sparrow
Nenhum Comentário
Mac
01234

Sparrow

O email é uma parte importante para quem trabalha através da internet. É com ele que você contata com os seus clientes ou que recebe notícias. Nos últimos anos, muitas contas de email têm apostado em criar múltiplas ferramentas, tornando o correio eletrónico algo muito complexo para os mais minimalistas. Contrariando essa tendência, surgiu o Sparrow. Esta conta de email, que recentemente foi adquirida pela Google, opta por um estilo mais simples e que permite aumentar a sua produtividade, apostando numa imagem mais “clean” do que o habitual. Se você está procurando por uma maior organização no seu email, este aplicativo é a opção certa para si. O Sparrow conta com dois tipos de contas, uma gratuita e outra paga, que tem o custo de 9,99 dólares. A única diferença entre as duas é que a primeira terá publicidade enquanto que a segunda não.

Como funciona

Depois de baixar o Sparrow no Itunes, o aplicativo pede que você insira a sua conta de email. Mais tarde, você poderá inserir quantas quiser, mas no momento escolha apenas uma. O aplicativo permite ainda que você faça a conexão com o Facebook, mostrando uma ao lado da mensagem a imagem do perfil dessa pessoa. Ao entrar na página inicial, você verá o menu do lado esquerdo e será a partir daí que o Sparrow mantém toda a sua organização. Como seria de esperar, ao lado esquerda conta com: uma caixa de entrada, os emails favoritos, os enviados, os rascunhos, os eliminados e ainda um local para buscas. Mais abaixo, terá um local onde poderá dividir os seus emails por pastas e enviar as mensagens que pretender para lá. Funciona como um género de arquivo e que poderá facilitar a sua organização caso você seja uma pessoa que goste de manter alguns emails guardados.

Até aqui tudo normal, mas é nos próximos passos que o Sparrow começa a destacar-se. Como pode ver pelas mensagens, você tem a possibilidade de visualizar um pequeno trecho da mensagem antes mesmo de a ler. Quando pretender ler toda a informação, pode fazê-lo de duas maneiras. Clicando duas vezes no mouse ou então pressionando a tecla “espaço” com a mensagem selecionada. Este atalho poderá ser bastante útil e pode ajudá-lo a ganhar preciosos minutos no seu dia. O Sparrow dá-lhe ainda a possibilidade de marcar esse email como “Starred”, ou seja, enviá-lo para a pasta do lado esquerdo onde está uma das categorias do aplicativo. Esta opção serve para guardar emails que não pretende ver naquele momento mas que devem ser destacados, de forma a serem respondidos o quanto antes. Além disso, tem sempre a hipótese de marcar esse email como lido ou não lido, bastando para isso clicar na bola azul que está ao lado da mensagem.

Utilizando a DropBox

As vantagens do Sparrow não se ficam por aqui. Este aplicativo para Mac permite, ainda, que você se conecte com a DropBox, guardando lá os ficheiros que forem enviados. A forma de fazê-lo é bastante simples. Em primeiro lugar, você necessita de ir às preferências do aplicativo e pedir para conectar com a DropBox. Depois, será pedida a autorização. Agora, numa mensagem você terá um pequeno símbolo no canto superior esquerdo, o que significa que você conseguiu instalar corretamente. Para enviar uma imagem numa mensagem de email do Sparrow e deixá-la gravada na DropBox, apenas precisa de arrastar essa imagem para o ícone do Sparrow na Dock. Ao fazê-lo, o aplicativo abre automaticamente uma nova mensagem. Se prestar atenção, verá que o símbolo da DropBox está azul. Isto significa que você fez o upload de forma correta.

Mas para ter a certeza que tudo deu certo, entre na sua DropBox. Verá que ela criou automaticamente uma pasta com o nome Sparrow. Nesse local ficarão gravados todos os ficheiros que você enviar.

Este aplicativo conta ainda com mais algumas vantagens, que vou enumerar já de seguida:

  • A sua organização bastante parecida com o Twitter ajuda-o a ganhar tempo. A resposta aos emails torna-se mais fácil e mais intuitiva.
  • Utilize o Growl para receber notificações, tanto visuais como sonoras cada vez que recebe uma mensagem.
  • A parte das preferências permite que você crie uma assinatura no final de cada email. Vá a preferências – signature, e altere os campos. Transmite uma imagem muito mais profissional do seu trabalho.
  • Se pretender uma maior organização, acrescente várias pastas.
  • Utilize os atalhos do Gmail. Para isso, basta ir novamente às preferências e permitir a utilização das shortcuts.
  • Para ver um maior número de emails, exclua o resumo que aparece em baixo de cada um. Para fazê-lo, terá de ir novamente às preferências.
  • Mantenha um aviso no canto superior

Conclusão / Opinião

Na minha opinião, não existe neste momento um melhor aplicativo para Mac do que o Sparrow. A sua simplicidade ajuda a que a sua organização seja bem mais simples do que as outras contas de email como o Thunderbird ou o próprio mail do Mac. Um dos seus pontos fortes é mesmo a facilidade com que se criam, apagam e se enviam mensagens, tornando o processo bastante mais rápido. Cabe a si, decidir se pretender que o aplicativo tenha publicidade ou não. De qualquer das formas, o preço de dez dólares é facilmente compensado com o tempo que ganhamos ao utilizar o Sparrow.

Sparrow
01234 Total de 6 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
1050 Downloads até agora

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *