wunderlist
3 Comentários
Web
01234

Wunderlist

Organizar as tarefas hoje em dia é algo bastante simples. Existem inúmeros aplicativos que o podem ajudar nesta parte, tal como o TeuxDeux, o Clear ou mesmo um simples bloco de notas. Tudo depende da sua capacidade de organização e das rotinas que você tem no seu trabalho. Neste artigo, vou dar-lhe a conhecer uma ferramenta que tem feito as maravilhas dos peritos em produtividade: o Wunderlist. Esta ferramenta tem sido cada vez mais utilizada e tem recebido inúmeros elogios da crítica, especialmente depois das suas melhorias a nível de design a que foi sujeita. Além de todos estes benefícios, este aplicativo é completamente gratuito e funciona num sistema de cloud computing, mantendo as suas tarefas atualizadas não só no seu computador mas também nos seus dispositivos móveis.

Como utilizar

Em primeiro lugar, necessita de ir ao site do Wunderlist e fazer o log in através do Facebook ou registar-se na plataforma. Em poucos minutos, você terá pela frente todo o painel disponível deste aplicativo. Por defeito, o Wunderlist apresenta uma caixa de entrada, no qual terá várias “tarefas” que não são mais do que algumas explicações geradas pelo aplicativo de como ele funciona na realidade. Quando quiser, poderá apagá-las e a partir daí começar a utilizar este excelente aplicativo.

O Wunderlist divide-se por pastas, que podem ser criadas conforme os seus gostos. Além desta caixa de entrada inicial que aparece, você pode acrescentar quantas quiser, dividindo-as por secções: trabalho, família, finanças, pessoal, etc. Depois, o objetivo deste aplicativo é que você vá adicionando tarefas que serão enquadradas na sua categoria. Escrever um artigo para um blog, por exemplo, deve ficar na categoria de “trabalho” enquanto pagar o empréstimo ao banco deve ficar na categoria “finanças” e por aí adiante.

Para criar uma nova lista, basta que você clique na caixa de entrada e depois logo abaixo vá a “adicionar lista”. De seguida, basta nomear essa mesma lista e ela depois fica criada. Poderá fazer isto em todas as que pretender. Para adicionar uma tarefa nessa mesma categoria, basta clicar em cima da categoria e escrever essa tarefa. Ao criar uma nova pasta, você verá um número à sua direita dessa mesma pasta, que significam o número de tarefas que você ainda tem para concluir. Para concluir a explicação das pastas, alerto ainda que você pode partilhar essas mesmas pastas com outros email. Para isso, basta passar o mouse por cima da pasta e clicar no ícone com “duas caras”. Apenas os emails que tiveram uma conta no Wunderlist poderão ver o compartilhamento da pasta. Os restantes, recebem um email normal.

Criando tarefas

Como seria de esperar, este aplicativo permite também que você crie tarefas com uma facilidade enorme. Para isso, basta clicar onde diz “adicione aqui a sua tarefa” e escrever uma pequena descrição da sua tarefa. Ao seu lado esquerdo, verá um pequeno relógio. Esse relógio serve para você definir uma data para a conclusão da tarefa. Ao contrário do que acontece na versão do aplicativo para o Iphone, a versão web não permite que você defina uma hora específica mas apenas o dia.

Depois de criada a tarefa, você pode acrescentar notas. Esta opção pode ser bastante útil no caso de você pretender anotar um número de celular uma descrição maior dessa tarefa. Depois de criada a tarefa, você verá que existe uma pequena estrela do lado esquerdo. Ao clicar nela, você estará dando destaque a essa tarefa e ela automaticamente passa para cima da sua lista de tarefas. Esta opção pode ser bastante interessante para você indicar tarefas que sejam prioritárias como o pagamento de uma conta ao banco.

Para apagar, basta clicar no “X” que está do seu lado direito. No entanto, esta opção apaga a sua tarefa, independentemente de ela estar concluída. Se quiser funcionar de uma forma mais organizada, aconselho que clique no quadrado que está do lado esquerdo da barra. Desta forma, você estará dizendo ao Wunderlist que essa tarefa foi concluída como pretendido. Ao fazer isso, ela irá para a lista de tarefas realizadas e não será eliminada, o que pode ser interessante, caso algum dia você pretenda pesquisar mais alguma coisa sobre essa tarefa.

Por último, destaque para os separadores que se encontram de uma forma mais cinzenta logo abaixo que dizem “concluídas recentemente”, “concluídas ontem” ou “mostrar tarefas concluídas”. Isto não são mais do que as tarefas que você ja concluiu durante todos os dias que você organizou a sua agenda com o Wunderlist. Caso você pretenda procurar alguma tarefa de uma forma mais fácil, pode ainda utilizar a barra de pesquisa que está no canto superior esquerdo.

Outras opções

Apesar de estar bastante simples, o Wunderlist não se resume apenas à criação e conclusão de tarefas. Este aplicativo também conta com opções bastante interessantes que podem ser-lhe bastante úteis. O primeiro é a barra que aparece no canto inferior esquerdo que está a vermelho. Ela indica as tarefas que você planejou e mas que não foram concluídas. Logo abaixo, encontra duas setas viradas para a esquerda. Ao clicar nelas, você verá que a sua lista de pastas desaparece, ficando apenas a sua lista de tarefas. Mais ao lado, encontra uma lista de fundos para o seu ambiente de trabalho no Wunderlist. É só escolher!

Mais ao lado, você terá três opções: todas, com estrela e concluídas. Ao seleccionar uma delas, você irá ver as tarefas que foram marcadas com estas definições. Se clicar na estrela apenas aparecem aquela com estrela, se clicar nas concluídas só aparecem as que já forma terminadas e por aí adiante.

O Wunderlist ainda permite que você visualize as suas tarefas organizadas por dia. Esta opção poderá ser bastante útil para quem utiliza este aplicativo como forma de organização diária. Antes de dormir, poderá ver as tarefas que tem para fazer no dia seguinte ou para a semana inteira. A nível de organização é excepcional.

Conclusão

O Wunderlist é uma ferramenta fantástica, que permite a sincronização com outros positivos como o Iphone ou o Ipad. Isso é uma enorme vantagem no que toca à organização, visto que poderá terminar uma tarefa, eliminá-la no celular e quando chegar a casa ter tudo sincronizado no seu computador. A forma simples como ele trabalha torna este aplicativo um dos melhores do mercado. Se você está com dificuldades em organizar o seu dia, aconselho vivamente que experimente o Wunderlist e comece desde já a tirar o melhor partido desta excelente ferramenta!

No que toca as aspetos negativos, pena apenas que a versão web do Wunderlist não permita os “avisos”, ao contrário do que acontece no Iphone. Com o Iphone, podemos programar uma tarefa e receber o aviso por email no dia que pretendemos, lembrando-nos que temos de realizar essa tarefa. Infelizmente, na versão web isso é impossível.

Wunderlist
01234 Total de 16 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
441 Downloads até agora

Outras sugestões

Comentar

3 Comentários

  • Bruno disse:

    O Wunderlist é realmente muito fácil de se utilizar e muito atrativo.
    Hoje eu utilizo Tomboy Notas no meu próprio PC, em uma pasta que o Dropbox esta sincronizando. Utilizo como Sistema Operacional o openSUSE. Inclusive, eu fiquei triste quando não encontrei uma área reservada para o Linux aqui ;(
    Em suma: este aplicativo, Wunderlist é muito bom mesmo, eu recomendo.

  • Paulo disse:

    Eu lido bastante com banco e financas e no momento estou dando um foco meio que total para empréstimo pessoal e créditos pessoais.

    Tenho a certeza que esta ferramenta irá me auxiliar um bocado.

    Minha vida ta bastante agitada e já uso alguns apps pra dar uma controlada, a questão do empréstimo pessoal ta pesando muito nas minhas costas… valeu por trazer o conteúdo amigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *