skitch
Um Comentário
Mac
01234

Skitch

Editar imagens é normalmente uma dor de cabeça para todos aqueles que estejam começando a dar os primeiros passos nesta área. O Photoshop é por norma bastante complexo para os iniciantes e conta com demasiadas ferramentas, muitas deles que acabam por nunca ser usadas e que apenas confundem ainda mais o usuário. Mas para uma simples edição de imagem surgiu o Skitch. Este aplicativo para Mac é completamente gratuito e ideal para quem pretende uma edição de imagens simples. Com ele, você poderá inserir setas, fazer recortes e ainda adicionar alguns efeitos interessantes. Tudo isso em passos muito simples e que podem começar a ser utilizados mesmos para os editores de imagens mais amadores.

Como funciona

Depois de baixar ele gratuitamente, o passo seguinte deve ser a sincronização com o Evernote. Desta forma, você poderá guardar todas as imagens que edita nesse aplicativo, ficando depois disponíveis num sistema de cloud computing. Com o Skitch aberto, você terá duas opções. Se clicar em Evernote no canto superior direito, você verá todas as imagens que estão disponíveis na sua conta. Basta clicar em cima delas e elas abrirão no Skitch. Mas como o meu objetivo é mostrar tudo o que pode fazer com a ferramenta, aconselho que retire a opção Evernote e abra o painel normal. Agora você deverá ver um fundo branco com as opções à sua esquerda. Vamos analisar cada uma delas.

setas no aplicativo Skitch

Na primeira opção, você poderá desenhar setas. Elas são bastante úteis por permite que você desenhe setas de uma forma bastante rápida e sem grandes dificuldades. Basta arrastar o mouse para onde pretende que a seta direcione e já está!

texto no Skitch

O Skitch também permite que escreva por cima das suas imagens. Infelizmente, não existe qualquer hipótese de alterar o tipo de letra, ficando apenas aquele que é definido pelo aplicativo.

formas no Skitch

Para identificar as suas imagens, nada melhor do que alguns quadros ou círculos. Essas opções também estão presentes neste aplicativo, podendo ser bastante úteis, principalmente para quem tem dificuldades em lidar com o Photoshop.

escrever com lápis no Skitch

Em cima, demos a conhecer uma forma de escrita mais formal. Porém, o Skitch também permite que você escreva “à mão”, através desta opção que pode tornar as suas imagens muito mais criativas.

cores no Skitch

Todas as opções que mostrei anteriormente podem ter o seu tamanho e cor regulados através desta opção.

desfocar no skitch

Se quiser desfocar algumas partes da sua imagem, basta utilizar esta opção. Com ele selecionada, basta passar o mouse por cima do que quer e esconder e “voilá”: tudo desfocado.

Fazer crop no Skitch

Por último, não poderia faltar a opção tão interessante que é o “crop”. Clique nesta opção e aparecerá um quadrado na frente da sua imagem. Depois, basta alargar esse mesmo quadrado através dos cantos da sua imagem e clicar no enter.

Outras funcionalidades

Depois de editar a sua imagem conforme quiser, chegou o momento de transferir essa mesma imagem para outro aplicativo. O mais simples é ir ao canto superior direito do Skitch e carregar na seta para partilhar. Agora, poderá enviar a sua imagem para um email, Facebook ou mesmo defini-la como fundo do seu ambiente de trabalho. Também poderá criar um link para essa mesma fotografia, que ficará instalada no Evernote como um documento público.

Outra das opções de partilha fica logo abaixo da imagem. Onde diz Drag Me, você apenas necessita de arrastar essa mesma parte e guardar a imagem no ambiente de trabalho. Depois é só definir o nome e ela fica automaticamente gravada. Muito simples!

A parte de cima do aplicativo, você também poderá selecionar uma imagem da sua tela atual, tirar uma foto, abrir um documento ou mesmo criar uma página em branco. Por último, o Skitch também permite que você fique apenas trabalhando com ele na sua janela do Mac. Para acionar essa opção clique na seta que está no canto superior direito que todo o fundo do computador ficará escuro, dando apenas destaque ao aplicativo.

Conclusão/Opinião

Se você está a procura de um aplicativo simples para editar as suas imagens, o Skitch é ideal para si. Ele é bastante simples, leve e o seu design é muito atrativo. Contudo, ele não substitui de todo o Photoshop. Digamos que ele é ideal para aqueles que não são especialistas no software da Adobe mas que ao mesmo tempo querem editar imagens com alguma qualidade. O principal ponto negativo é mesmo o fato de não permitir a definição do tamanho das imagens, o que seria uma grande ajuda e evitaria muitas vezes a utilização do Photoshop. Leia também a review do Skitch para iPad.

Skitch
01234 Total de 97 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
548 Downloads até agora

Outras sugestões

Comentar

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *