dropbox
Nenhum Comentário
Windows PC
01234

DropBox

DropBox é um dos aplicativos mais conhecidos para se trabalhar na nuvem, e neste caso particular estamos a falar de armazenamento na nuvem. Dropbox é um aplicativo multi plataforma disponível para Mac OS, Android, iOS, Linux e obviamente Windows. Além disso, conta com uma interface Web onde terá também acesso a todos os seus ficheiros, sejam eles fotografias, documentos ou mesmo vídeos. Com todas estas possibilidades, você terá virtualmente os ficheiros que quiser, sempre consigo, quer seja no teu dispositivo móvel ou no seu computador. Além de poder andar sempre com os seus ficheiros, poderá também partilhá-los com os seus amigos ou colaboradores através das funcionalidades de partilha existentes no aplicativo. DropBox tem disponível um tarifário gratuito, que lhe fornece 2GB de armazenamento, tendo ainda os planos Pro de 100GB ($9.99) e 200GB ($19.99). Em termos coletivos, DropBox oferece uma solução para empresas que começa com 1TB de espaço e até 5 utilizadores, que para grandes projetos de colaboração pode ser uma solução ideal.

Como funciona

DropBox

O primeiro passo é baixar e instalar o aplicativo e durante a instalação será pedido ao usuário onde quer que a sua dropbox fique localizada no computador, por defeito a localização da DropBox é a pasta do usuário. A partir do momento em que a instalação estiver concluída, será dado início ao processo de sincronização da sua pasta DropBox. Caso já tenha conteúdo na sua DropBox, ele será baixado dos servidores para o seu computador automaticamente e será apresentada uma notificação a dar conta da atualização da sua DropBox.

Em termos de opções disponíveis para a configuração da sua DropBox no computador, no ícone disponível no tray do sistema, clique com o botão direito do mouse e terá um menu onde terá acesso direto ao diretório da DropBox, abrir o website da DropBox, ver uma lista de ficheiros alterados recentemente, ver o espaço utilizado e quanto espaço tem na sua conta, pausar a sincronização e aceder ás preferências do aplicativo.

DropBox

Nesta tela você terá acesso a tudo o que necessita para configurar a sua conta da Dropbox. Logo no primeiro separador denominado General, poderá escolher entre ativar as notificações, inciar a DropBox com o Windows e habilitar a sincronização por LAN. A sincronização por LAN faz com que se na sua rede local existir um computador conetado na mesma conta dropbox e tenha os ficheiros que faltam ser sincronizados em um outro dispositivo, a sincronização será feita com esse computador, evitando assim fazer o download dos arquivos da nuvem, tornando o processo mais rápido. Por último poderá definir as propriedades do Camera Upload.

No separador Account poderá fazer logout da sua conta DropBox e remover o computador da conta. No separador Bandwidth é onde tem a possibilidade de definir limites tanto para o download como para o upload de ficheiros, de modo a que não interfira com algo que esteja a fazer, como por exemplo jogar online. No separador Proxies você poderá inserir uma proxy para o aplicativo trabalhar com ela, e por defeito este item está com detecção automática. No separador Advanced poderá alterar a localização do seu diretório DropBox, determinar quais os itens ou pastas que pretende sincronizar fazendo uma selecção, e alterar a linguagem do aplicativo, que por defeito assume a linguagem do sistema operativo.

Dentro do seu diretorio DropBox tem uma pasta denominada Public, na qual poderá inserir ficheiros que deseje partilhar publicamente, com os seus amigos, colaboradores ou simplesmente para partilhar na internet. Dentro deste diretorio, se você clicar com o botão direito do mouse sobre um item, terá acesso a um menu DropBox onde poderá copiar o link público para esse item, tendo assim a possibilidade de o partilhar.

Conclusão / Opinião

O aplicativo DropBox é um dos mais completos e mais bem conseguidos dentro da sua área, tornando o armazenamento na nuvem uma possibilidade para toda a gente. Um dos grandes prós deste aplicativo é que na sua versão gratuita, em que começa com 2GB de armazenamento, você poderá aumentar este espaço através de referrals. Por cada referral que você levar até á DropBox e fizer o registo e instalar o aplicativo, você irá ganhar 250mb adicionais na sua conta. Pessoalmente esta particularidade tem sido bastante útil, uma vez que consegui aumentar o armazenamento da minha DropBox para mais de 12GB, completamente gratuitos!

DropBox
01234 Total de 58 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
476 Downloads até agora

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *