webmatrix
Nenhum Comentário
Windows PC
01234

WebMatrix 2

Visual Studio é dos IDE’s mais interessantes e mais completos que podemos utilizar no Windows para efetuar o desenvolvimento de websites e aplicativos. Mesmo sendo muito completo, não deixa de ser um ambiente pesado quando se quer desenvolver ou editar sites mais simples. Com base nisso, a Microsoft criou o Web Matrix, que agora aparece na sua segunda versão. É um editor leve, gratuito e focado no desenvolvimento de sites e com algumas funcionalidades poderosas do seu grande irmão Visual Studio.

Além de ser leve,  está muito focado em tecnologias e plataformas open-source, facilitando a criação de sites com WordPress com poucos cliques e outros logo no arranque da aplicação!

Ecrã Inicial do Web Matrix 2

Funcionalidades

O WebMatrix está focado em tornar o desenvolvimento de websites numa tarefa simples e acessível. O Web Matrix integra o ambiente de programação, servidor web e base de dados num só pacote. Esta junção mantém o contexto de desenvolvimento num só local, e evita a grande confusão associada à integração de diversas tecnologias.

Produtividade é um elemento importante no WebMatrix, e este integra muitas funcionalidades importantes a que estamos habituados no Visual Studio: auto-completion e intelissense que ajudam a completar o nosso texto e a encontrar o nome ou propriedade correta; realce de parenteses e chavetas, para um emparelhamento coerente; code-collapse para minimizar blocos de código e ajudar a ver a imagem completa do ficheiro de código. Finalmente, o muito amigável codificação por cor está presente e associado às diversas linguagens suportadas.

O code-collapse permite minimizar blocos de código

E por falar em linguagens, o Web Matrix permite desenvolver em HTML5, ASP.NET, PHP, Node.js e até Python, com modelos e funcionalidades dedicadas. A Microsoft abraçou as plataformas Open-Source, e permite criar sites a partir de plataformas como o WordPress, Drupal e Umbraco com um simples clique. Os ficheiros são descarregados da web, extraídos e quer a plataforma quer a base de dados instalada e configurada. O Web Matrix tem uma integração forte com a cloud e permite publicar o site diretamente no Windows Azure, a plataforma cloud da Microsoft.

Os templates facilitam o arranque de um projecto

O Web Matrix facilita o início de um projecto com plataformas populares

Especialmente para a web, inclui suporte no IDE para os elementos HTML5 e propriedade CSS 3, incluindo code-completion para LESS e SASS, e intelissense e formatação de JavaScript, Coffescript e jQuery Mobile. O novo seletor de cores está presente quando se trata de editar estilos do nosso markup. O aplicativo suporta extensões, melhorando a experiência de utilização para atividades específicas.

O selectores de cores simplifica a escolha de códigos RGB

Web Platform Installer

O Web Matrix vem integrado no Web Platform Installer, um aplicativo que permite descarregar e instalar componentes no nosso sistema que permite integrar o necessário ao desenvolvimento. Quando se descarrega o Web Matrix, este é automaticamente instalado, e permite a instalação dos demais componentes. A instalação do Web Matrix incluí ainda o SQL Server Compact e o IIS 8.0 Express para executar as aplicações web. O processo de instalação e configuração fica assim super fácil.

Conclusão

Nem sempre é necessário o super completo Visual Studio para desenvolver aplicações e sites. O Web Matrix é assim o companheiro ideal para essa tarefa, muito poderoso na funcionalidade e integração de tecnologias, mas levezinha e simplificador de tarefas.

WebMatrix 2
01234 Total de 1 voto.
Design
Facilidade
Usabilidade
Versatilidade
Preço
Download
80 Downloads até agora

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *