Google logotipo novo 1
2 Comentários
Web
01234

Google Books: Buscador de livros

Quando se fala em Rede Social para leitores, logo se pensa no Skoob, uma rede social onde se reúnem leitores de todo o Brasil (e até outros países) que querem interagir com outros leitores, trocar livros, trocar marcadores, participar de promoções e grupos e manter uma prateleira virtual bem organizada. Mas quando se trata de pesquisar títulos, a maioria recorre ao buscador padrão recebendo uma série de informações desnecessárias e, por vezes, não encontram o que estão procurando. Foi pensando nisso que hoje o AppTuts está trazendo para vocês o Google Livros (americanamente conhecido como Google Books), buscador focado e especializado em livros tanto para pesquisa, quanto para compra, leitura online e download.

Google Books

Para que serve?

Tem como principal foco ligar livros a leitores. Assim como o Skoob, ele lhe dá opções de classificação como “Favoritos, Lendo Agora, Vou Ler e Lido”, também usando a opção de leitores fazerem resenha e classificá-los com estrelas, mas as semelhanças acabam aí. Como o foco é o acesso a livros e pesquisas somente de livros e seus relacionados, o Google Livros torna-se um excelente buscador para tal e não há interação com outros leitores se não pela exibição de sua prateleira ou por resenhas.
Algumas de suas características extremamente relevantes é o fato de que o leitor pode ler o conteúdo do livro, baixar em PDF, saber onde vende, ler as resenhas, acessar páginas na web de relevância que falaram sobre o livro (em alguns casos), visualizar outras versões, ler citações que marcaram o livro e outros.

Como se cadastrar

Você pode acessar neste link ou ir até a página inicial do Google, clicar em “mais” e descer até “Ainda mais”. Irá abrir uma página com todos os serviços ativos do Google e na área de Mídia, você irá encontrar Google Livros, se seu navegador estiver em português, ou Google Books, se seu navegador estiver em inglês. Clique nele.
Irá abrir uma página com listas de leitura divididas por gênero e/ou tipo. No canto superior direito da tela, em vermelho, temos a opção “Fazer Login”. Use uma conta existente do Google e acesse normalmente ou crie uma nova conta (não recomendo criar outra, pois não é necessário).
Depois deste simples passo, você será redirecionado para a página anterior (aquela com listas separadas por gêneros e etc), mas com você logado agora poderá configurar o que deseja que os outros vejam, se pretende vincular ao seu perfil do Google e se pretende criar novas prateleiras.

Configurações

Vinculando o Google com o Google Livros (ou não):
Depois de ter sido redirecionado, observe que no lado esquerdo nós temos as opções de navegação. Clique na opção “Minha Biblioteca” (não na seta, mas sim no nome) e note que outra página se abre com uma caixa em amarelo. Esta caixa questiona se você deseja vincular o seu perfil do Google ao Google Livros, deixando um lembrete em dizendo que, uma vez feita a vinculação, não poderá desfazer a ação.
Indo em “Saber mais”, temos a seguinte resposta sobre o que muda ao vincular as contas:

O que será alterado quando minha conta do Google Livros e meu perfil do Google forem vinculados?
As avaliações e as estantes públicas em sua biblioteca exibirão informações associadas ao seu perfil do Google, como seu nome e sobrenome, além de um link para seu perfil do Google completo. Nenhuma alteração será feita em suas contas de outros produtos do Google.

Em outras palavras, seu perfil fica visível com um link de redirecionamento para seu perfil.
Caso não queira vinculá-las, basta ir à caixinha amarela e clicar em “Ignorar”. Mas se desejar vincular as contas, clique na frase em cinza da caixinha amarela que diz “Mostra meu perfil próximo aos meus dados…” e atualize a página.

Configurando a privacidade de cada estante:

Para configurar a privacidade de cada estante (se todos poderão ver ou se será apenas você), basta clicar no nome da estante que deseja configurar. Você será redirecionado para a página específica dela. No lado direito há uma catraca, clique nela e clique na opção Editar Propriedade da Estante. Em visibilidade você altera para público ou torna particular.

Configuração de estantes do Google Books

No mais, o Google Livros é bem simples e não necessita de outras configurações.

Como saber se o livro está disponível para leitura

Livros disponíveis no Google books

A pesar de que no Google Livros você possa ler online e baixar não quer dizer que isso possa ser feito com todos os exemplares. Se for protegido por direitos autorais e a editora não quiser permitir o acesso, o Google Livros te dá apenas as outras opções já citadas. Se a Editora autorizar apenas a leitura parcial, o Google te dá apenas esta opção, mas se a editora autorizar a leitura integral, então se considere uma pessoa feliz.

Para saber quais destas opções estão disponíveis, basta acessar o link de sua pesquisa e olhar na barra de ferramentas se temos a opção “conteúdo”. Se houver mais de 5 capítulos, possa ser que a editora autorizou a leitura na integra. Mas se atente ao fato de que os capítulos que não estiverem com links (azulados), quer dizer que foram omitidos.

Como baixar livros

Para baixar livros completos disponibilizados no site, você deve instalar o complemento, copiar o URL do livro encontrado no Google Livros e deixar que ele faça o resto.

Transforme o Google Livros em sua Home Page

Para facilitar a vida de quem vivi para isso, basta clicar neste link e configurar o seu navegador para usá-lo como home. Nos links abaixo, o último link é a página inicial do Google, evitando que você digite no navegador.

Vantagens e Desvantagens

Vantagens:

  • Busca avançada e voltada para livros sem links desnecessários;
  • Disponibilidade de acessar gratuitamente E-books (se disponíveis);
  • Facilidade para encontrar livros em Sebos (aqueles que estão fora de catálogo das editoras);
  • Ler resenhas, ver avaliação e conhecer a opinião de quem já leu;
  • Acesso rápido ao Google Play Livros;
  • Busca de livros em sua cidade ou indicação de livrarias online que o vende e de locais que o empreste;
  • Downloads e impressão de títulos não protegidos por direitos autorais e/ou de domínio público;
  • Informações relevantes de cada livro como resenhas, referências na Web, mapas e outros (acesse este link para ver como é);

Desvantagens:

  • Não há interação com outros leitores;
  • Alguns livros só possui a disponibilização parcial, podendo atrapalhar a leitura;
  • Sua interface é padronizada;

Conclusão/Opinião

Para viciados em leitura, como esta que vos escreve, o Google Livros é uma ferramenta excelente que, se for usada corretamente, se tornará um companheiro e tanto.
Minha dica é que o use em parceria com o Skoob – já que neste há a interação com outros leitores – pois ambos possuem detalhes que podem ser mesclados e bem aproveitados.

Google Books: Buscador de livros
01234 Total de 484 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
432 Downloads até agora

Outras sugestões

Comentar

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *