pages
Um Comentário
Mac
01234

Pages

Atualmente, é o Word quem domina o mercado dos aplicativos para escrita de texto. Contudo, os utilizadores de Mac têm uma excelente opção no que toca a softwares deste género. O Pages tem ganho cada vez espaço no mercado e tem se tornado numa opção bastante viável. Com um design simples, ele permite que o processo de escrita de texto seja bem mais simples e a escolha do layout para os seus projetos possam ser mais atraentes. Se você está insatisfeito com o Word e pretende trabalhar com um aplicativo mais dinâmico e intuitivo, o Pages é a escolha certa para si. Apesar de ter um custo de 19,99 dólares, nas linhas seguintes vou demonstrar o porquê de valer a pena adquirir este aplicativo, que o irá ajudar a ganhar minutos preciosos no seu dia-a-dia!

Como funciona

Depois de baixar o aplicativo na AppStore, chegou o momento de perceber tudo o que pode fazer com o Pages. Em primeiro lugar, irá aparecer uma página de entrada com todas as suas opções de layout para a sua página. Você pode optar pesquisar com a barra lateral ou então pesquisar por categorias. O Pages, ainda dá-lhe oportunidade de escolher um documento de processamento de texto ou um design diferente. Para facilitarmos o processo e visto que é a primeira vez que está lidando com o aplicativo, vamos optar por escolher a página em branco para processamento de texto.

Ao clicar, verá que o Pages funciona, aparentemente, tal e qual como outras ferramentas. Contudo, existem alguns pontos que devemos destacar. Caso pretenda alterar a formatação do seu texto, clique no botão a azul que está no seu canto superior esquerdo. Esta localização para a alteração de texto vai facilitar, em muito, o seu processo de formatação. Explicando ainda o menu superior, como pode verificar existe ainda outras opções como a cor da letra, o tamanho ou a localização do texto.

Outros dos pontos interessantes neste aplicativo é o fato de você poder adicionar fotos com extrema facilidade. Para isso, basta arrastar a foto que você pretende para o texto. Ao fazê-lo com uma imagem muito grande, verá que ela fica meio desproporcional. Para isso basta clicar no Inline que a imagem irá ganhar a formatação que você pretende. A partir daí, você poderá movimentá-la para onde quiser, bastando para isso que a arraste. Poderá ainda redimensioná-la ou alterar a sua formatação, colocando efeitos na fotografia.

Um dos pontos mais interessantes no Pages, é o fato de poder ficar apenas com a visualização da sua tela, deixando todo o fundo preto. Para isso, basta clicar em full screen. Desta forma, ficará mais focado no seu trabalho e em tudo aquilo que tem para fazer.

Trabalhando com o Índice

Qualquer documento num processador de texto que se preze necessita de ter um índice. Isso no Pages é de fácil inserção: basta ir a inserção e depois Índice. Ao criar em Visualização e se seguida miniaturas de páginas, você verá as suas páginas à esquerda. Se você quiser alterar páginas por alguma razão, o Pages permite que isso seja feito, bastando para isso que arraste as páginas para cima ou para baixo. Ao fazê-lo, o índice é alterado automaticamente, o que facilita bastante o seu trabalho. Este aplicativo permite ainda que você divida as suas páginas por secções, facilitando também as alterações.

Podemos considerar essa secções como capítulos. Imagine que está escrevendo um livro. Ele, como habitual, está divido em vários capítulos. Se você pretende modificar esses mesmos capítulos de lugar, o Pages altera também o índice, facilitando bastante a sua vida.

No que toca à criação do Índice propriamente dita, em primeiro lugar você necessita de formatar tudo de igual forma: os títulos com o formato “x”, o sub-titulo com o formato “y” e por aí adiante. Só dessa forma o aplicativo conseguirá identificar a sua formatação para que seja feita a formatação do índice. Depois, basta clicar em “Inspector”. Agora, irá abrir uma nova janela. Seleccione o índice e escolha as formatações que vão ser indexadas ao índice. Se deixar o segundo quadrado com um visto, o que está logo abaixo do nº, isso significa que você irá adicionar um número a essa página. Clique em atualizar e verá que o índice já foi formado.

No que toca à organização, você pode ainda dividir os seus textos por “pontos”. Para isso, clique menu superior onde diz “esboços” que o aplicativo, automaticamente, deixa toda a sua informação dividida por tópicos. Ao clicar em cada um deles, o texto expande, facilitando a visualização.

Corrigindo documentos

Outro dos pontos fortes do Pages é o fato de você poder fazer alterações e ficar com essas mesmas alterações gravadas. Para isso, deve ir a editar e depois a registo de alterações. Agora, cada vez que você quiser alterar algo no seu documento, basta passar o mouse por cima da palavra que é para ser alterada e escrever à frente. Ao fazê-lo, verá que o aplicativo passa um risco horizontal sobre a palavra eliminada e escreve a nova palavra à frente. Além disso, ambas estão com a cor modificada. Se escolher ainda visualizar os balões de registo de alterações, verá que aparecem balões à sua esquerda, nos quais é identificado as alterações que você fez e o que foi acrescentado.

Cada vez que você enviar esse mesmo texto a outra pessoa, essas alterações são passadas com uma cor diferente. Depois, você poderá aceitar ou não todas as alterações. Poderá ainda fazer comentários, sem sequer fazer alterações. Para isso, seleccione a zona pretendida e clique onde diz comentários, no menu superior. Irá aparecer outro quadrado na barra lateral, onde poderá fazer os comentários.

Conclusão / Opinião

Os exemplos que dei são apenas algumas dicas para utilizar este aplicativo. No Pages, você encontrará várias soluções para a produção de conteúdo, este aplicativo uma excelente opção para todos os utilizadores de Mac. Se você precisa de um local organizado, bem estruturado e com um design intuitivo para escrever os seus artigos, o Pages é a opção ideal para si. O preço de 19,99 dólares vale bem a pena, tendo em conta a qualidade do aplicativo.

Pages
01234 Total de 53 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
540 Downloads até agora

Outras sugestões

Comentar

1 Comentário

  • Marcos disse:

    Sou muito fã do Pages. Faço todos os cartazes da empresa nele. Tenho no Meu Mac e IPad. Mais gostaria de saber se existe algo semelhante para Android. Alguém conhece?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *