Picasa
4 Comentários
Mac
01234

Picasa

Na era da fotografia digital, um dos nossos grandes desafios é manter nossas fotos organizadas, ao invés de um monte de arquivos espalhados em cartões de memória, CDs, diretórios aleatórios no disco. E se você for como eu, que tira centenas (literalmente) de fotos cada vez que faz um passeio, esse desafio é maior ainda. É aí que um software como o Picasa pode te ajudar.

O que é o Picasa?

Para quem ainda não o conhece, o Picasa é um aplicativo que você instala no seu computador (há versões para Windows e Mac OS X) para gerenciar suas fotos. Ele possui também uma versão web, o Picasa Web, onde você pode compartilhar suas fotos na Internet.

Picasa - lista de pastasMas na verdade, ele é muito mais do que um simples organizador de fotos. Mas por ser um excelente organizador, ele acaba se destacando por isso.

A intenção dele não é concorrer com aplicativos do porte do Photoshop, por exemplo. Mas para a maioria dos fotógrafos amadores ou entusiastas, ou simplesmente quem tira fotos e quer se organizar, ele já vai atender quase todas as suas necessidades.

A grande vantagem do Picasa, na minha opinião, é que ele usa a estrutura de arquivos e diretórios em disco para organizar suas fotos. Se você já tiver uma estrutura assim, ele vai “enxergá-la”. E quando você criar novos diretórios dentro dele contendo novas fotos, você verá que ele cria os diretórios no disco rígido e coloca suas fotos lá.

Ou seja, se você precisar por algum motivo manipular o arquivo da sua foto fora do Picasa, ou ainda se um dia quiser usar outro aplicativo para gerenciar suas fotos, elas estarão todas lá, organizadas em diretórios, no formato original. Você não precisará se preocupar em exportar nada.

Como funciona

Quando você conecta uma câmera fotográfica, ou smartphone, ou algum outro dispositivo que contenha fotos, você poderá utilizar a ferramenta de importação e já movê-las ou copiá-las para a estrutura do Picasa (ou seja, para um diretório no disco rígido).

Picasa - edições básicasAssim que as fotos são importadas, o Picasa começa a processá-las para reconhecer os rostos familiares. No início, você terá um certo trabalho para identificar as pessoas, mas depois que tiver várias amostras de cada pessoa, a precisão dele melhora bastante, e ele começa a acertar sozinho.

Além de organizar as fotos pelos diretórios no disco e pelas pessoas que aparecem nas fotos, você pode também criar Álbuns. Eles são virtuais apenas, ou seja, eles não criam diretórios no disco e nem duplicam as fotos. Portanto, você pode criar  Álbuns à vontade, e colocar fotos neles à vontade, que isso não aumentará o uso de espaço em disco, mas ajuda bastante na organização.

Por exemplo, como eu mencionei eu costumo tirar muitas fotos. Eu costumo colocar todas essas fotos em um diretório para cada evento. E depois disso, eu  seleciono as melhores e coloco-as num álbum. Aí eu uso este álbum para compartilhar ou sincronizar com meu smartphone.

Posso também usar este álbum com minhas fotos preferidas para fazer slideshows, filmes ou montagens através do próprio Picasa.

Picasa - efeitosVocê pode também exportar suas fotos para o disco, modificando a resolução, qualidade da imagem e também adicionando uma marca d’água.

Dentro do Picasa você pode fazer várias correções e modificações nas suas fotos, como aplicar filtros, girar a imagem, fazer crop, corrigir olhos vermelhos, alterar a coloração, ajustar contraste e brilho, e outras funções básicas. Como eu disse, para edições mais avançadas você precisará de um aplicativo mais poderoso.

Todas essas edições são salvas em arquivos ocultos até que você decida salvar a foto e efetivar as alterações. Mesmo assim, o Picasa ainda guarda uma versão original da sua foto.

Conclusão/Opinião

Se você quer um software fácil de usar para organizar suas fotos, o Picasa é uma excelente opção, principalmente pelo fato de ele ser gratuito.

Ele fornece algumas ferramentas básicas para manipular as fotos, o que já atenderá a maior parte das suas necessidades, talvez até todas.

Se você não gosta do software atual que você usa, ou se você tem organizado suas fotos manualmente, eu sugiro que experimente o Picasa.

Picasa
01234 Total de 1260 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
1241 Downloads até agora

Outras sugestões

Comentar

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *