Um Comentário
Mac
01234

Pixelmator

Quem trabalha com edição fotográfica e editoração de imagens sabe muito bem que uma licença do Photoshop é praticamente impagável ($699 nos Estados Unidos, mais impostos), a não ser que tenha um estúdio gigante e que atende clientes de alto porte. Todos os outros fotógrafos e designers que buscam uma solução legal e que cumpre com tudo o que necessitam para trabalhar podem contar com o Pixelmator.

O Pixelmator, como o Photoshop, é um editor gráfico avançado, desenvolvido especialmente para OS X, possui funções de seleção, recorte, retoque, correção de cores e efeitos especiais.

Este aplicativo também trabalha com layers (camadas) e será muito fácil se acostumar com ele se você já editou no Photoshop antes.

Principais funções

Arquivo novo no PixelmatorPixelmator é um aplicativo bastante completo e possui inúmeras funções que o usuário somente descobrirá e aprenderá a utilizar depois de comprá-lo, realmente adaptar-se a um novo aplicativo de edição de imagens não acontece do dia para a noite, mas com poucos dias de uso isso se tornará fácil.

Ele não é uma cópia do Photoshop, possui carácter e funções próprias, mas também oferece muitas funções de peso e importantes que o aplicativo da Adobe possui.

Compatibilidade com arquivos .PSD:
Claro, não poderia ser diferente o aplicativo é compatível com arquivos do Photoshop, seria praticamente impossível migrar ou adotar o Pixelmator se ele não oferecesse essa compatibilidade, o Photoshop é hoje o software mais popular neste segmento, ser compatível é uma necessidade.

Tela do PixelmatorMais de 40 ferramentas, 16 corretores de cores e centenas de filtros:
Entre elas você encontra seleção, corte (crop), pincéis, retoque (clone), texto, medição (régua) e janela de navegação.

Também possui ferramentas de formas (quadrados, triângulos, círculos, etc.), todas elas editáveis como vetor. São mais de 16 corretores de cores para deixar suas fotos com fidelidade impressionante, também há mais de 160 filtros como:

  • Blur;
  • Distorção;
  • Ajustes;
  • Efeitos especiais;
  • Stylize;
  • Etc;

O aplicativo é bastante similar ao Photoshop em suas ferramentas e filtros básicos, você não irá perder nada caso optar pelo Pixelmator.

Salvando e Exportando arquivos


O Photoshop possui uma função muito importante chamada “Save for Web” (gravar para a internet), o Pixelmator conseguiu produzir algo muito similar e incluiu em seu menu de exportação.

São muitos os formatos disponíveis para saída neste aplicativo:

  • Pixelmator;
  • Photoshop;
  • JPEG;
  • PDF;
  • PNG;
  • TIFF;
  • BMP;
  • GIF;
  • JPEG-2000;
  • TGA;
  • WebP.

Em cada um deles você consegue uma pré-visualização do tamanho que ficará o arquivo, alguns formatos inclusive permite ajustar a qualidade para diminuir ou incrementar peso, comprimir ou não o arquivo.

Além de tudo você ainda conta com a possibilidade de armazenar o arquivo no iCloud, resguardando na nuvem uma cópia de seu trabalho.

Perfis de Cores

Para quem precisa exatidão na apresentação das cores o aplicativo permite trabalhar com arquivos RGB nos seguintes perfis:

RGB Genérico, sRGB, Adobe RGB (1998), Apple RGB, CIE RGB, Color LCD, ColorMatch RGB, Device RGB, PAL/SECAM, ProPhotho RGB, SMPTE-C, Wide Gamut RGB e sRGB IEC61966-2.1.

Infelizmente o Pixelmator não é um aplicativo pensado para trabalhar com arquivos CMYK (ainda).

Conheça as janelas do Pixelmator

Ferramentas do PixelmatorEste aplicativo possui uma vista muito similar à do Photoshop e inclusive está adaptada para o modo Tela Cheia do OS X Lion ou superior, o que é uma mais valia para quem trabalha com telas pequenas como a do MacBook Air. Possui à mão todas as ferramentas necessárias para um trabalho profissional: efeitos, camadas, formas e pincéis.

Barra de ferramentas:
Nela você encontra as famosas ferramentas básicas que antes via no Photoshop, são elas: varinha mágica, mover, seleção, seleção ovalada, laço, laço poligonal, recorte (crop), slice, borracha, pincel, gradiente, balde de tinta, esponja, borrar, clarear, queimar, clone, clone mágico, redução de olhos vermelhos, remoção de fundo, blur, sharpen, caneta (pen), caneta a mão livre, texto, formas, lupa e conta gotas.

Espaço de trabalho do PixelmatorEspaço de trabalho:
Com um ambiente propício para edição de fotografias e imagens o Pixelmator não fica atrás com seu espaço de trabalho, acopla ferramentas de edição de texto e transformação em sua tela principal, facilitando o acesso às ferramentas e também réguas e alinhamento. Outros dados importantes como tamanho e distância em píxels também são exibidos na tela.

Conclusão / Opinião

O investimento de $14,99 no Pixelmator é o melhor custo benefício em um editor de imagens para seu computador Mac, o OS X permite que você trabalhe com excelência e contar com um editor de imagens à altura do sistema é sumamente importante. Recomendo como usuário o Pixelmator, sei que muitos usuários optam pelo caminho incorreto, mas se você é um trabalhador e gostaria de estar legal utilizando um software de qualidade o Pixelmator está à sua disposição.

Pixelmator
01234 Total de 150 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
1170 Downloads até agora

Outras sugestões

Comentar

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *