focusbooster
Nenhum Comentário
Mac
01234

Focus Booster

Quem trabalha o tempo todo na frente do computador, sabe o quão importante é conseguir medir se está a sendo produtivo. Para fazê-lo, existem inúmeras ferramentas disponíveis. Umas são gratuitas, outras são pagas. Umas contam apenas o seu tempo, outras medem um pouco mais do que isso. A que vou-lhe falar hoje é das mais simples que pode encontrar no mercado e ainda por cima é completamente gratuita. Estamos falando do Focus Booster. Esta ferramenta tem como função medir o tempo que você trabalha, funcionando de um modo bastante discreto – muitas vezes você nem sequer se lembra que ela existe – e ajudando-o a ter uma melhor noção da passagem do tempo.

Como funciona

O primeiro passo para começar a utilizar o Focus Booster é ir ao seu site principal e clicar no botão roxo onde diz “Download”. A partir daí, o Focus Booster funcionará apenas no seu computador. Este aplicativo ainda tem a opção de trabalhar apenas no browser (falaremos dela mais tarde) mas aconselho que utilize a opção do seu computador, devido a ter um maior número de opções e uma personalização mais fácil. Depois de baixar o Focus Booster, você verá uma barra pequena com um número ao seu lado esquerdo. Esse número corresponde ao tempo que você definiu para ser contabilizado. Imagine que pretende forcar-se numa tarefa durante uma hora. Então define uma hora no aplicativo e ele ficará contando esse tempo para você. Quando terminar, ele avisará que o seu tempo terminou e que está na hora de largar a tarefa.

Como pode ver, o Focus Booster é bastante simples mas ainda existem mais alguns botões presentes na ferramenta que podemos analisar. O primeiro de todos, que aparece no canto superior direito, com duas setas, serve para você diminuir a barra. O botão seguinte, como seria de esperar, tem como função minimizar a barra. Aconselho que o faça quando começar a contagem, de forma a que o Focus Booster não atrapalhe o ambiente de trabalho. Por baixo do botão “X”, que serve para fechar o Focus Booster, existe um ícone com um “i”. É neste ícone que vamos personalizar todas as nossas opções. Analisemos uma a uma.

Ao clicar no ícone, a primeira opção que aparece é o “Set session length”. Isto serve para definir o tempo que ficará marcado na barra. Ao arrastar o tempo para a sua direita ele irá aumentar enquanto que se o fizer para a esquerda ele diminui. Logo abaixo, temos o “Set break length”. Esta opção irá definir o tempo de intervalo entre cada tarefa. Ao fim desse período, o Focus Booster lançará um aviso alertando que o tempo de trabalho já terminou e que está na hora de voltar a produzir.

A terceira opção é o “Play Ticking Sound”, que não é mais do que um som que ficará para sempre tocando se você tiver essa opção como “On”. Ou seja, quando o seu relógio inicia, se esta opção estiver ligada você ficará o tempo todo ouvindo um tic-tac. A não ser que adore este som, aconselho vivamente que o retire. O ponto seguinte é o “End of session/break alarms”. Esta opção ativa o som de aviso no final do seu tempo de trabalho. Ao contrário do anterior, este convém que fique ligado para avisá-lo que está na hora de fazer um pequeno intervalo. A penúltima opção, o “Window in front”, define se a sua barra do Focus Booster ficará, ou não, na frente da sua janela. Eu aconselho que tenha esta opção ligada, para que preste mais atenção ao tempo que está passando. Quando o fizer, diminua a barra ao máximo de modo a não diminuir muito o seu campo de ação.

Por último mas não menos importante, existe o “Bounce dock icon on finish”, que também é uma opção interessante para manter ligada. Este último botão ativa ou desativa um pequeno “tremor” da barra quando acabar o seu tempo. É apenas mais uma forma de o avisar que o tempo chegou ao fim.

Conclusão

Além de todas estas opções que referi acima, existem outros pormenores interessantes no Focus Booster. Se prestar atenção, verá que a sua barra muda de cor consoante o tempo vai passando, acabando por chamar ainda mais a atenção do seu utilizador. Outro pormenor importante é que você poderá diminuir a barra até ao tamanho que pretender, bastando para isso arrastar uma pequena seta que se encontra no canto inferior direito. Este aplicativo tem ainda a versão web, mas pelo facto de ser muito limitada não aconselho que a utilize. Além de ter menos opções de personalização, implica que você tenha de estar ligado à internet para poder utilizá-la.

O Focus Booster foi construído para utilizar a Técnica de Pomodoro, mas pode ser adaptado a qualquer necessidade. Para utilizá-lo continua a ser necessário existir muita disciplina pessoal e o Focus Booster certamente não será o milagre para melhorar a sua produtividade. Fica muito fácil você conseguir “desligar-se” dele ou ignorar a contagem do tempo ao fim de alguns dias. Contudo, se você está procurando uma ferramenta para contar o seu tempo e já é uma pessoa disciplinada, o Focus Booster é ideal para si. Muito simples de trabalhar e bastante intuitivo, esta pode ser uma excelente ferramenta para você contabilizar o tempo de trabalho e os seus intervalos.

Pelo lado negativo, destaque apenas pelo número limitado de opções (poderia dar para bloquear sites ou personalizar ainda mais a ferramenta) e pelo facto de o tempo de trabalho ser tão complexo de alterar. Passar o mouse para a direita ou para a esquerda não uma opção muito fácil. Se o Focus Booster utilizasse um relógio normal, dando possibilidade de somar ou subtrair números, talvez fosse mais utilizado.

Focus Booster
01234 Total de 42 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
591 Downloads até agora

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *