astrid
2 Comentários
Web
01234

Astrid

Para quem trabalha grande parte do seu dia em frente ao computador, conseguir organizar as tarefas torna-se preponderante. Poderá sempre utilizar uma agenda, mas em termos práticos, os aplicativos web de gestão de tarefas costumam trazer melhores resultados. Não apenas porque estão muito próximos de onde você está trabalhando, mas também porque hoje em dia pode verificar as tarefas através do smartphone ou partilhar com os outros membros da sua equipa. Depois de falarmos sobre o Wunderlist, o TeuxDeux ou o Next Thing, chegou o momento de darmos a conhecer uma das ferramentas que mais tem crescido nos últimos anos: o Astrid. Com um design bastante atraente, este aplicativo proporciona ao seu utilizador uma experiência bastante agradável, mesmo para aqueles que têm dificuldades em lidar com a gestão das suas tarefas.

Como funciona

O primeiro passo é fazer o seu login no site. Ele pode ser realizado através do endereço de email ou através da sua conta no Facebook. De referir que o Astrid é completamente gratuito e que não tem quaisquer custos para o utilizador. Depois de fazer o login, você terá acesso a um painel muito simples, mas que estará completamente em inglês (não existe forma de alterá-lo para português). O aplicativo é divido em três barras. A da esquerda é onde você tem a sua lista com as suas tarefas, dividas em quatro separadores:

  • My Tasks: Todas as suas tarefas, independentemente de estarem cumpridas ou serem para daqui a alguns dias.
  • Today: Aqui estão inseridas todas as tarefas que você tem para fazer hoje ou que ainda não foram realizadas. Não estão presentes as tarefas que você tem definidas para o futuro.
  • Not in My Lists: Como o próprio nome indica são todas as tarefas que não têm qualquer lista.
  • My Public: O Astrid tem uma pasta pública. Todas as tarefas que forem inseridas nesta pasta podem ser vistas por outras pessoas que visitem o seu perfil.

Astrid

Ainda na barra da esquerda, o usuário tem opção de criar as categorias que quiser como trabalho, casa ou tarefas pessoais. Tudo depende da sua imaginação e organização do dia-a-dia.

A barra central é possivelmente a mais importante de todas. Aqui é o local onde você insere as suas tarefas. Não se preocupe com muitos pormenores. Apenas insira o nome da tarefa e clique em “Add a task”. Ao fazê-lo, aparecerá um menu à sua direita. Este é o local onde são inseridos todos os pormenores dessa sua tarefa. Vejamos as alterações que você pode fazer:

  • Who: Escolha quem faz essa tarefa. Por defeito ela é definida com o seu nome, mas poderá alterar inserindo o email de outra pessoa.
  • When: Escolha o dia que terá de realizar essa tarefa.
  • Repeats: A tarefa que você vai realizar repete durante vários dias ou semanas? Defina isso através do Astrid para que não precise de ficar sempre escrevendo essas tarefas novamente. Você poderá ainda escolher se quer que essa tarefa se repita diariamente, durante os finais de semana, anualmente, etc.
  • Priority: É o local onde você define a prioridade de cada tarefa. Esta opção é importante, pois na barra central você poderá organizar as suas tarefas por prioridade, por exemplo.
  • Lists: Adicione a sua tarefa a quantas listas quiser.
  • Description: Faça uma pequena descrição sobre a sua tarefa. Imagine que vai escrever um artigo para um blog. Poderá inserir os links onde irá buscar informação para os seus textos, por exemplo.
  • Comentários: Conforme for realizado essa tarefa, vá deixando comentários na sua nota. Esta opção poderá ser muito útil em trabalhos mais longos.

De realçar que você poderá, ainda, inserir uma fotografia para cada tarefa. Quando tiver concluída, basta retornar ao separador central e clicar no quadrado da tarefa que o Astrid automaticamente define ela como concluída.

Astrid

Opções do Astrid

Este aplicativo também conta com várias alterações possíveis, como o formato da data, a fotografia do seu perfil ou a possibilidade de escolher o tema de fundo. Mas como estamos falando de produtividade, sem dúvida alguma que os atalhos disponíveis no Astrid são a parte mais interessante. Para ter acesso a eles, você precisa de ir ao painel que está no seu canto superior direito, clicar em “Settings”. Depois vá a “Preferences” e assinale a opção “

n = Nova tarefa
x = Tarefa concluída
p = clique na tarefa e através desta tecla adie ela uma semana
v = clique na tarefa e através desta tecla retire a data
i = Edite uma lista
t = Edite o título de uma tarefa
s = Edite a descrição de uma tarefa
c = Comente uma tarefa
e = Retire o visto de uma tarefa
0/1/2/3 = Escolha a prioridade da tarefa
delete/backspace = Apague uma tarefa
f = Adicione uma nova lista
o = Abra o painel de uma tarefa
l = Ajuda a navegar pelo separador esquerdo
? = Lista de atalhos em inglês

Conclusão/Opinião

O Astrid é uma das ferramentas que mais tem evoluído a nível de produtividade. É muito simples de trabalhar e garante uma organização fácil. Ainda por cima, ele também está disponível para Iphone e para Android, o que facilita muito a vida de quem nem sempre pode estar à frente do computador. Para completar basta apenas que tenha uma versão para desktop, algo que com o passar do tempo acabará por surgir. De resto, é impressionante a forma como se adicionam e eliminam tarefas. Ao contrário do Wunderlist, aqui podemos adicionar vários comentários, fotografias e ter vários tipos de prioridades para as nossas tarefas. O Astrid conta também com uma versão paga, que apesar de ser barata, não se torna imprescindível para conseguir tirar o melhor partido desta ferramenta.

Astrid
01234 Total de 52 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
616 Downloads até agora

Outras sugestões

Comentar

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *