w8icon
Nenhum Comentário
Windows PC
01234

Evernote (Metro)

Com tanta informação a circular na rede e a passar à nossa frente no ecrã, organizar aquilo que é relevante para nós é, em si, um projeto complexo. Sermos capazes de acessar e recordar informação relevante é uma tarefa que nem sempre resulta em sucesso com uma pesquisa no motor de busca. O volume de resultados impede-nos de encontrar rapidamente a referência que nos é importante,e especialmente uma que já vimos anteriormente. Aplicativos de notas vêm facilitar a nossa vida, e a capacidade de os aceder em qualquer lado é fulcral. Já falamos anteriormente do Evernote, analisando a sua versão web e do iPhone. De facto, a existência de versões do aplicativo para as várias plataformas e a capacidade de sincronizarmos as nossas notas entre todos os nossos dispositivos de acesso, moveis ou não, torna o Evernote numa ferramenta imprescindível.

Com o surgimento da nova versão do Windows, cuja versão final está prevista para Outubro e a orientação do mesmo a gestos e touch, a equipa do Evernote criou uma versão para o Windows 8, no estilo “Metro”. Esta versão do aplicativo ainda se encontra em modo preview, e algumas funcionalidades poderão mudar.

Metro Style

Lista de notas

O Evernote (Preview) para o Metro pode ser descarregado gratuitamente através da loja de aplicativos do Windows, encontrando-se na secção de produtividade. Depois de autenticar-nos com os dados da nossa conta, temos acesso imediato à lista de todas as nossas notas. O Evernote abraça os estilos Metro e cada nota é um mosaico. A navegação é conseguida com o scroll (lateral) ou o swipe, para quem estiver a aceder no tablet. À medida que deslizamos pela lista, o indicador do período de tempo associado às notas vai sendo atualizado. Cada mosaico tem um pequeno extrato da nota – se houver imagens na nota, uma parte da imagem ocupa a metade inferior da nota. Infelizmente, o nível de contraste do texto e do fundo do mosaico dificultam a descoberta da nota que pretendemos encontrar. Creio que deverão existir acertos no futuro a este nível, para melhorar a usabilidade.

Através da lista de notas, e recorrendo ao toque prolongado num mosaico de nota (o gesto equivalente ao clique com o botão direito do rato), é possível selecionar várias notas e exclui-las do nosso bloco. O conceito de bloco, a par do conceito de marcadores são fundamentais na organização das nossas notas. Através da App bar, podemos optar por ver a lista de blocos de notas e de marcadores que temos definido, e as notas associadas. Por enquanto não é possível criar novos blocos de notas, mas apenas ver as notas associadas. No caso dos marcadores, a versão de Preview não permite ver a lista completa das notas com o marcador.

vista de blocos de notas

A leitura de notas é uma das áreas mais interessante da versão metro, e onde se pode destacar o conceito do “content before chrome” que a Microsoft evangeliza com o Windows 8. A área da nota é bastante “limpa” com muita área em branco para podermo-nos focar no conteúdo da nota. A unica informação extra, disponível é a informação do bloco de notas a que pertence, a data em que foi criada, os marcadores e a fonte web do conteúdo. Esta informação que enquadra a nota está do lado esquerdo do ecrã. No bloco de metadados, podemos alterar o bloco a que pertence a nota ou editar os marcadores. O Evernote preview tem apenas capacidades muito limitadas de criação e edição de notas. Podemos editar a nota actual através do icon de edição no topo à direita, ou criar uma nota nova através da App Bar.  No entanto a edição está limitado a adicionarmos texto. No caso de notas existentes com HTML, apenas conseguimos acrescentar texto no final da nota, o que limita a capacidade de criação e edição de conteúdos. As outras versões do Evernote, para tablets como os de Android, tem ferramentas poderosas de edição incluídas. O historial da equipa do Evernote revela competência, pela elevada qualidade dos produtos até agora desenvolvidos, e acredito que esta versão do aplicativo venha a ter ferramentas de edição de notas bem melhores que a que existe atualmente.

Leitura de uma nota

Charm bar

As funções de partilha e pesquisa, no Windows 8, estão disponíveis no chamado “Charm Bar” do lado direito do ecrã. O Evernote Preview não disponibiliza a função de partilha de notas, e nem integra a aceitação de informação partilhada de outros aplicativos Metro. No entanto, a pesquisa está funcional, e permite procurar texto nas notas que temos armazenados na nossa conta. Os resultados são apresentados como mosaicos, ordenados temporalmente.

Pesquisa

Conclusão

O Evernote, em qualquer plataforma, é uma ferramenta fabuloso e recomendado. A versão para o Windows 8 segue um bom caminho, mas necessita claramente de melhorias ao nível da legibilidade nas listas de notas, e nas funções de edição de notas. O aplicativo ainda está numa fase de pre-visualização e teste, e a equipa de desenvolvimento deverá melhor o aplicativo. Enquanto não completar, o utilizador poderá usar a versão desktop do Windows, como alternativa, especialmente para a edição de notas.

Evernote (Metro)
01234 Total de 4 votos.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
308 Downloads até agora

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *