Nenhum Comentário
Windows PC
01234

Adobe Reader

O padrão de arquivos PDF (Portable Document Format) foi criado em 1993 pela Adobe para representar documentos da mesma maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Quando criado, o arquivo PDF podia conter apenas textos, mas hoje em sua 10ª versão pode conter texto, gráficos, imagens e até vídeos, além de proporcionar outros tipos de interação como o preenchimento de formulários.

O PDF é um padrão aberto, e qualquer pessoa pode escrever aplicativos que leiam ou escrevam neste padrão.  Apesar de existir dezenas de aplicativos que leiam e gerem PDF, o mais conhecido e 100% compatível com todos seus recursos é o fornecido pela Adobe, sendo o mesmo dividido em dois aplicativos, o Adobe Acrobat, capaz de ler e criar o padrão, porém pago e a versão Adobe Reader que é destinada a leitura e hoje se torna um aplicativo essencial para qualquer computador.

As capacidades do programa vão além de exibir or arquivos no padrão PDF, é possível marcar textos e fazer anotações como se estivesse em um papel, porém tais funções podem vir desabilitadas no documento, bem como sua possibilidade de impressão, mas é raro encontrar documentos assim.

O Adobe Reader possui versões para os mais diferentes sistemas operacionais e para o windows mantém versões diferentes para o Windows XP e para o Windows Vista / 7, porém ambas podem ser obtidas no link abaixo. Existem versões em diversos idiomas, entre eles o Português.

Ao entrar para fazer o download, o sistema já identifica seu sistema operacional e oferece a opção correta para download. No download é oferecido o McAfee Security Scan Plus; no caso do usuário já possuir um antivirus em seu computador, recomendo desmarcar esta opção.

tela de download do Adobe Reader

Como Funciona

Ao ser instalado no computador, o Adobe Reader já vincula automaticamente os arquivos .PDF para serem abertos com ele.

Sua interface é muito simples como pode se ver abaixo:

O Adobe Reader executa por padrão as seguintes opções em sua barra principal:

  • Conversão de arquivo de PDF para Word ou Excel. É um serviço pago
  • Conversão de arquivos para PDF. Também pago
  • Salvar arquivo
  • Imprimir
  • Enviar arquivo por email ou através do serviço AdobeSendNow
  • Página anterior e próxima
  • Aumentar e diminuir o zoom
  • Ajustar o Zoom na largura do documento
  • Exibir uma página inteira
  • Adicionar uma observação no documento
  • Realça texto. Funciona como uma caneta marca-texto.
  • Modo de leitura. Exibe apenas o texto, sem a barra de ferramentas

Conclusão / Opinião

O Adobe Reader é o leitor de PDF mais avançado que existe, afinal, é feito pela empresa dona do padrão de arquivo. É um instalador grande, mas que compensa pelos recursos apresentados. Existe versão para Windows XP, Vista e 7, alem de outros sistemas operacionais. Disponível em diversos idiomas, entre eles Português.

Adobe Reader
01234 Total de 5 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
563 Downloads até agora

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *