada. Enquanto você mantem seu dedo pressionando a tela (em qualquer lugar), ele grava. Tire o dedo, ele pára de gravar, simples assim. Dá para segurar o iPhone com uma mão e usar o polegar para controlar a gravação. Com esta interface, é simples fazer um filme tradicional, filmando algo em movimento, ou filmar vários trechos em separado. Ou até mesmo brincar com stop motion: um toque rápido na tela, você grava uma fração do vídeo; movimente o objeto, e dê outro toque para gravar mais uma fração, e assim por diante.

Uma barra de progresso no topo da tela indica o tempo que você tem de gravação. Se você quiser finalizar o vídeo antes do limite de 6 segundos, é só clicar no botão verde com um sinal de check que aparece na parte inferior da tela depois de 2 segundos de gravação. Clicando nele, você finaliza o vídeo e aparecerá o botão Next para ir para o painel de compartilhamento do vídeo. Este botão também aparecerá quando o seu vídeo chegar aos 6 segundos. Clique neste botão para continuar.

Vine - compartilhando um vídeoNo painel seguinte, você terá um campo de texto para colocar um comentário que acompanhará seu vídeo (no campo onde aparece escrito o texto Add a caption). Logo abaixo você pode escolher acrescentar a informação de localização, clicando em Add a location. Ao clicar neste campo, você verá um painel que utiliza as informações do FourSquare para te ajudar a escolher o local onde você filmou o vídeo. E abaixo deste campo você encontrará as opções de redes sociais para compartilhar seu vídeo: Vine, Twitter e Facebook. Os botões são liga/desliga, portanto basta ligar cada botão correspondente às redes sociais nas quais você deseja compartilhar seu vídeo, e ao final clicar no botão Done. Se você quiser voltar para o painel de gravação do vídeo, é só clicar no ícone com a seta para a esquerda no canto superior esquerdo. Se quiser cancelar este vídeo, clique no botão X no canto superior direito do painel de gravação de vídeo, e para confirmar clique no botão Delete post para removê-lo e voltar para o painel Home.

Ao explorar a app Vine, para você marcar que gostou de um vídeo é só clicar no ícone com um sorriso que fica abaixo de cada vídeo. Para fazer um comentário, clique no balãozinho ao lado do sorriso, escreva sua mensagem e clique em Send. Se quiser procurar seus amigos no Vine, você pode ir para o painel da Profile e clicar no ícone no canto superior direito. Ele abrirá um painel onde você poderá buscar seus amigos usando, segundo a sequência de botões disponível neste painel, os Contatos do iPhone/iPod Touch, os usuários que você segue no Twitter, seus amigos no Facebook, e no último botão você pode enviar convites para que seus amigos se cadastrem no Vine.

No meu teste, quando tentei checar se os amigos do Facebook estavam no Vine, recebi um erro informando que o Vine não tinha autorização para isso, embora eu tenha confirmado a autorização que ele pediu para acesso ao Facebook. Pesquisando na Internet, vi que vários usuários tiveram o mesmo problema, e alguns veículos da mídia chegaram a inferir se isso seria algum bloqueio feito por parte do Facebook contra o Vine (que seria mais um episódio na briguinha entre Facebook e Twitter). De qualquer forma, vamos aguardar para ver se esse erro será resolvido.

Conclusão

Vine - explorandoEsta app faz o compartilhamento de vídeos se tornar divertido e simples, e apresenta uma interface muito fácil de usar. Eu fiquei impressionada com os vídeos que os usuários já estão compartilhando, que embora sejam simples mostram muita criatividade. E vendo estes vídeos, a gente fica com vontade de sair fazendo nossos vídeos também.

Com relação à interface da app, como eu disse, eu gostei muito da facilidade para gravar os filmes, mas eu gostaria de ver mais algumas funcionalidades, como a possibilidade de buscar vídeos filmados fora da app, do rolo da câmera. Com isso, daria para editar o vídeo em outra app mais poderosa, como o iMovie, e depois usá-lo, mas isso ainda não está disponível (até o momento de publicação deste artigo).

Mas mesmo sem estas funcionalidades, ainda dá para se divertir bastante compartilhando seus vídeos e assistindo vídeos divertidos e muito criativos de apenas 6 segundos. E é justamente a limitação da duração do vídeo e também a interface eficaz que eu acredito que farão com que esta nova rede social se torne popular, como aconteceu com o Twitter e seus 140 caracteres.

Vine
01234 Total de 544 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
1681 Downloads até agora

Outras sugestões

Comentar

26 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *