mindmeister
Nenhum Comentário
Web
01234

MindMeister

Trabalhar em grupo na internet não é fácil. Falar com todos os membros, perceber se o trabalho já está concluído ou escolher metas que sejam comuns a todos os membros é complicado. Apesar de poder utilizar ferramentas como o Skype para o efeito, a verdade é que esse género de comunicações exige a presença de todos os membros. Então, o que fazer? Em muitos casos, a utilização de gráficos ou de mapas mentais pode ser bastante útil. É o caso do MindMeister. Este site permite que você crie mapas mentais bastante interessantes e de fácil percepção, tornando mais fácil a organização em equipe. Ainda por cima, tem a vantagem de ser uma plataforma simples, pelo que poderá já a tirar partido de todas as suas vantagens!

Como funciona

Para entrar no site, poderá fazê-lo através de um login normal ou então através do Facebook, sendo indiferente qualquer uma das duas opções. Depois, irá deparar-se com um painel um pouco confuso à primeira vista, mas que será de grande utilidade. Para começar a criar o seu primeiro mapa mental, você apenas necessita de clicar no New Mind Map. Ao fazê-lo, o site fornece seis templates. Contudo, se clicar em Browse Template library, aparecem todos os planos pré-definidos pelo site. Basta escolher um, sabendo que deve optar pelo que for mais semelhante ao seu projeto.

O processo de criar mapas mentais também é bastante simples. Em primeiro lugar, temos sempre uma opção central, que por noma é o nome do nosso projeto. Depois, chega o momento de criarmos sub-categorias desse projeto central. Para isso, basta clicar na tecla Tab para ir acrescentando sub-categorias. Isso pode ser feito não só na “nuvem” central mas também nas restantes. Repare como é simples viajar em todo o mapa mental, podendo mover as suas categorias de um lado para o outro sem qualquer dificuldade.

Ao seu lado direito, encontra também um pequeno menu, onde além da formatação habitual (troca de cor, tamanha da letra, etc), tem também de você inserir imagem nas suas nuvens, o que poderá ser de grande utilidade para a sua organização. De realçar ainda a parte da lupa, que dá a possibilidade de aumentar ou diminuir o tamanho do seu mapeamento. Quando o seu projeto estiver finalizado, clique em exportar e converta o seu projeto numa imagem ou faça uma apresentação da sua ideia. Como pode ver, é muito simples você criar algo no MindMeister. Para isso basta um pouco de imaginação, um certo estudo sobre a ferramenta e uma vontade enorme de construir algo mais organizado.

Organizando os seus ficheiros

Como é óbvio, você poderá criar vários mapas mentais. Para isso, basta que adicione sempre novos ficheiros. Mas este hábito pode levar a alguma desorganização no seu painel central. Portanto, nada melhor do que acrescentar pastas para manter os seus mapas nos respetivos projetos. Para isso, basta clicar em New Folder. O MindMeister permite, ainda, que você faça a importação de ficheiros, mas atenção que o site apenas suporta os formatos .mind, .mm, .xmind e .mmap. Outra das opções que você pode ter é a de partilhar com outras pessoas o seu projeto através do email, bastando para isso clicar em Share.

O exemplo do Europeu de Futebol

Além de ter o seu site oficial, o MindMeister conta também com um blog, no qual ele dá várias dicas aos seus utilizadores, ensinando a tirar melhor partido da ferramenta. Num dos exemplos dados, a página demonstrou como pode verificar a organização de, neste caso, um Campeonato da Europa. Veja como ficou o exemplar na imagem acima e tenha consciência de todo o poder desta ferramenta.

Contudo, recordo que o site conta também com planos pagos que permitem o uso de mais algumas opções. Vejamos o que é alterado:

  • Plano pessoal (4,99 euros por mês) – Número inlimitado de projetos, acesso offline e prioridade no atendimento.
  • Plano Pro (9,99 euros por mês) – Pode partilhar os seus trabalhos via um link, estatísticas e relatórios e uma personalização dos projetos consoante a marca.
  • Plano de negócios (14,99 euros por mês) – Pode adicionar quantas pessoas quiser ao projeto, backups automáticos e atendimento via website e email.
Caso pretenda fazer o pagamento de todo o ano de uma só vez, conta sempre 17% de desconto.

Conclusão / Opinião

Como pôde ver, o MindMeister é uma excelente ferramenta e pode ajudá-lo a conseguir não só organizar o seu dia-a-dia, como também facilitar na apresentação de projetos e ideias. O seu plano grátis já é suficiente para conseguir perceber todo o seu poder deste site. Eu acredito que o futuro passe muito pela utilização destes aplicativos, não só pela sua facilidade de utilização mas também pela maneira simples de como ele ajuda a expor ideias. Sem dúvida alguma, um site a ter em conta para todos os profissionais da internet!

MindMeister
01234 Total de 37 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
640 Downloads até agora

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *