evernote
Um Comentário
Web
01234

Evernote

Trabalhar a tempo inteiro na internet ou à frente do computador exige que você tenha um local para apontar os artigos que deseja ler mais tarde ou apenas para redigir notas que considere interessantes. Ao longo dos últimos anos, têm surgido aplicativos com este género de funções para a web bastante interessantes, mas nenhum tem feito tanto sucesso como o Evernote. Este site, além de ser completamente gratuito, permite que você organize as suas notas de uma forma extremamente produtiva e consiga dividi-las por tags ou pastas.

Esta organização do Evernote faz que seja muito mais fácil você, passado alguns dias ou semanas, encontrar tudo aquilo que organizou e apontou. Se você ainda não experimentou este aplicativo, aconselho vivamente que presta atenção às linhas seguintes e saiba tudo o que pode fazer com esta fantástica ferramenta, que ainda pode ser sincronizada com o seu Iphone ou Ipad.

Como funciona

Em primeiro lugar, terá de ir ao site do Evernote, fazendo rapidamente a sua inscrição. Ao fazer o seu primeiro login, verá um painel que, à primeira vista, pode parecer bastante confuso, mas que com o passar do tempo verá inúmeras ferramentas que pode utilizar. Em primeiro lugar, repare que do seu lado esquerdo tem uma pasta, que por defeito, vem criada com o nome de All Notes. Nela, vão ficar todas as notas do seu Evernote. Isto porque, clicando na seta que fica logo acima, você pode criar sub-pastas. Crie por exemplo: pessoal, trabalho e finanças. Ao criar estas três pastas com um nível abaixo, ajuda-o a organizar os seus apontamentos. Contudo e clicando no All Notes, verá que aí aparecem as notas de todas as pastas, mesmo as que você acabou de criar.

Depois de criaras pastas, chegou o momento de perceber o que pode fazer para criar notas dentro dessas mesmas pastas. Se clicar em cima da sua pasta “pessoal”, verá um botão do seu lado direito que diz New Note. Isto serve para você criar um novo apontamento. Em cada nova nota, você pode apontar o título, a que pasta pertence ou até mesmo a que URL que ficará associado. O Evernote também lhe dá a possibilidade de apontar a localização, mas o sistema do latitude e longitude acaba por não ser muito prático nesse aspeto. Se olhar com atenção, verá que no canto superior direito ainda existe a opção de Autosave. Aconselho que a mantenha ligada, para impedir que perca algum dos seus apontamentos. Neste ponto, destaque ainda para a possibilidade de inserir tags. Elas podem parecer pouco interessantes à primeira vista, mas a verdade é que são elas que possibilitam que você, mais tarde, consiga orientar mais facilmente. Imagine que hoje faz um apontamento sobre o LinkedIn. Dentro de um ano, quando tiver imensa informação no Evernote, acredite que as tags vão dar uma excelente ajuda para encontrar esse seu apontamento.

No painel das notas, conta com a formatação normal de texto, com destaque para a possibilidade de inserir links ou mesmo anexos. Depois de gravar a sua nota, o Evernote permite que você edite essa mesma nota. Para isso, basta clicar no lápis que está no canto superior direito. O utilizador tem ainda a possibilidade de enviar o seu apontamento através de email, Facebook, Twitter, LinkedIn ou em formato de link, sendo que com este último a outra pessoa não tem hipótese de editar. Por último, você ainda pode pedir para abrir a sua nota em outra janela.

Se você quiser pesquisar alguma coisa e não sabe em que pasta inseriu ou que Tag utilizou, o Evernote ainda dá oportunidade de você utilizar uma barra de pesquisa. A partir desse espaço, você pode ainda filtrar a sua busca, pesquisando por data, se é imagem ou texto e ainda por data de gravação, entre outras coisas.

Versão paga

Além da sua versão gratuita, o Evernote conta ainda com uma paga, que acrescenta alguns pontos determinantes. Para quem utiliza esta ferramenta várias vezes ao dia, esta é a melhor hipótese. Além de retirar a publicidade, vejamos outras vantagens que pode conseguir:

  • 1 GB de armazenamento por mês, para ajudá-lo a guardar todas as suas fotos e notas.
  • Prioridade no apoio ao cliente.
  • Offline notebook. Quando estiver viajando e pretender guardar algumas notas, o Evernote dá-lhe possibilidade de gravar tudo, sincronizando depois com a sua conta quando voltar a ter acesso à internet.
  • Permite a edição das suas notas por parte de outras pessoas, o que ajuda bastante quando trabalhar em equipe.
  • Tem acesso a um histórico das suas notas. Esta ferramenta é excelente para quem trabalha em equipe e precisa de conferir as alterações que os outros fizeram.
  • Ao ser um utilizador Premium, cada uma das suas notas podem ter até 50 MB, o que possibilita uma maior quantidade de ficheiros gravados.
  • Os utilizadores do Evernote em IOS ou Android podem ter acesso a um Pin Extra, aumentando consideravelmente a sua segurança.
  • Com uma conta Premium, o Evernote transforma as suas imagens tiradas com o scanner num PDF pesquisável, o que torna mais fácil a sua busca por este documento mais tarde.

Por todas estas vantagens, a versão paga torna-se ainda mais apetecível, visto que para quem trabalhar em equipe ou estiver durante todo o dia tomando notas, o preço de 45 dólares por mês é residual comparativamente ao tempo que você vai ganhar com o Evernote.

Conclusão / Opinião

Trabalhar à frente do computador e não utilizar este aplicativo é, hoje em dia, uma grande falha. Esqueça o seu ambiente de trabalho cheio de fotografias ou com notas espalhadas por várias pastas. Com o Evernote (e com muita disciplina também), você conseguirá manter todos os seus ficheiros organizados. E ainda melhor: como o aplicativo funciona num sistema de Cloud Computing, você poderá aceder aos seus dados de qualquer local do mundo ou através de outro computador. Leve tudo consigo utilizando o Evernote.

Evernote
01234 Total de 90 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
580 Downloads até agora

Outras sugestões

Comentar

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *