War commander
4 Comentários
Web
01234

War Commander

Lançado em meados de 2011 para o Facebook, War Commander é um jogo multijogador de estratégia em tempo real online (conhecido pela sigla MMORTS). Como o próprio título do jogo diz, você entrará na pele de um comandante de guerra cujo objetivo é montar uma base em um mundo devastado por conflitos e se tornar o líder militar mais poderoso. Para chegar a este posto, deverá produzir um exército poderoso, composto de unidades de infantaria, veículos de guerra e aeronaves para tomar a base de seus inimigos e transformar sua base em uma fortaleza impenetrável para proteger seus recursos das forças adversárias.

Campo de treinamento no War Commander

Para quem já está acostumado aos jogos de estratégia no Facebook como Galaxy Life, não terá grande dificuldade em jogar War Commander. Aos que estão se aventurando pela primeira vez dentro do gênero, não tema, é bem fácil compreender como o jogo funciona. Para montar sua base e criar seu exército, é necessário adquirir recursos que são obtidos de duas formas: através de prédios que produzam esses recursos, como uma plataforma de petróleo, ou roubando de outras bases controladas por outros jogadores ou pela máquina.

War Commander para Facebook

Dica: Se comandar exércitos antigos é a sua praia, confira nosso review de Khan Wars.

Com um exército criado, chega o momento mais importante do jogo: atacar! Para isso, você deverá criar um esquadrão com suas unidades disponíveis e liberá-las no mapa geral, para que assim encaminhe suas tropas até a base inimiga, que poderá ser visualizada assim que seu exército estiver em um hexágono adjacente à base. Assim que anunciar o ataque, a base inimiga aparecerá e você deverá comandar o ataque, organizando seu pelotão e direcionando suas investidas.

Para manipular seu exército, você deverá clicar e arrastar o mouse para selecionar as unidades desejadas – caso jogue em tela cheia, você poderá utilizar as setas do teclado e o botão de espaço – e clicar nas tropas ou estruturas do adversário. Cada tropa e veículo do jogo possuem seus próprios atributos, vantagens e desvantagens que podem ser consultados em sua base, e a melhor estratégia é montar um exército equilibrado para que as unidades se complementem umas as outras.

Caso hajam quaisquer dúvidas no desenrolar do jogo, é possível consultar dicas do que fazer ao clicar na opção Field Manual, localizado no topo da tela e é um ótimo guia para iniciantes, além do jogo também possuir uma wikia criada pelos próprios jogadores, lembrando que ambas as páginas estão em inglês.3

Dica: se ao invés de guerrear por recursos preferir lutar pelo famigerado Trono de Ferro, não deixe de ler nosso review de Game of Thrones: Ascent

Conclusão/Opinião

Embora seja um jogo de estratégia de boa qualidade, War Commander traz efeitos sonoros pobres para um jogo de guerra, e o problema disso é que caso desligue o som durante as batalhas, dificilmente você vencerá por não perceber o que está acontecendo fora do seu alcance de visão. Além disso, o único item disponível para se comprar com dinheiro real que desperte algum interesse é a expansão territorial da base, e as outras opções são apenas comprar recursos ou reduzir o tempo de construção.

Por fim, War Commander traz um gênero existente a muitos anos (quem nunca jogou o clássico Starcraft, de 1998?) e o adapta com bastante competência ao Facebook, adicionando um mapa compartilhado por todos os jogadores, que têm a liberdade de atacar a hora que quiser, aumentando a competitividade. Além disso, é uma ótima opção para quem não queira investir em um jogo robusto para instalar no computador ou até mesmo goste de jogar enquanto conversa com seus amigos na rede social.

War Commander
01234 Total de 164 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
1149 Downloads até agora

Outras sugestões

Comentar

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *